Coronavírus: Tudo o que você precisa saber

Coronavírus: Tudo o que você precisa saber

O coronavírus (CoV) pertence a uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O caso atual começou em 31/12/2019, quando uma pessoa apareceu em um hospital de Wuhan, na China, com os sintomas de uma SARS (Síndrome respiratória aguda grave).
É um assunto muito falado hoje, devido ao número de casos crescentes no restante do mundo, e também aqui no Brasil. Há grandes possibilidades de cair em vestibulares como o ENEM no final do ano. Trouxemos, então, um resumo da doença e do vírus, baseando-se em lives que fizemos com o prof. Murilo Ranulfo, médico e professor de Biologia aqui do Kuadro.

Resumo
Em meados dos anos 60, tivemos a primeira aparição do coronavírus. As infecções pelo vírus causavam doenças respiratórias leves e moderadas, que se assemelhavam a um resfriado comum. Em 2002, na China, ocorreram os primeiros relatos de coronavírus causando SARS (SARS-CoV). Nessa ocasião, a doença se espalhou rapidamente infectando mais de 8.000 pessoas, causando por volta de 800 mortes. A epidemia foi então, controlada. Em 2012 tivemos outro caso, com início no Oriente Médio. O nome da doença passou a ser designada como síndrome respiratória do Oriente Médio, por conta da localização da doença. Sigla MERS (Middle East Respiratory Syndrome em inglês). Sendo, então, denominada por: MERS-CoV. Como dito, no final de 2019, o caso mais recente teve início na China, na cidade de Wuhan. É a 7ª maior cidade do país e possui por volta de 10 milhões de habitantes. Agora, já temos casos em vários países do mundo. Isso faz com que a doença deixe de ser uma epidemia e passe a ser uma pandemia.

Para ficar ainda mais por dentro das novidades sobre o Coronavírus clique aqui e nos acompanhe no Instagram!

Transmissão e sintomas
É um vírus que possui alta patogenicidade e alta transmissibilidade. Em adultos normais, causa infecções respiratórias fracas e moderadas. Os sintomas podem ser tosse, dor de garganta, coriza e febre. Em idosos e pessoas com um baixa imunidade, pode causar infecções mais severas e até pneumonia. Esse é o grupo de pessoas que mais se encontra infectado pela doença.
O vírus é transmitido pela tosse, espirro e fala. Para evitar a infecção, recomenda-se o uso de EPI (equipamento de proteção individual), como máscaras e óculos protetores. Se você contrair o vírus, ele terá de 7 a 14 dias para ser transmitido para outras pessoas, sem que a doença se manifeste. O diagnóstico da doença não é fácil, devido à semelhança a doenças respiratórias comuns.

Formas de prevenção
Para se prevenir da doença, é importante a higiene pessoal. Alguns cuidados são:

  • Lavar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel;
  • Evitar aglomerações caso esteja doente;
  • Cubra o nariz e boca em caso de espirro ou tosse;
  • Mantenha os ambientes ventilados;
  • Não compartilhe objetos pessoas.

Em resumo, ainda não precisamos entrar em pânico, mas é necessária a prevenção. Até o momento desse artigo, dia 12/03/2020, temos 77 casos confirmados no Brasil. O número de casos vem crescendo bastante, devido à alta transmissibilidade. Em países como a Itália e o Irã, temos um número bem maior de casos. Na Itália, os aeroportos já estão fechados. Não tem mais aulas nem trabalho e as pessoas são avisadas a ficar em casa, podendo sair apenas em casos de extrema emergência. Vários campeonatos de futebol pelo mundo já entraram em hiato, assim como a NBA (liga de basquete americana).
As chances são de que isso ocorra também no Brasil. Em São Paulo, já existem escolas e faculdades que pararam as aulas. A Unicamp, uma das melhores faculdades de Medicina do país, já entrou em hiato, por exemplo.
Uma pandemia desse porte precisa ser controlada. Então, é importante termos higiene pessoal para impedir que a doença espalhe de forma tão brusca igual vem acontecendo.

Para ficar ainda mais por dentro das novidades sobre o Coronavírus clique aqui e nos acompanhe no Instagram!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro