Chat with us, powered by LiveChat
Deu branco na hora da prova! O que fazer?

Deu branco na hora da prova! O que fazer?

Ter um branco na hora da prova é um dos maiores medos de qualquer vestibulando! Você estuda ao longo do ano, aprende a teoria, faz exercícios e bem no momento do vestibular… não consegue se lembrar de nada!

Mas não se preocupe, neste artigo a gente vai te dar algumas dicas do que fazer ao longo do ano para evitar esse problema e como agir caso isso aconteça com você!

O que é o “branco”?

O “branco” ocorre quando, por conta do nervosismo e da ansiedade, nosso cérebro tem um bloqueio e temporariamente fica incapaz de recuperar uma informação aprendida. Conscientemente nós sabemos que temos aquela informação guardada, mas não conseguimos lembrar.

Ele é decorrente da ansiedade, que, por sua vez, é decorrente do medo. O medo é uma emoção fundamental para a nossa sobrevivência e é comum senti-lo antes de uma prova.

A ansiedade nos leva a imaginar situações negativas e o nosso cérebro acaba por despejar no corpo todas essas informações. Passamos a suar frio, sentir dores de barriga e o pensamento parece confuso e desorganizado. Nesse instante, nosso cérebro reage, revive o passado e nos bloqueia o presente… e vem o branco!

Como agir se tiver um branco na hora da prova?

É comum, quando somos atingidos pelo branco na hora da prova, que o desespero tome conta de nós. O que devemos fazer quando entramos em um estado de ansiedade e o medo se instala?

Nessas horas, uma saída é buscarmos meios de focar nossa atenção e pensamento no presente, mudando o foco dos pensamentos que estão perturbando para que possamos nos tranquilizar e nos organizar.

É necessário lembrar que o conteúdo está na sua mente e manter a calma para que você consiga “recuperá-lo”.

Algumas ações que podem te ajudar:

  • Pare por alguns minutos e se concentre em seu corpo;
  • Feche os olhos e enquanto respira se concentre no espaço que fica entre seu nariz e sua boca. Fique um tempo concentrado em sua respiração e o que sente nesse espaço;
  • Usar os cinco sentidos para focar a atenção no aqui e agora: observando o que está ao seu redor, os ruídos que está ouvindo, percebendo os cheiros do ambiente, sentindo o gosto de algo ou percebendo o que está tocando sua pele;

Ao fazer esse exercício, naturalmente, você vai focar sua atenção no presente de forma a promover um relaxamento e gerar uma sensação tranquilizante ao seu corpo.

>> Prepare-se para o ENEM com qualidade! Conheça nosso Curso Intensivo ENEM. <<

O que posso fazer a longo prazo para evitar o “branco”?

A principal ferramenta para evitar o branco na hora da prova é adquirir confiança. Com confiança, o medo e a ansiedade durante o vestibular diminuem, o que reduz muito a chance de ter “apagão”.

Caso você não esteja se preparando para a prova, naturalmente, seu medo é mais que justificável. Por isso, preparação e empenho nos estudos são fundamentais para te dar segurança e te proteger da ansiedade e do medo.

Você precisa, basicamente, de fazer duas coisas: cuidar da sua mente e do seu corpo.

Para ser mais prático, segue algumas dicas que vão te ajudar a eliminar esse branco no dia da prova.

Preparando a mente:

  • Crie seu plano de estudos e o siga regularmente. Mais do que quantidade, é necessário termos regularidade. É melhor estudar pouco a cada dia do que muito num dia só.
  • De atenção aos conteúdos que você tem mais dificuldade. Veja e reveja quantas vezes forem necessárias.
  • Tenha alguém especialista no assunto que você possa recorrer quando a dúvida aparecer.
  • Resolva muitos exercícios, fáceis, médios e difíceis. Isso aumenta sua confiança, pois, na hora da prova, você saberá que os maiores desafios você já superou na sua preparação.

 

Preparando o corpo

  • Também é importante lembrar de dormir bem;
  • Se alimentar corretamente;
  • Pratique atividades físicas (dica: passear com o cachorro, correr na praça, caminhar pelo bairro e jogar futebol com os amigos são atividades físicas)

 

Com seu corpo bem, sua mente fica bem… e aí você fica 100% na hora do vestibular!

Como garantir que vou ter confiança?

Estar bem preparado é um pré-requisito para se sentir mais seguro na hora da prova!

Pensando nisso, nós, do Kuadro, preparamos para você um curso de revisão que vai te ajudar a transformar esse medo em algo que te ajude a ativar a sua memória na hora da prova!

Escolha seu curso aqui:

Curso Intensivo ENEM

Curso Intensivo Medicina

Curso Revisão ITA-IME

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro