Dicas de como se concentrar nos estudos

Dicas de como se concentrar nos estudos

Já aconteceu de você começar a estudar entusiasmado, mas em pouco tempo perceber que perdeu o foco? Isso é bastante comum de acontecer, ainda mais em um ano trabalhoso que inclui o vestibular. Pensando nessa questão, separamos algumas dicas de como se concentrar nos estudos.

Essas ideias valem para você que vai prestar um exame concorrido em breve e não pode perder tempo! Leia atentamente e já comece a colocar essas atitudes em prática. Em poucos dia, você sentirá que está mais concentrado e aproveitando melhor o que estuda.

Leia, mas também escreva

Quando você apenas lê o conteúdo, o risco de se desconcentrar é grande. Isso ocorre por dois motivos principais: o primeiro é que nesse caso a leitura não é igual a de um livro de literatura de que se gosta. Além disso, quando o estudante só lê, ele está em uma posição passiva com relação ao que estuda.

O ideal é fazer pausas durante a leitura para escrever o que entendeu do que foi lido. Assim, as chances de o cérebro realmente absorver o conteúdo são muito maiores.

Outro dica de concentração importante — demonstrado em pesquisas — é que vale mais a pena escrever a mão do que digitar. Como os movimentos são distintos ao escrever cada letra, a escrita permite uma absorção maior de informações. Ou seja, o cérebro fica mais ativo durante a escrita do que na digitação.

Faça resumos

Embora escrever seja muito importante, não adianta anotar a apostila inteira no caderno. É necessário que o estudante consiga identificar o que realmente é indispensável saber.

Quando a absorção do conteúdo é grande, você não precisa anotar tudo o que estudou, concorda? Basta fazer resumos, fichamentos e mapas mentais. Seja sucinto e evite escrever informações repetidas que nem terá tempo de ler depois.

Se possível, faça os resumos no mesmo dia que estudou a matéria. Isso fará você economizar tempo, otimizar o seu estudo e permitir que você aprenda de maneira mais focada.

Respeite o seu tempo

Você é uma pessoa mais ativa durante o dia ou de noite? Se você for mais produtivo de manhã, aproveite esse período para dar uma atenção maior às matérias que exigem mais ou de que você gosta menos.

Assim, quando estiver mais cansado, você poderá se dedicar aos assuntos mais leves. Com relação ao seu tempo, também é importante fazer intervalos durante os estudos para que o cérebro descanse. Dez minutos podem ser suficientes para você recuperar o fôlego e voltar aos conteúdos.

Se, durante os estudos, você perceber que não consegue se concentrar, tire um tempo para descansar. Dê uma volta, tome um suco e relaxe um pouco. De nada adianta ficar em cima dos livros se o seu pensamento não estiver neles — ou você estiver bocejando o tempo todo.

Desligue os aparelhos eletrônicos

Durante os estudos não é recomendável ter celular, tablets ou outros dispositivos eletrônicos por perto. Checar as redes sociais por dois minutos pode até parecer inofensivo, mas pode comprometer a sua concentração e memorização.

Por isso, reserve um momento específico do seu dia para acessar à internet e ver informações que não tenham relação com a sua prova. Isso ajudar você a se manter mais focado nos estudos.

Estude em um local apropriado

A sua casa até pode estar uma bagunça, mas o lugar onde você estuda deve estar organizado. Caso contrário, você poderá se sentir incomodado com esse ambiente, e isso irá se refletir na sua concentração.

Além disso, é fundamental estudar em um local silencioso. Se quiser utilizar música para fazer exercícios de exatas, prefira as instrumentais ou de idiomas de que você não domina. Assim, você não cairá na tentação de cantar e se perder no estudo.

Ensine a você mesmo

Se tiver que decidir entre estudar sozinho ou entre amigos, prefira a primeira opção. Ao ler e fazer exercícios por conta própria, você costuma prestar mais atenção e tirar melhor proveito. Além disso, quando se está em um grupo de pessoas, há uma grande possibilidade de vocês falarem de outros assuntos.

Quer entender melhor uma matéria? Leia o conteúdo e explique o que entendeu. Essa forma teatral de estudar ajuda a memorizar mais conteúdos, pois você está lendo e ouvindo — ainda que de você mesmo — a matéria. Portanto, você não precisa se reunir para estudar, já que o aprendizado ocorre de maneira solitária.

Mantenha uma rotina organizada

Outra maneira de manter o foco, a dedicação e a motivação é organizar um cronograma de estudos e segui-lo. Assim, você tem uma meta pela frente e não estuda todos os dias sem saber onde quer chegar.

Juntamente a isso, é necessário que você crie uma rotina de estudos. Por exemplo: antes de separar o material irá utilizar, tome um banho ou faça uma atividade física. É importante que o seu cérebro entenda quando chegou a hora de esquecer do mundo ao redor e se concentrar apenas nos conteúdos.

Agora que você já sabe como se concentrar nos estudos, quer estudar de maneira autônoma e de onde estiver? O cursinho on-line do Kuadro te ajuda nisso. Nós temos excelentes materiais de estudo, além de uma equipe especialista pronta para levar você à aprovação. Inscreva-se já!

Petropolitana, mas do mundo. Morei em muitos lugares e achei minha Pasárgada na UFMG, na Faculdade de Letras onde conclui minha graduação. Especializei-me em Gramática e em Linguística Aplicada. E continuo estudando! Agora faço especialização em Psicopedagogia, para entender ainda mais das dificuldades dos meus alunos. Sou professora em pré-vestibulares, orientadora pedagógica, coach de vestibulandos, youtuber e muito apaixonada pela Língua Portuguesa. Acompanhei centenas de alunos até o ingresso na faculdade e acredito no poder transformador da educação. Vamos estudar juntos?

Blog Kuadro