Conheça 3 Truques para Vestibular que Funcionam!

Desenvolver um cronograma de estudos, reservar um tempo para descanso e dedicar-se mais às disciplinas mais difíceis são ótimas dicas, mas você provavelmente já as conhece. O artigo de hoje é para apresentar alguns truques para vestibular diferentes e efetivos! São algumas dicas que podem dar aquele boost que sua rotina estava precisando.

1. Associação Mnemônica

A Associação Mnemônica é um ótimo truque para o vestibular! É uma técnica de memorização que consiste em fazer associações entre o conteúdo que você quer memorizar e alguma outra informação que torne a memorização mais fácil.
O exemplo mais conhecido de Associação Mnemônica foi desenvolvido para auxiliar alunos a decorarem a ordem dos planetas de nosso sistema solar.
A frase “Minha Velha, Traga Meu Jantar: Sopa, Uva, Nozes” designa Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpter, Saturno, Urano e Netuno. Boa ideia, não é mesmo?

 2. Método Robinson

O Método Robinson de estudos consiste em cinco etapas fundamentais: explorar, perguntar, ler, rememorar e repassar. É bastante usado em escolas e universidades norte-americanas, pois é baseado nos princípios básicos da educação:

  • explorar — aqui a ideia é “passar” o olho pelo conteúdo. Peguei o livro e leia títulos, tópicos, trechos que achar interessante e observe a construção daquele texto;
  • perguntar — o objetivo da exploração é gerar dúvidas. Faça questionamentos sobre os assuntos que te chamaram a atenção naquele conteúdo. Dialogue com o texto e anote suas questões;
  • ler — esse é o primeiro momento de leitura aprofundada. É aqui que você lê atentamente o conteúdo, buscando realmente compreender a essência do que está sendo passado;
  • rememorar — este passo deve ser realizado todas as vezes que um capítulo ou módulo for finalizado e também quando uma sessão de estudos terminar. Consiste em lembrar tudo aquilo que foi visto, fazendo um resumo escrito. É aqui que são identificadas dúvidas que ainda existem;
  • repassar — depois de todo o estudo, todos os resumos e anotações devem ser reunidos. Organize todo o conhecimento e dê uma aula do que foi aprendido para si mesmo.

3. Mapa mental

O mapa mental é uma boa opção de truque para o vestibular para aqueles que têm memória visual. A partir de um tema central conecta-se o conteúdo com tópicos correlatos. São imagens, setas, cores, balões e desenhos que ajudam o aluno a compreender a ligação entre diversos conteúdos.

Gostou de conhecer alguns truques de vestibular?

Se você gostou de saber alguns truques para vestibular continue acompanhando o blog do Kuadro! São novos conteúdos todas as semanas para ajudar você em sua jornada rumo a aprovação.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF