Como melhorar seu desempenho em provas de Português e de Inglês?

Certa vez um amigo meu foi prestar uma prova de consultoria – existem vários tipos de consultoria, estratégica, tecnológica, etc, mas isso não vem ao caso agora. Pra passar no processo seletivo dessas empresas, você tem que fazer uma prova de marcar (30 questões em uma hora, se eu não me engano). São muitas questões pra pouco tempo. E, nesse aspecto, parece com uma prova de vestibular.

Ao encontrar depois com esse meu amigo, ele mostrou estar bastante triste, e disse:

O problema foi a prova de inglês. Era um texto e 15 questões sobre o texto. Eu consegui ler todo o texto, mas não deu tempo de resolver metade das questões.

Ele me falou que, com esse resultado, ele provavelmente não passaria, e me pediu uma dica. Me perguntou: “Tu tens alguma sugestão pra melhorar meu desempenho na prova de inglês?.

Eu dei uma resposta muito simples: “Por que tu não tentas ler primeiro as questões e depois ir pro texto?”. Ele achou uma boa ideia e tentou aplicar na outra prova.

Aparentemente a minha dica foi muito boa. Ele disse que fez exatamente o que eu recomendei, e o resultado foi bem melhor. Disse que respondeu com confiança todas as questões

Mas o raciocínio por trás desse método é bem simples. Ao ler as questões primeiro, e o texto depois, acontecem duas coisas:

1.  A sua leitura fica mais focada. Ao saber exatamente o que as questões perguntam, você pode arriscar pular passagens do texto desnecessárias para a prova e fazer somente o que a prova pede. Com isso, o tempo gasto por questão diminui, e a sua eficiência na prova aumenta.

2. As próprias questões lhe direcionam quanto ao contexto do texto, pois as questões trazem informação adicional referente ao próprio texto, muitas vezes contendo pressupostos e subentendidos diversos. Assim, algumas partes você não precisa se esforçar para entender, pois a própria questão esclarece pra ti passagens do texto que outrora não estavam claras o bastante.

Aplique essa dica e veja que seu desempenho em provas de português ou inglês – ou mesmo em outras provas mais gerais, como o ENEM, que exige leitura ao longo de toda a prova – vai melhorar 🙂

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF