ENEM: até quando posso usar minha nota?

Até quando dá para usar a nota do ENEM?

O ENEM é o principal processo seletivo para o ensino superior. Com 180 questões de múltipla escolha e uma redação, ele serve como porta de entrada em instituições:

Mas uma dúvida que paira na cabeça de muita gente: até quando a nota dele é válida? Por exemplo, se você realizou a prova em 2015, você pode se inscrever no próximo SiSU? E se candidatar ao financiamento do FIES? A resposta é: depende. Cada um dos programas tem sua particularidade.

Validade do ENEM para o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada só aceita a nota do exame anterior ao processo seletivo. Nesse caso não importa se você está tentando entrar numa faculdade pública no início ou no meio do ano, apenas a pontuação do última prova pode ser utilizada.

Por exemplo, no meio de 2017 você só poder usar a nota do ENEM de 2016. No início de 2018, você só poderá usar a nota de 2017, e assim por diante.

Validade do ENEM para o FIES

O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior utiliza a nota do exame para a classificação dos estudantes em seus processos seletivos. Nesse caso, a única exigência é que se tenha realizado algum exame do ano de 2011 para frente – e tenha alcançado a nota de 450 pontos nos testes e não ter zerado a redação.

Por exemplo, imagine o edital do programa de 2016. Muito provavelmente tinham estudantes tentando financiar a graduação usando a nota do ENEM de 2013, enquanto outros utilizaram a pontuação de 2015.

Validade do ENEM para o ProUni

No caso do Programa Universidade para Todos há duas situações: o processo regular e o de bolsas remanescentes.

No primeiro caso, segue a toada do SiSU: você só pode usar a nota do exame imediatamente anterior ao processo que você está concorrendo, não importa se for de meio ou de início de ano.

Mas para a segunda situação, você pode ter participado de qualquer ENEM a partir do ano de 2011. As bolsas remanescentes são oferecidas quando se encerram as inscrições no processo regular e não são preenchidas todas as vagas.

Agora você já sabe se vai precisar prestar a prova de novo ou não. Quem se informar mais sobre o Exame Nacional do Ensino Médio? Continue acessando as postagens do nosso blog sobre o assunto.

ENEM