Autores mais cobrados Enem (Fonte: Instituto Moreira Salles)

ENEM: Quais são os autores mais cobrados?

O ENEM cobra obras literárias?

Diferente da FUVEST, que disponibiliza uma lista de obras literárias cobradas no vestibular , o Enem não divulga uma lista de autores específicos e suas respectivas obras para a realização da prova. Porém, para mandar bem você precisa ficar por dentro de tudo sobre os maiores autores da literatura brasileira e suas obras de maior destaque.

No Exame Nacional do Ensino Médio o candidato poderá ler e analisar textos dos autores antes de responder ao que se pede, então todo o conhecimento extra sobre a obra ou sobre o autor ajudará você a resolver a questão mais facilmente.

Por isso, ATENÇÃO! A melhor maneira de se preparar para as questões de literatura do exame é a seguinte. Não estude só os principais autores da literatura brasileira, mas também relacione-os aos seus respectivos movimentos literários e o contexto histórico de publicação de suas obras.

Confira abaixo uma lista dos autores mais cobrados no Enem:

1- Machado de Assis

Principais obras cobradas: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899).

Escolas literárias: romantismo e realismo.

No Enem: Normalmente encontramos questões que envolvem a originalidade de Machado de Assis, a partir do defunto-autor que narra a própria história depois de sua morte em Memórias Póstumas de Brás Cubas, e sobre a moralidade das relações da sociedade a partir de Dom Casmurro.

2 – Carlos Drummond de Andrade

Principais obras cobradas: Sentimentos do Mundo (1940), Alguma Poesia (1930) e A rosa do Povo (1945).

Escola Literária: Modernismo.

No Enem: Carlos Drummond de Andrade é o autor mais cobrado no enem. Ele é tema de 16 questões ao longo de 15 anos, que envolvem muita interpretação de texto, o que é necessário uma atenção maior pela linguagem e recursos usados em suas obras.

O estilo do autor em sua Fase Social reflete mais um engajamento político e social pelo momento que o país vivia (Era Vargas). Sendo uma característica marcante de Machado de Assis e fundamental para análise de suas obras.

>> Quer entrar na faculdade pelo ENEM? Conheça o curso Semiextensivo do Kuadro! <<

3- José de Alencar

Principais obras cobradas: Senhora (1875), O Guarani (1857) e Iracema (1865), que abordam temas nativistas, indianistas e históricos.

Escola literária: Romantismo

No Enem: as questões que envolvem o autor, em maioria estão relacionadas à uma de suas características mais fortes: o nacionalismo.

4- Oswald de Andrade

Principais obras cobradas: Memórias Sentimentais de João Miramar (1924), Manifesto Antropófago (1928), Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924).

Escola literária: Modernismo

No Enem: Seu nome e obras sempre apareceram acompanhados ou envolvidos em questões sobre a Semana de Arte Moderna. Ou mesmo à outros nomes de referência modernista como Tarsila do Amaral e Anita Maffalti. Lembre-se sempre da busca pela identidade nacional por parte do modernismo, isso te ajudará a responder às questões.

5- Clarice Lispector

Principais obras cobradas no: A Hora da Estrela (1977), Laços de Família (1960) e Felicidade Clandestina (1971)

Escola literária: Modernismo

No Enem: Provavelmente você encontrará trechos de suas obras e questões que envolvem exploração de metáforas, aliterações e a não linearidade da narrativa (sem começo, meio e fim).

>> Sonha em fazer Medicina? Seu sonho é possível! Conheça o Curso Medicina do Kuadro! <<

6- Cecília Meireles

Principais obras cobradas no Enem: Romanceiro da Inconfidência (1953)

Escolas literárias: Parnasianismo, Simbolismo e Modernismo

No Enem: A obra Romanceiro da Inconfidência aborda as relações humanas e suas condições, e é cobrada através de reflexões sobre o homem e sobre a linguagem usada na obra. As questões são em maioria de interpretação textual.

7 – Guimarães Rosa

Principais obras cobradas: Grande Sertão: Veredas (1956), Primeiras Estórias (1962) e Sagarana (1946), abordando temas como a vida sofrida do sertão brasileiro.

Escola literária: Modernismo.

No Enem: O autor é dono de uma linguagem inovadora ao qual sempre é avaliada em questões de vestibular. Principalmente se tratando do Enem, que exige do candidato uma boa análise e interpretação.

8 – Graciliano Ramos

Principais obras cobradas: Vidas Secas (1938).

Escola Literária: Modernismo

No Enem: A temática sobre a vida de retirantes e o sofrimento dos sertanejos no interior, são pauta para muitas discussões. Elas podem se relacionar com aspectos políticos e sociais. Fique atento a tais temáticas, pois normalmente são cobradas no vestibular.

Se você quer saber mais sobre como se preparar para o Enem, clique aqui e confira mais dicas de estudo!

A Marina é graduanda em Letras pela UNIFESP. É orientadora pedagógica e monitora do Kuadro. Sabe tudo sobre língua portuguesa e redação. Tire suas dúvidas aqui nos comentários!

Blog Kuadro