Curso de Engenharia: Conheça dos melhores

Curso de Engenharia: Conheça dos melhores

Muitos sonham com a carreira de engenheiro, e sabem que para atingir esse objetivo, serão necessários 5 anos de muito esforço e dedicação. Porém, o que acontece, é que as opções para o curso de engenharia são muitas.

E no Brasil, o mercado da construção civil vem crescendo, e a procura pelo curso de engenharia só aumenta. 

O ideal para se destacar entre os alunos de engenharia, é procurar pelo melhor curso de engenharia. E para te ajudar nessa busca, preparamos essa matéria que contém os melhores cursos de engenharia civil, segundo a avaliação do MEC – Ministério da Educação de 2018. 

Melhor curso de engenharia – Segundo avaliação do MEC 2018 

O Ministério da educação, avalia as universidades de todo o país, para saber qual a melhor e qual a pior faculdade de engenharia civil. 

Ele utiliza para a avaliação três fatores muito importantes, que são: 

  • CC – Conceito do Curso: Essa avaliação é feita de forma presencial do MEC, levando em conta o item abaixo CPC. Aquelas faculdades que obtiverem uma pontuação no CPC de 3,5, e 5 podem escolher não receber a visita do MEC. Transformando assim, a nota CPC em CC;
  • CPC Conceito Preliminar do Curso: Nesse caso, o MEC avalia todo o corpo docente, também avalia o desempenho dos alunos, as instalações das unidades, os recursos pedagógicos e também toda a infraestrutura da faculdade;
  • ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes: Esse exame é realizado todos os anos, e é aplicado em diferentes áreas do conhecimento. Essa avaliação analisa os conhecimentos e as competências dos alunos, referente a grade curricular. 

Veja agora a lista com a classificação das faculdades, segundo o MEC. Analise casa universidade e descubra qual o melhor curso de engenharia. Nesse caso, utilizamos o curso de engenharia civil. 

O ranking possui o nome da universidade e as notas recebidas: 

1 – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR (Pública); 

2 – Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Pública);

3 – Universidade Paulista – UNIP (Privada);

4 – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA (Pública);

5 – Centro Educacional Anhanguera – Anhanguera (Privada);

6 – Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGÉLICA (Privada)

7 – Faculdade IBMEC – IBMEC (Privada);

8 – Faculdade Pitágoras de Maceió (Privada); 

9 – Centro Universitário Filadélfia – UNIFIL (Privada); 

10 – Faculdade Católica Paulista – FACAP (Privada); 

11 – Faculdade FINOM de Patos de Minas – FINOM (Privada); 

12 – Faculdade Educacional de Francisco Beltrão – FEFB (Privada);

13 – Universidade Tuiuti do Paraná – UTP (Privada); 

14 – Universidade Federal de Viçosa – UFV (Pública); 

15 – Universidade Federal do Rio Grande – FURG (Pública); 

16 – Universidade Anhembi Morumbi – UAM (Privada); 

17 – Faculdade Assis Gurgacz – FAG (Privada); 


Conheça a seguir alguns detalhes sobre as 5 melhores colocadas. Isso pode ajudar a escolher o melhor curso de engenharia. 

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR 

Além de estar em primeiro lugar no ranking, a UTFPR está entre as melhores faculdades da América Latina, segundo a Center for World University (CWUR). 

O interessado pode entrar para a universidade através do Sistema Único de Seleção (SISU). 

Universidade Federal de Pernambuco – UFPE 

A UFPE recebeu o segundo lugar do MEC, pois é uma das melhores universidades no quesito ensino, nos cursos de graduação e pós-graduação e também ganhou nota máxima em pesquisa cientifica.  

Ela é uma universidade pública, mantida pelo Governo Federal, e fica na cidade de Recife. 

Curso de Engenharia da Universidade Paulista – UNIP 

Em terceiro lugar está a UNIP, uma universidade privada, com campi espalhados por todo o Brasil, e agora também está em Goiás, Distrito Federal e Amazonas. 

O curso de engenharia se destacou por sua grade curricular e seu corpo docente, altamente trainados para ensinar. 

Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA, é uma faculdade pública. Ela pertence a Força Aérea Brasileira e é também vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.

Localizada na cidade de São José dos Campos, ela se destaca em pesquisas cientificas e na sua excelente disciplina e grade curricular. 

Quem deseja ensino de qualidade, precisa pensar seriamente nessa instituição de ensino superior. Aqui pode estar o melhor curso de engenharia. 

Curso de Engenharia do Centro Educacional Anhanguera – Anhanguera 

E o quinto lugar ficou para o Centro Educacional Anhanguera. Espalhado por várias cidades, a Anhanguera vem se destacando por seus cursos presenciais e também a distância. 

Ganhou o quinto lugar, por causa do seu curso de engenharia ser um dos mais procurados e acessados pelos interessados. 

Encontrar o melhor curso de engenharia, pode não ser uma tarefa fácil. Mas com o ranking do MEC, essa tarefa se torna menos complicada. Isso porque, através dela você sabe por onde começar a procurar o seu curso de engenharia. 

Nossa dica é sempre para você pesquisar todos os campos envolvidos na hora de decidir qual faculdade ingressar. Não tenha arrependimentos futuros, escolha desde já o melhor curso de engenharia, e tenha sucesso profissional. 

Veja também:

 

Blog Kuadro