É Possível Prever o Tema da Redação ENEM?

A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das partes mais importantes da prova. A nota dessa seção vai de zero a mil e para gabaritá-la é preciso seguir alguns parâmetros. São eles: estar atento a adequação ao tema, ter domínio completo da norma culta da língua portuguesa e estar de acordo com os cinco pilares principais — que explicaremos mais à frente. Todos os anos, alunos e professores de todo o país tentam prever o tema da redação ENEM, mas será que é possível?

Como é escolhido o tema da redação ENEM

O processo de escolha do tema da redação ENEM é sigiloso, mas nós sabemos como funciona parte da organização da proposta. Ao contrário das questões de teste, que são escolhidas a partir de um sorteio, o tema da redação parte de um consenso entre os professores envolvidos.

A tese a ser defendida costuma estar ligada a questões sociais vividas em nosso país e sempre está relacionada a algum problema a ser resolvido. Na redação, é obrigação do vestibulando apresentar uma maneira de solucionar este problema, sempre respeitando o tema proposto e baseando-se em dados precisos, sem “achismos”. Ambiguidades não serão toleradas e a solução deve ser concreta e detalhada.

Como funciona a correção da redação do ENEM?

A correção da redação do ENEM é baseada em cinco pilares principais, cada um valendo 200 pontos.

  • primeira competência — domínio da norma culta da língua portuguesa;
  • segunda competência — argumentação consistente, com repertório e de acordo com o tema proposto e o formato dissertativo-argumentativo;
  • terceira competência — informações e opiniões de acordo com o tema proposto defendendo um ponto de vista;
  • quarta competência — coesão e articulação;
  • quinta competência — solução detalhada e articulada para o tema.

O segredo para se dar bem na redação

Prever exatamente qual será o tema da redação é praticamente impossível, mas o assunto geralmente é relacionado a temas atuais que estão sendo discutidos na mídia. Portanto, para se dar bem com ela é preciso manter-se sempre atualizado. Nossa professora de redação dá excelentes dicas de como mandar bem na redação do ENEM seguindo um passo a passo!

Se você, durante o ano de seu vestibular, se dedicar ao estudo de atualidades e assistir ao jornal, ou pelo menos ler as notícias mais importantes do dia, é bastante provável que se saia bem na redação. Quando o aluno já tem um conhecimento prévio do tema, é muito mais fácil desenvolver um texto rico e coerente, digno de nota mil.

Continue acompanhando o blog do Kuadro para ficar sempre por dentro das novidades do mundo do vestibular!

O que você achou?