Chat with us, powered by LiveChat
Escolha da faculdade: como estudar em um cursinho pode ajudar

Escolha da faculdade: como estudar em um cursinho ajuda na decisão

Escolher o que estudar no ensino superior costuma ser uma dor de cabeça para muitos jovens. A falta de informação, o medo de tomar uma decisão equivocada e a preocupação em relação ao que virá nessa nova etapa deixa vestibulandos ansiosos. Essa preocupação dificulta ainda a escolha da faculdade.

Mas há uma maneira de tornar esse processo mais tranquilo: com informação. Quando o vestibulando tem informações sobre as carreiras que cogita seguir, fica mais fácil escolher. E, principalmente, crescem as chances de essa decisão ser acertada.

Estudar em um cursinho é positivo em vários aspectos. O aluno tem acesso a muitos conteúdos de áreas diferentes e costuma ter suas dúvidas sanadas por professores e monitores, por exemplo. Mas, além disso, o cursinho ainda pode ajudar o aluno na escolha da faculdade.

Contato com as disciplinas

Em um curso pré-vestibular, o conteúdo é bastante extenso. Costuma ser assim porque a quantidade de assuntos que uma prova de seleção pode cobrar é muito grande. Portanto, o aluno precisa estar preparado.

Quanto mais conteúdo o aluno adquire, mais base ele tem sobre determinada área. Um aluno que, por exemplo, deseja cursar Medicina ou Ciências Biológicas certamente será beneficiado com uma maior quantidade de conteúdo na disciplina de Biologia. Ou um aluno que deseja cursar Letras ou Jornalismo verá vantagem em ter de praticar mais redações.

Isso porque essa quantidade a mais de conhecimento pode ajudá-lo a refletir sobre seu nível de interesse naquela área a ponto de cursar uma graduação nela. No entanto, é importante destacar que a faculdade não se resume aos conteúdos cobrados no vestibular.

Equipe que pode dar dicas na escolha da faculdade

A quantidade de cursos existente hoje pode confundir o estudante, especialmente quando os cursos têm nomes e ementas semelhantes. Podem surgir dúvidas como “Qual a diferença entre Medicina e Biomedicina?” ou “Engenharia Mecânica e Mecatrônica são parecidas?”

Para muitos vestibulandos a escolha da faculdade é uma das maiores dificuldades nessa fase

Essas dúvidas podem ser solucionadas ou amenizadas por meio de uma conversa com a equipe preparada de um cursinho pré-vestibular. Professores, monitores e orientadores podem ajudá-lo a refletir sobre a escolha da faculdade e da carreira. Além de possuírem informações sobre os cursos, podem ainda explicar como foram suas próprias vivências.

Escapar da pressão externa

 

Muitos vestibulandos se vêem divididos em relação à escolha da faculdade por causa da pressão externa a que estão submetidos.

Ver amigos e familiares escolhendo uma determinada carreira pode deixar o jovem em dúvida se ele também gostaria daquele curso, tornando a decisão mais difícil. Ou, dependendo da época, uma graduação pode estar mais em alta e, consequentemente, o vestibulando pode se sentir inclinado a optar por ela.

A equipe do cursinho, que acompanha de perto essa fase de transição, pode oferecer ao estudante pontos de vista mais embasados. Com visões imparciais, o aluno pode ponderar melhor suas possibilidades.

Gostou desse post? Sentiu falta de algo? Deixe um comentário e continue acompanhando nosso Blog e o nosso canal no Youtube!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro