Concurso AFA: como é a prova e dicas de como passar

A AFA é a Academia da Força Aérea, instituição de grau superior gerida pela Força Aérea Brasileira (FAB) e responsável pela formação de oficiais que servirão à FAB. A AFA foi fundada em 10 de julho de 1960, como sucessora da Escola de Aeronáutica. Situada em Pirassununga, interior de São Paulo, o concurso da AFA é um dos mais respeitados e concorridos concursos militares de todo país. Passar exige dedicação e muito empenho do candidato, que, além de responder à uma prova teórica, também participa do teste prático, que avalia sua resistência. Hoje a Academia da Força Aérea é responsável por formar os oficiais que seguirão carreira como Aviadores (CFOAv), Infantes da Aeronáutica (CFOInf) e Intendentes (CFOInt). Conheça o estilo da prova e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia.

Quer fazer AFA mas não tem ideia em como começar sua preparação? Nós te ajudamos com isso, vem conferir!

Conheça o concurso da AFA e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia.
Conheça o concurso da AFA e quais os maiores desafios de quem sonha em entrar na Academia

A prova da AFA

Para prestar a prova da AFA, o estudante não pode possuir menos de 17 (dezessete) anos e nem completar 23 (vinte e três) anos de idade, até 31 de dezembro do ano da matrícula no curso. Ele deve passar em pelo menos cinco etapas até ser aprovado na Academia. A primeira é uma prova dissertativa com questões de Matemática, Física, Português e Inglês, além de uma redação do tipo dissertativa-argumentativa. Em seguida, ele é submetido a uma inspeção médica que irá averiguar a saúde do candidato. A terceira etapa diz respeito ao exame de aptidão psicológica. Depois, o teste de avaliação do condicionamento físico e, por último, a validação dos documentos. Caso o estudante queira ingressar na FAB, ele ainda terá uma sexta etapa, que é o teste de aptidão à pilotagem militar. A taxa de inscrição do concurso da Aeronáutica é de R$ 70 e, como requisito básico, o candidato deve ser brasileiro nato e ter concluído o Ensino Médio. Confira agora as especificidades de cada um dos três cursos oferecidos pela AFA.

Infantaria

O foco dessa área é no combate em terra. O objetivo é preparar o cadete para atuar na defesa e segurança de tropas e instalações, em resgates, missões de paz, entre outros. Ao finalizar o curso, o estudante ainda conquista o título de Bacharel em Ciências Militares.

Aviador

O curso de aviador conta com instrução de vôo, com objetivo de formar o profissional em pilotagem militar. O concluinte recebe o título de Bacharel em Ciências Aeronáuticas e habilitação em Aviação Militar.

Intendente

O curso tem um caráter administrativo, com objetivo de formar um profissional capaz de gerir as atividades logísticas e financeiras da FAB. Como nos demais cursos, ao final, o graduado recebe título de Bacharel em Ciências da Logística.

Quer fazer AFA mas não tem ideia em como começar sua preparação? Nós te ajudamos com isso, vem conferir!

Como entrar na AFA 

Para passar no concurso AFA, o estudante deve se manter bem informado e em constante processo de aprendizagem. Isso porque a prova da AFA é extremamente concorrida, com questões trabalhosas e vagas limitadas. Por isso, é importante encontrar boas práticas para conseguir ingressar na AFA.

Rotina de estudos

Ao invés de estudar 12 horas por dia na última semana antes da prova, estude o ano todo. Mantenha uma rotina de estudos organizada e constante. Assim, pouco a pouco, o estudante consegue absorver melhor a matéria que será cobrada no dia da prova. Invista em simulados de provas dos anos anteriores e os resolva com tempo delimitado, como se estivesse no dia do vestibular da AFA. Monte um cronograma de estudos, dividindo as matérias que têm mais dificuldade com as que têm menos. E muito importante: mantenha uma vida social ativa. Sem muitos exageros, mas com o mínimo de sociabilidade. Vá ao cinema com os amigos, visite parques e museus… O equilíbrio é essencial para alcançar bons resultados.

Invista na prática de esportes

Como o concurso da AFA também contempla uma prova com prática de atividades físicas e resistência, é fundamental que o candidato tenha um condicionamento físico apropriado. Do contrário, não conseguirá alcançar os resultados desejados e deve reprovar nessa etapa.

Para ser aprovado no concurso da AFA, é fundamental que o estudante tenha um bom condicionamento físico
Para ser aprovado no concurso da AFA, é fundamental que o estudante tenha um bom condicionamento físico

Cursinho preparatório AFA

Ter professores focados em auxiliar o aluno no momento em que ele está prestes a prestar o vestibular é um diferencial importante no desempenho desse candidato na hora da prova. Por isso, procurar cursinhos preparatórios pode ser a diferença necessária para garantir o ingresso do aluno à Academia da Força Aérea. Uma boa dica é o Kuadro, um cursinho on-line com aulas 24h e que já aprovou muitos alunos no vestibular da AFA. Conheça os cursos e realize seu sonho de passar no concurso da AFA com o Kuadro!