EDITAL DO ENEM 2020 DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

EDITAL DO ENEM 2020 DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC)

Nesta terça-feira, dia 31/03, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou as datas e o cronograma do ENEM 2020, que terá suas provas presenciais nos dias 1º e 8 de novembro e as provas digitais nos dias 22 e 29 de novembro. Essa edição do ENEM será a primeira que contará com a modalidade de prova digital.

Devido ao momento de epidemia que estamos vivendo, muitos podem ter pensado que as datas teriam alguma alteração. Não houve nenhuma mudança devido ao Covid-19.

As inscrições para as duas modalidades de prova acontecem entre os dias 11 e 22 de maio de 2020. O candidato vai ter entre os dias 11 e 28 para realizar o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$85,00

O candidato poderá pedir a isenção da taxa de inscrição e também justificar a ausência nas provas do ano passado, entre os dias 6 e 17 de abril no próprio site do Inep. O resultado será divulgado no dia 24 do mesmo mês.

Vale ressaltar que o candidato que participar da prova digital não poderá participar da presencial e vice-versa. Essa modalidade será testada pela primeira vez e as provas acontecerão nos dias 22 e 29 de novembro.

OUTRAS DATAS

Entre 11 e 22 de maio, pessoas com necessidades especiais, grávidas e lactantes podem pedir atendimento especializado.

Para ser identificado pelo nome social na prova, o participante deverá fazer o pedido entre os dias 25 e 29 de maio.

PROVAS E HORÁRIOS – IMPRESSO

No primeiro dia de provas, dia 1º de novembro, acontecerão as provas de Linguagens, Ciências Humanas e uma redação. O portões abrem 12:00 e fecham às 13:00hrs. A prova vai de 13:30 até ás 19:00hrs. No segundo dia, dia 8 de novembro, acontecerão as provas de Matemática e Ciências da Natureza. Os portões abrem e fecham na mesma hora, a prova se inicia novamente às 13:00hrs, porém acabam 30 minutos mais cedo, às 18:30hrs.

Anote as datas e horários das provas para não ocorrer nenhum imprevisto.

PROVAS E HORÁRIOS – DIGITAL

No ano de 2020, o ENEM traz como novidade a aplicação do vestibular de forma digital. Ele será aplicado em municípios selecionados (ver edital completo) e serão disponibilizadas até 100 mil inscrições. 

As provas serão feitas em locais autorizados pelo Inep e o participante deverá comparecer no local indicado no dia do Exame. A prova não poderá ser realizada em um computador particular.

O Exame digital será exclusivo para estudantes que possuem o Ensino Médio concluído ou que irão completá-lo em 2020.

Fique atento nas datas para não ter nenhuma surpresa. Leia o edital e fique de olho no cronograma.

Para ficar ainda mais por dentro das novidades sobre o ENEM clique aqui e nos acompanhe no Instagram!

Sobre o ENEM DIGITAL

 

  • O Enem 2020 digital é exclusivo para participantes concluintes do ensino médio em 2020 ou que já concluíram o ensino médio.

  • O participante deverá comparecer ao local de prova determinado pelo Inep, para realizar o Exame, os candidatos vão utilizar um computador, ao invés de papel e caneta. Não será possível fazer a prova em um computador particular.

  • A prova de redação será realizada em formato impresso.

  • Todos os candidatos pagarão o mesmo valor para realizar ambas as provas.

  • Para o Enem 2020 digital, não haverá disponibilização de recursos de acessibilidade. Os recursos de acessibilidade para participantes que requeiram e comprovem a necessidade serão assegurados na edição do Enem 2020 impresso.

  • A previsão é que o Enem seja 100% digital até 2026.

  • Na versão em tela, você sabe qual foi o tempo que o aluno gastou para fazer cada uma das questões, é possível dar um tempo separado para cada área

  • A seleção dos participantes para a prova digital será por ordem de inscrição.

  • Os enunciados podem ser feitos usando fotos coloridas — muito caras para um caderno de provas impresso — ou vídeos, áudios, imagens em movimento, entre outras ferramentas que não chegam até o papel.

A escolha deve ser feita durante o período de inscrição do Enem que é um só para as duas modalidades. 

  • A inscrição do Enem 2020 deve ser realizada pelo endereço , no período entre as 10h do dia 11 de maio e as 23h59 do dia 22 de maio de 2020 (horário de Brasília-DF). 

As provas serão porém realizadas em dias diferentes.

  • ENEM IMPRESSO – 01 e 08 de novembro de 2020

  • ENEM DIGITAL – 22 e 29 de novembro de 2020

Embora seja feito algumas semanas antes do tradicional, o resultado do Enem digital 2020 só vai sair junto com os de todo mundo, em janeiro de 2021.
Essa escolha depende da quantidade de vagas disponíveis na modalidade. Para o Enem 2020 digital serão disponibilizadas 100 (cem) mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no Anexo I do Edital do Enem 2020 digital. 
(Inicialmente, o Inep disponibilizaria 50 mil vagas distribuídas em 15 capitais, mas a oferta aumentou para 100 mil. A intenção é aumentar gradativamente a oferta até o exame ser totalmente digital em 2026.)
Se o município escolhido não tiver disponibilidade de vaga, o participante poderá optar por outro município ou pelo Enem 2020 impresso.

Leia Mais: DICAS DE COMO ESTUDAR EM CASA DURANTE A QUARENTENA

O participante que optar por se inscrever no Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir sua inscrição, não poderá alterar sua opção.
Ambas as modalidades terão o mesmo tempo de prova e serão aplicadas nos mesmo horários (quadro abaixo), porém em dias diferentes.


Sobre a prova propriamente:

As provas digitais do Enem 2020 serão aplicadas nos dias 22 e 29 de novembro e seguirão o mesmo formato das provas tradicionais. As questões objetivas serão respondidas pelo computador, enquanto a redação deverá ser redigida no papel. Os candidatos também receberão folhas de rascunho junto da Folha de Redação e a folha de respostas.
As questões das provas digital e impressa serão diferentes, mas o nível de dificuldade será o mesmo por causa da Teoria de Resposta ao Item (TRI). O tema da redação também será diferente. As provas tradicionais serão aplicadas nos dias 1 e 8 de novembro.

 

CRONOGRAMAS

ENEM IMPRESSO


ENEM DIGITAL



 

 

Blog Kuadro