É preciso montar plano de estudos para o fim de semana? | Kuadro

Quem está estudando para o vestibular ou outro concurso sabe que cada minuto faz a diferença. Por isso, é tão importante contar com um plano de estudos. Mas será que é válido montar um exclusivo para os fins de semana?
A resposta é depende. Na verdade, o ideal é que o plano de estudos já inclua ao menos um dia do fim de semana, como o sábado. Entenda a importância disso e como montar um cronograma exclusivo para os seus objetivos!

Por que estudar aos fins de semana é importante

Ainda que a carga de estudos aos fins de semana seja menor, esse tempo não deve ser desprezado. Ele pode ser usado para atividades “mais tranquilas”, de absorção do conteúdo, como revisões, exercícios e produção de textos.
O estudo aos fins de semana ajuda a manter o ritmo constante, evitando que o estudante chegue na segunda-feira desorientado com as matérias. Por isso, é tão importante dedicar algumas horas do sábado e/ou domingo para estudar.
Independentemente da prova que você deseja prestar, esses dias são fundamentais para a sua preparação. No plano de estudos para o Enem, por exemplo, você pode tirar alguns minutos do sábado e do domingo para verificar as últimas notícias, já que as atualidades são muito cobradas nesse exame.

Escolha o dia e horário ideal

Se você já estuda a semana inteira — deixando o descanso e o lazer de lado — é importante separar um tempo para isso, não é mesmo? Lembre-se disso ao montar o seu cronograma de estudos para os fins de semana.
Caso a sua família costume se reunir aos domingos, por exemplo, você pode se organizar para focar os estudos no sábado. O ideal é conseguir conciliar os momentos de preparação para o concurso com o tempo gasto na presença da família e os amigos.
Também é importante destacar que o fim de semana não serve para compensar os dias que passaram. Ou seja, se você não conseguiu estudar como gostaria na semana, de nada irá adiantar tirar o sábado e o domingo inteiro para repor os conteúdos, principalmente se fizer isso frequentemente.

Cuidado com metas ambiciosas

Por envolver um período de encontros, festas e reuniões familiares, os fins de semana não podem carregar o peso completo dos estudos. Em outras palavras, é muito difícil estudar todo o conteúdo no sábado e domingo, pois, provavelmente, você será convidado para outras atividades.
Diante desse cenário, a planilha de estudos do fim de semana deve ser, mais do que nunca, realista. Caso contrário, o não cumprimento das metas estabelecidas pode gerar frustração e ainda mais ansiedade.
Para facilitar, comece a se planejar aos poucos. Separe ao menos duas horas para fazer revisões e exercícios de fixação, no sábado e domingo. Se perceber que dá conta desse recado, você pode aumentar o tempo de estudos.
Lembre-se de que esse momento pode ser o seu diferencial na preparação, e que tão importante quanto estudar é revisar o que foi visto. Note também que o descanso e o lazer devem ter espaço na sua agenda.

Mantenha o foco

Muitas pessoas estudam durante a semana em uma escola ou espaço público para manter a concentração. Por isso, elas podem estranhar quando estão em casa e precisam manter essa rotina.
Para estudar em casa, é importante primeiro determinar o lugar que isso será feito. Prefira um local por onde outras pessoas da casa não transitem, como o seu próprio quarto. Muitas vezes, vale mais a pena se esforçar para focar no dormitório do que ficar na cozinha, por exemplo, local em que pode haver barulho e mais distrações.

Faça pequenos intervalos

Mesmo que você não tenha a mesma carga horária de estudos da semana, se for estudar no sábado e/ou domingo, é importante fazer intervalos. O ideal é estudar com afinco durante 50 minutos e parar durante 10 minutos.
Essa parada é muito importante para o seu cérebro descansar e absorver tudo o que foi visto. Durante a pausa, você pode aproveitar para ir ao banheiro, comer uma fruta ou, simplesmente, dar uma volta para esticar as pernas.

Organize o cronograma com antecedência

De nada adianta chegar na sexta-feira de noite ou, pior, no sábado e ainda não saber o que pode estudar nesse momento. Isso fará com que você se atrapalhe e perca tempo.
Por isso, é importante que o cronograma de estudos para concurso já contemple o sábado ou domingo — principalmente, para a revisão, como já dissemos. Vale a pena fazer um calendário direcionado para os seus objetivos. Isso inclui manter intervalos e intercalação de matérias, para manter o cérebro sempre ativo.
No Kuadro, nós te ajudamos a montar um plano de estudos para o seu vestibular. Além disso, o nosso cursinho on-line permite que você estude quando e onde quiser. Aproveite e comece já a se preparar para atingir os seus objetivos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF