Concurso AFA: como é a prova e dicas de como passar

A AFA é a Academia da Força Aérea, instituição de grau superior gerida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e responsável pela formação de oficiais que servirão à FAB.

A AFA foi fundada em 10 de julho de 1960, como sucessora da Escola de Aeronáutica. Situada em Pirassununga, interior de São Paulo, o concurso da AFA é um dos mais respeitados e concorridos concursos militares de todo país. Passar exige dedicação e muito empenho do candidato, que, além de responder à uma prova teórica, também participa do teste prático, que avalia sua resistência.

Hoje a Academia da Força Aérea é responsável por formar os oficiais que seguirão carreira como Aviadores (CFOAv), Infantes da Aeronáutica (CFOInf) e Intendentes (CFOInt). Conheça o estilo da prova e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia.

Conheça o concurso da AFA e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia

A prova da AFA

Para prestar a prova da AFA, o estudante deve ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 23 – isso até o dia 31 de dezembro do ano em que for matriculado. Ele deve passar em pelo menos cinco etapas até ser aprovado na Academia. A primeira é uma prova dissertativa com questões de Matemática, Física, Português e Inglês, além de uma redação do tipo dissertativa-argumentativa.

Em seguida, ele é submetido a uma inspeção médica que irá averiguar a saúde do candidato. A terceira etapa diz respeito ao exame de aptidão psicológica. Depois, o teste de avaliação do condicionamento físico e, por último, a validação dos documentos. Caso o estudante queira ingressar na FAB, ele ainda terá uma sexta etapa, que é o teste de aptidão à pilotagem militar.

A taxa de inscrição do concurso da Aeronáutica é de R$ 70 e, como requisito básico, o candidato deve ser brasileiro nato e ter concluído o Ensino Médio. Confira agora as especificidades de cada um dos três cursos oferecidos pela AFA.

Infantaria

O foco dessa área é no combate em terra. O objetivo é preparar o cadete para atuar na defesa e segurança de tropas e instalações, em resgates, missões de paz, entre outros. Ao finalizar o curso, o estudante ainda conquista o título de Bacharel em Ciências Militares.

Aviador

O curso de aviador conta com instrução de vôo, com objetivo de formar o profissional em pilotagem militar. O concluinte recebe o título de Bacharel em Ciências Aeronáuticas e habilitação em Aviação Militar.

Intendente

O curso tem um caráter administrativo, com objetivo de formar um profissional capaz de gerir as atividades logísticas e financeiras da FAB. Como nos demais cursos, ao final, o graduado recebe título de Bacharel em Ciências da Logística.

Como entrar na AFA 

Para passar no concurso AFA, o estudante deve se manter bem informado e em constante processo de aprendizagem. Isso porque a prova da AFA é extremamente concorrida, com questões trabalhosas e vagas limitadas. Por isso, é importante encontrar boas práticas para conseguir ingressar na AFA.

Rotina de estudos

Ao invés de estudar 12 horas por dia na última semana antes da prova, estude o ano todo. Mantenha uma rotina de estudos organizada e constante. Assim, pouco a pouco, o estudante consegue absorver melhor a matéria que será cobrada no dia da prova.

Invista em simulados de provas dos anos anteriores e os resolva com tempo delimitado, como se estivesse no dia do vestibular da AFA. Monte um cronograma de estudos, dividindo as matérias que têm mais dificuldade com as que têm menos.

E muito importante: mantenha uma vida social ativa. Sem muitos exageros, mas com o mínimo de sociabilidade. Vá ao cinema com os amigos, visite parques e museus… O equilíbrio é essencial para alcançar bons resultados.

Invista na prática de esportes

Como o concurso da AFA também contempla uma prova com prática de atividades físicas e resistência, é fundamental que o candidato tenha um condicionamento físico apropriado. Do contrário, não conseguirá alcançar os resultados desejados e deve reprovar nessa etapa.

Para ser aprovado no concurso da AFA, é fundamental que o estudante tenha um bom condicionamento físico

Cursinho preparatório AFA

Ter professores focados em auxiliar o aluno no momento em que ele está prestes a prestar o vestibular é um diferencial importante no desempenho desse candidato na hora da prova. Por isso, procurar cursinhos preparatórios pode ser a diferença necessária para garantir o ingresso do aluno à Academia da Força Aérea.

Uma boa dica é o Kuadro, um cursinho on-line com aulas 24h e que já aprovou mais de 70 alunos no vestibular da AFA. Conheça os cursos e realize seu sonho de passar no concurso da AFA com o Kuadro!

O que você achou?