Como o contato com universitários favorece o seu futuro profissional

Como o Contato com Universitários Favorece Seu Futuro Profissional

Todas as pessoas que entram na nossa vida têm alguma importância para o nosso crescimento, seja pessoal, seja profissional. Quando ainda não começamos nossa carreira, é difícil perceber como o conhecimento de algumas pessoas nos ajudará. Por isso, neste texto explicaremos como o contato com universitários pode ajudar seu futuro profissional.

Durante a faculdade, é imensa a quantidade de conhecimentos que um estudante pode aprender. Esses aprendizados vão além do “conhecimento clássico”, como conceitos e técnicas da profissão escolhida: a vivência universitária estimula o crescimento pessoal e profissional de diversas maneiras.

O aprendizado na universidade

O processo de aprendizagem dentro da universidade é muito diferente do que vivemos no ensino fundamental ou médio. Os professores não costumam ser tão didáticos quando vão ensinar algo.

Por isso, aprender torna-se uma responsabilidade do aluno. É ele quem deve correr atrás de garantir seu aprendizado – o professor exerce mais o papel de “guia”, mostrando como ou onde conseguir os conhecimentos necessários.

Por causa desse processo diferente, os universitários acabam ganhando muita autonomia. A partir de um momento, ele começa a aprender que é ele quem vai fazer seu caminho.

Quando você tem contato com universitários, você começa a entender como funciona esse outro processo de aprendizagem.

Quais os resultados desse modelo diferente?

Em vez de esperar alguém puxá-lo pela mão e levá-lo até o que ele procura, o estudante percebe que o papel das pessoas será dar dicas de onde estão as coisas. Assim, ele vai aprendendo a encontrar o que procura.

Quando você conhece as pessoas que já estão na faculdade, mesmo antes de entrar em uma, você vê esse processo e pode começar a usá-lo na sua própria vida. Vamos a um exemplo prático:

Você sempre sonhou em fazer intercâmbio e sabe que é possível fazer enquanto está na faculdade. Mas não tem ideia de como conseguir isso, mesmo já estando dentro da universidade…

Ter contato com universitários pode te ajudar a correr atrás desse projeto. Um deles pode te explicar em qual seção da universidade isso pode ser pedido, quais os critérios que a universidade usa para selecionar os estudantes, quanto tempo leva até o pedido ser concluído etc.

O contato com universitários além da própria universidade…

É impossível saber até onde o conhecimento de uma pessoa vai. Por isso, quando temos contato com universitários, é interessante perguntarmos a eles tudo que achamos que podem responder. Mesmo quando a dúvida não tem a ver com a universidade.

Pode ser que você tenha dúvidas do tipo “Como eu faço para estudar em Harvard? É muito difícil?” ou “Quais passos eu preciso dar para conseguir um emprego em uma multinacional?”. Peça ajuda aos universitários! Pode ser que algum deles tenha um amigo que entrou em Harvard ou conheça uma colega que conquistou uma super vaga em uma empresa multinacional.

O contato com universitários pode te levar mais longe. Lembre-se de que cada pessoa que passa pela nossa vida pode nos ensinar infinitas coisas!

Gostou desse conteúdo? Para outros textos com informações e dicas sobre vestibular e faculdade, continue acompanhando o nosso Blog!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro