Geografia no ENEM: Saiba mais sobre a prova

Quem vai fazer o exame do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, deve estar ansioso, e principalmente preocupado com que precisa ser estudado para se dar bem na prova.
Isso porque, por exemplo, a Geografia no ENEM, é uma matéria ampla, com temas que contemplam o meio ambiente, a sociedade e a relações entre eles. E é muito arriscado ficar perdido no meio de tanto assunto e não estudar os mais corretos com profundidade.
Mas, para te ajudar, o Kuadro sempre traz tudo o que você precisa saber para se sair bem em Geografia no ENEM. Não perca a matéria a seguir: 

Como ir bem em Geografia no ENEM?

É importante ficar atento ao que diz o edital sobre os assuntos abordados. No entanto, a apresentação do conteúdo é bem completa, dificultando a escolha do que estudar de forma mais aprofundada.
Eleger os temas principais e encontrar uma boa ordem já são uma grande ajuda para orientar os estudos para Geografia no ENEM.
Veja a seguir as matérias que mais caem na prova: 

Geomorfologia 

A Geomorfologia busca compreender a construção e o desgaste das paisagens terrestres ao longo das eras, incluindo cada fenômeno que interfere nesse processo. Lembrar sempre que os solos, o relevo, a distribuição hídrica, e até mesmo a diversidade dos biomas estão ligados à essa parte da Geografia.
E questões sobre esses assuntos, sempre caem em Geografia no ENEM. 

Recursos Naturais

Os recursos naturais são todos os elementos contidos nas paisagens do Brasil e do mundo, resultantes também dos processos geomorfológicos. É importante estar atendo àqueles mais utilizados pelo homem, fundamentais para a manutenção da sociedade. 
Isso é importante tanto na esfera extrativa, como na produtiva (sistemas agrícolas estão entre os temas mais frequentes em Geografia no ENEM). Também é imprescindível conhecer as formas de utilização e a maneira como são extraídos da natureza.

Questões ambientais 

Este tema reúne todos os problemas ou impasses causados pela extração e uso dos recursos naturais, além de fenômenos provocados pelas práticas sociais e o desenvolvimento urbano-industrial.
Importante estar atento às tecnologias alternativas, inovações e soluções em desenvolvimento na sociedade moderna.

Industrialização e Urbanização 

Estes temas estão interligados e reúnem inúmeros conceitos que definem o modelo e o grau de desenvolvimento de cada lugar. É preciso ter cuidado para saber observá-los separadamente, mas compreender sua relação. 
Mais que isso, entender que estes dois temas revolucionaram a vida da humanidade em seus processos produtivos, relações econômicas e sociais, além é claro de sua organização e distribuição territorial.
Fique atento a essas questões em Geografia no ENEM. 

Demografia 

Os estudos populacionais são importantes não apenas do ponto de vista quantitativo, para entender o volume de pessoas em cada lugar do mundo e a forma como interagem, mas da perspectiva qualitativa, abrangendo a distribuição populacional e também as movimentações dos povos (tanto nas dinâmicas locais quento processos migratórios).
Assim como as políticas públicas e reações sociais que envolvem a questão (conflitos, questão dos refugiados e xenofobia, por exemplo). 

Globalização 

Pensar em Globalização é fazer a amarração de todos os temas da Geografia. Este fenômeno liga fatores ambientais, atividades humanas, interação dos povos do mundo e as inovações técnicas ou tecnológicas. Aqui é necessário saber do que se trata, os conceitos que constroem o tal “mundo globalizado” e suas contradições. 
A Geopolítica, a propósito, pode ser estudada através da ótica da Globalização, uma vez que uma move a outra sendo influenciadas pelos demais temas já citados acima.

Dicas de estudo para Geografia no ENEM

É bastante coisa, né? Mas seguindo este roteiro e não deixando os detalhes escaparem, dá para desenvolver a melhor estratégia para ter sucesso no ENEM.

Também outra dica aqui da Kuadro é para você sempre ter uma visão ampla, assertiva e crítica sobre os assuntos mais importantes para a sociedade atual e claro, para o seu vestibular.
Faça a prova com calma e você se sairá bem em Geografia no ENEM! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF