Chat with us, powered by LiveChat
Quais disciplinas têm maior peso no vestibular de medicina?

Quais disciplinas têm maior peso no vestibular de medicina?

A gente sabe que se preparar para o vestibular de medicina não é uma tarefa fácil. Você precisa estudar muito e dominar todas as matérias. Afinal, um ponto a menos no seu resultado final pode ser o que vai separar você do seu sonho.

Mas, em todo processo seletivo existem aquelas disciplinas que tem um peso maior na nota. Nessas você tem de arrasar! Mas quais são elas? Depende. Cada vestibular tem uma configuração diferente. Para ajudar você na tarefa, a gente resolveu listar as principais disciplinas para você focar nos três principais cursos do Brasil segundo o Guia Folha: UNIFESP, UNICAMP e USP.

Como é calculada a nota para o vestibular de medicina da UNIFESP?

A UNIFESP utiliza um sistema misto para aprovação dos alunos no vestibular. A primeira fase é a nota do ENEM sem a utilização do sistema TRI (Teoria da Resposta ao Item), ou seja, o número cru de questões de cada uma.

A segunda fase é composta de dois dias. O primeiro é de 30 questões de múltipla escolha de português, 15 de inglês e uma redação. Cada questão objetiva vale 1 ponto e a redação tem 50 pontos de nota máxima.

No segundo dia, a prova é composta de 5 questões dissertativas de matemática, 5 de física, 5 de química e 5 de biologia. Cada uma das questões tem uma nota entre 1 e 4.

A média aritmética da pontuação de ENEM, dia 1 e dia 2 traz a nota final.

>> Quer passar em Medicina pelo ENEM? Estude com o Curso Medicina do Kuadro. <<

Quais as disciplinas de maior peso?

Nesse cenário, as disciplinas de maior importância são com questões dissertativas: matemática, biologia, química e física.

Em 2016, a prova de biologia cobrou: Biologia Celular, Seres Vivos e Evolução.

A prova de física cobrou: Mecânica, Termodinâmica, Eletricidade, Óptica e Ondas.

Em matemática: Conjuntos Numéricos, Polinômios, Álgebra, Análise Combinatória, Probabilidade, Matrizes e Geometria.

Em química: Transformações, Materiais, Água, Energia e Carbono.

Como é calculada a nota no vestibular de medicina da UNICAMP?

A UNICAMP tem duas fases. A primeira é composta por 90 questões objetivas comuns a todos os cursos disponíveis na universidade. Se o aluno tiver interesse pode incorporar a nota do ENEM daquele ano ou anterior na composição da nota dessa fase. Nesse caso ela valerá 80% da composição.

A segunda fase é composta por três dias. No primeiro dia há a proposta de 2 textos a serem desenvolvidos e 6 questões de língua portuguesa e literatura. No segundo dia são 6 questões de matemática, 6 de geografia, 6 de história. No terceiro dia são 6 questões de biologia, 6 de química e 6 de física. Nessa fase todas as questões são dissertativas.

Quais as disciplinas de maior peso?

Para o curso de Medicina, língua portuguesa, literatura e biologia tem peso 3; matemática, geografia e química tem peso 2, história e física tem peso 1.

Ou seja, foque nas três primeiras. Para ser aprovado o candidato precisa obter pontuação mínima de 450 nelas. O vestibular de 2018 cobra em língua portuguesa e literatura os livros essenciais, que são:

  • Laços de Família, Clarice Lispector;

  • Sonetos, Luís de Camões;

  • Sagarana, Guimarães Rosa;

  • Negrinha, Monteiro Lobato;

  • O espelho, Machado de Assis;

  • O bem amado, Dias Gomes;

  • O cortiço, Aluísio Azevedo;

  • Coração, cabeça e estômago, Camilo Castelo Branco;

  • Caminhos Cruzados, Érico Veríssimo;

  • Terra Sonâmbula, Mia Couto;

  • Poemas Negros, Jorge de Lima.

Em biologia o candidato precisa dominar: Bases Moleculares e Celulares, Hereditariedade, Evolução, Meio Ambiente e Saúde Humana.

Como é calculada a nota no vestibular de medicina da USP?

O vestibular da Fuvest é composto por 2 fases. A primeira fase do vestibular da Fuvest é composta por 90 questões objetivas comuns a todos os cursos. A segunda fase é composta por três dias com três provas dissertativas.

O primeiro dia é composto de duas partes: uma redação e 10 questões de interpretação de texto em português. Cada uma das partes vale 50 pontos. O segundo dia é composto de 16 questões interdisciplinares comuns a todos os candidatos. Ele vale 100 pontos. No terceiro dia é realizada uma prova com 12 questões com base na escolha do candidato. Também vale 100 pontos.

A nota final será obtida da média aritmética da primeira fase, do primeiro dia da segunda fase, do segundo dia e do terceiro dia.

Quais as disciplinas de maior peso?

Para o vestibular de 2018 e a faculdade de Ribeirão Preto pedia em sua prova específica de medicina geografia, química e biologia. Em São Paulo, a prova específica é composta por física, química e biologia. Em Bauru: geografia, química e biologia.

O conteúdo pedido em física é: Energia, Mecânica, Universo, Sistema Solar, Ondas, Som e Luz.

Em biologia é: Biologia Celular, DNA, Evolução, Vírus, Bactérias, Botânica, Animais e Seres Humanos.

Em geografia: Geopolítica, Espaço Geográfico Brasileiro, Planeta Terra, Meio Ambiente e a Representação do Espaço Geográfico.

Em química: Transformações Químicas, Materiais, Água, Energia, Compostos Orgânicos.

Gostou do conteúdo? Continua de olho no nosso blog para mais informações sobre os vestibulares de medicina.

Assista às nossas Aulas Ao Vivo, totalmente gratuitas, sobre assuntos importantes para vestibular!

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro