Por que você deveria fazer cursinho durante o Ensino Médio

Por que você deveria fazer cursinho durante o Ensino Médio

O Ensino Médio é um período importante para muita gente. Além de aprofundar as matérias que são ensinadas no Ensino Fundamental, é nessa época que os jovens, geralmente, escolhem uma profissão. Essa é a principal razão que leva estudantes a escolher fazer cursinho preparatório durante essa fase.

O vestibular, que geralmente é feito no terceiro ano do Ensino Médio, é o exame que garante o ingresso dos estudantes às universidades. Por isso, a preocupação dos estudantes é grande quando ainda estão na escola.
Para aumentar as chances de ser aprovado rapidamente, muitos alunos estão fazendo cursinho, ao mesmo tempo em que concluem a escola. Quer entender mais a fundo essa escolha? Vamos as principais razões.

Base educacional fraca

Muitos jovens chegam despreparados ao momento do vestibular, o que geralmente acontece porque o aluno teve uma base educacional fraca. Assim, eles perdem a oportunidade de ingressar em um bom curso.

Infelizmente, o ensino público brasileiro tem falhas e, muitas vezes, deixa lacunas no aprendizado do aluno. Escolas particulares com poucos recursos também não conseguem passar aos estudantes tudo que o vestibular cobrará.

O jovem Lincoln Esteves, que estudou no cursinho pré-vestibular on-line do Kuadro, passou por isso antes de ser aprovado no IME. “Tanto meu Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio foram em escolas públicas do Rio de Janeiro, na Baixada Fluminense. Então, eu não tive uma boa qualidade de ensino como o resto dos aprovados têm normalmente”, afirma.

Cursar o Ensino Médio e estudar em cursinho pode ajudar o aluno a identificar essas falhas e corrigi-las a tempo para a prova. Dessa forma, ele pode nivelar o conhecimento até conseguir atingir a aprovação na graduação que deseja.

Dúvida sobre que carreira seguir

Qual carreira você deseja seguir? Engenharia? Psicologia? Medicina? Geografia? Muitas vezes, o vestibular está chegando e o vestibulando ainda não decidiu que curso prestar.

Por envolver diversas questões, a escolha da profissão nunca é tão simples. O estudante deve levar em consideração, por exemplo, a área de que mais gosta, as matérias que irá estudar e rotina da carreira.
Quanto a isso, o curso para vestibular é um ótimo aliado. Geralmente, ele reúne profissionais formados em cursos distintos de várias áreas.

Dessa forma, o vestibulando pode perguntar a professores e outros funcionários (monitores, diretores) que curso eles fizeram e quais as especificidades de cada um. Com esse contato, ele ganha mais base para tomar uma decisão certeira.

No Kuadro, a orientação pedagógica também cumpre esse papel. O orientador, responsável por acompanhar o desenvolvimento do aluno, tem bastante conhecimento a respeito do perfil do aluno. Por esse motivo, a equipe pedagógica pode propor ao aluno algumas reflexões sobre essa escolha.

Direcionamento de estudo

Para quem deseja prestar cursos mais concorridos ou quer carreiras específicas, como as de instituições militares, muitas vezes, o Ensino Médio não oferece um estudo direcionado. Para alguns vestibulares é necessário que o aluno saiba conteúdos restritos, que o conteúdo do Ensino Médio não aborda.

Foi o que ocorreu com a jovem Bianca Campos, ex-aluna do cursinho para Medicina do Kuadro, aprovada na UNICAMP e na UNESP. “Não tinha um cursinho específico perto de mim, na minha cidade, que fosse viável fazer”, afirma.

Esse problema pode ser resolvido com o estudo simultâneo em um cursinho. Alguns oferecem turmas focadas em uma área ou em algum tipo de vestibular, como é o caso do Kuadro. Nelas, o aluno pode aprender o que precisa para o vestibular que deseja.

Diferença do cursinho para a escola

Antes de se inscrever em um dos cursinhos preparatórios, é importante que o estudante entenda qual é a diferença deles para a escola. Enquanto no Ensino Médio o conteúdo é passado para que o aluno entenda o conceito, no curso preparatório tem como foco passar no vestibular.

Portanto, no cursinho, o estudante encontra aulas mais objetivas e concisas. Além disso, nesse tipo de ensino, a revisão tem um papel muito grande. Diferentemente da escola, em que os professores costumam só revisar a matéria dias antes da prova, nas aulas para vestibular isso é feito com mais frequência.

Porém, para tirar o melhor proveito dessa jornada dupla, é necessário que o estudante se organize para otimizar o seu estudo. Com organização e dedicação, a aprovação na carreira que deseja estará mais próxima!

O cursinho on-line Kuadro

O Kuadro é uma ótima opção para quem deseja fazer um cursinho durante o Ensino Médio. Além do conteúdo completo oferecido, a orientação pedagógica e a flexibilidade de horário facilitam a adaptação à rotina do estudante.

Alguns dos nossos alunos comprovam isso, como é o caso do jovem Lucas Carvalho, aprovado em Engenharia Aeroespacial na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Por ser à distância, [o curso] era bastante maleável. Eu consegui adaptar aos meus horários, conciliar junto com o terceirão e acabou sendo a melhor escolha”, afirma o jovem.

Conheça os cursinhos preparatórios do Kuadro e escolha aquele que mais se adequa às suas necessidades.

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro