Como vencer a concorrência nos vestibulares ITA IME

Como Vencer a Concorrência nos Vestibulares ITA-IME

O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do IME (Instituto Militar de Engenharia) estão entre os mais difíceis e concorridos do país. São provas com formatos diferentes daqueles que os estudantes estão acostumados, e as vagas são bastante enxutas.

É preciso desenvolver uma estratégia bastante específica para se dar bem nessas provas. Para te ajudar nessa missão, a equipe do Kuadro separou algumas dicas essenciais, que podem ser seu diferencial no dia do vestibular!

Estude para ITA – IME pelas provas anteriores 

Resolver as provas dos anos anteriores aos vestibulares do IME e ITA é essencial para conseguir entrar nas universidades. É apenas fazendo os exercícios específicos que você conseguirá entender o formato tradicional das questões.

ITA e IME contam com vestibulares extremamente específicos, o que significa que não basta saber a matéria, você precisa compreender como ela é cobrada nessas determinadas provas. Dessa forma, suas chances de acertar quando for a sua vez serão muito maiores e o tempo para resolver cada questão também.

Todos sabem que o tempo é um dos maiores vilões para quem presta vestibular, então, não deixe de cronometrar quanto tempo você demora para resolver uma questão. Simule um dia de prova: sem celulares ou distrações, com tempo determinado.

Estude as questões recorrentes. Não faça apenas questões de livros, de olimpíadas internacionais de Matemática, Física e Química. Foque naquilo que sempre cai. O que é recorrente nas provas tem altas chances de se repetir.

Estude para o vestibular do ITA IME pelas provas anteriores! Assim você se habitua ao modelo e perguntas que costumam cair.

Estude para o vestibular do ITA IME pelas provas anteriores! Assim você se habitua ao modelo e perguntas que costumam cair.

Não deixe Português de lado 

É muito comum alunos focarem seus esforços nas matérias exatas, nas quais o conteúdo cobrado é além daquele que aprendemos durante o ensino médio. É preciso pensar nessa matéria como o seu diferencial. Não deixe o Português de lado e muito menos a redação. Ambos são fatores decisivos para sua aprovação no vestibular.

As questões objetivas de Português, por exemplo, podem valer mais do que as de Matemática. É pressuposto que se você quer entrar nessas universidades, seu nível de conhecimento das matérias de exatas já é superior. Provar que você também é bom no Português é essencial.

Prestar atenção nas matérias que muitos consideram como “secundárias” pode ser o diferencial necessário para garantir sua vaga na faculdade dos seus sonhos. No ITA, por exemplo, o peso das quatro matérias (Matemática, Física, Química e Português) é o mesmo para o Inglês.

A língua estrangeira pede uma nota mínima para passar, então é preciso entender pelo menos um pouco para conseguir alcançar a média necessária.

Não deixe de lado o português e o inglês. Eles são diferenciais na hora da prova!

Não deixe de lado o português e o inglês. Eles são diferenciais na hora da prova!

Planeje seus horários de estudo

A quantidade de matéria cobrada nos vestibulares ITA – IME é massiva. Não basta estudar um pouco, não basta revisar o conteúdo. É preciso se dedicar de verdade. Inclusive, é raro vermos casos de alunos que conseguiram passar direto do ensino médio, mas os que conseguiram, com certeza desenvolveram um cronograma certeiro de estudos.

A ideia é combinar sua rotina com as aulas em um cursinho preparatório para vestibular específico para a universidade que você quer ingressar. Se seu cursinho é à noite, por exemplo, o ideal é acordar cedo, estudar, almoçar e ir para a aula. Depois da aula, se houver tempo, participe de grupos de estudos ou de resoluções de provas. Vai valer a pena!

Uma boa ideia para quem almeja ITA e IME é o Kuadro, um cursinho pré vestibular on-line. Você pode contar com ele ou até mesmo completar suas aulas do cursinho presencial. O curso é específico e a dificuldade das questões é como as que você vai enfrentar na vida real! Confira tudo sobre o curso ITA – IME do Kuadro.

Blog Kuadro