EsPCEx provas anteriores: como se preparar

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é uma das alternativas para quem deseja seguir a carreira militar. A seleção inclui exame intelectual, de aptidão física e psicológica, além do preenchimento de alguns requisitos. Para quem deseja entrar nessa escola, é fundamental observar as provas anteriores da EsPCEx.
A prova da EsPCEx contempla todas as matérias do ensino médio e costuma ser realizada em setembro. O exame é feito em dois dias consecutivos, sempre um sábado e um domingo.
No primeiro dia, o aluno resolve 20 questões objetivas de Português com peso dois, 12 questões de Química e 12 de físicas com peso um, além de Redação. O segundo dia é composto de provas objetivas de Matemática com 20 questões de peso dois, e 12 questões de Geografia, 12 de História e 12 de Inglês com peso um.

Antes de conferir o blogpost, que tal dar uma olhada na Turma EsPCEx/AFA do Kuadro? Lá você vai encontrar como funciona a melhor plataforma online para concursos militares do Brasil. Vem com a gente!

Perfil das provas da EsPCEx

Analisando as provas anteriores da EsPCEx, é possível concluir que esse exame tem como característica ser bastante conteudista e abrangente. Diferentemente de outros vestibulares, que prezam por poucos assuntos, a EsPCEx cobra os mais diversos conhecimentos do estudante.
Portanto, o interessado em entrar para a Escola de Cadetes não pode abandonar qualquer matéria, mesmo as que não tem afinidade. Todos os conteúdos são fundamentais para a aprovação, ainda mais quando se pensa no resultado final.
Caso haja empate na classificação, a banca irá aplicar como critério de desempate as maiores notas das seguintes matérias: Português, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Inglês. Persistindo o empate, aquele ou aquela que for mais velho terá a preferência.

Critérios de eliminação

Mesmo que um aluno gabarite três matérias, isso não significa que ele vai ter destaque com relação à concorrência. Caso ele tenha nota inferior à mediana dos demais candidatos, ele será desclassificado.
A EsPCEx elimina todos os candidatos que não obtém nota igual ou superior a mediana de todos os candidatos e mínimo de 5 na Redação. Nesse concurso, a redação não tem caráter classificatório, apenas eliminatório. Portanto, se o aluno tirar 8 ou 9, isso será indiferente para a nota final, pois essa pontuação não será computada.

Requisitos para entrar na EsPCEx

Para entrar na EsPCEx, os interessados precisam preencher alguns requisitos. A escola exige que o candidato tenha entre 17 e 22 anos (até dezembro do ano de matrícula do curso) e altura mínima de 1.55 para as mulheres e 1.60 para os homens.
Esses requisitos devem ser comprovados depois do exame intelectual — se o aspirante passar dessa etapa. Além disso, é necessário realizar um teste de aptidão física e avaliação psicológica.

O vestibular da EsPCEx é um dos vestibulares militares mais concorridos do país. Clique aqui para saber mais sobre a EsPCEx!

Como é o curso

A EsPCEx funciona em regime de internato e todas as atividades são obrigatórias. No primeiro ano, os alunos têm aulas de Português, Inglês, Espanhol, Física Aplicada, História, Química Aplicada, Cálculo, Cibernética, Introdução às Técnicas Militares e Treinamento Físico Militar.
Os estudantes que obtiverem nota superior a 5 em todas as disciplinas estarão aptos a integrarem a Academia Militar dos Agulhas Negras. Os formados pela AMAN, que é um estabelecimento de nível superior, podem atuar em diversas áreas militares, como: Infantaria, Artilharia, Cavalaria, Comunicações e Serviço de Intendência do Exército Brasileiro.
O curso na Academia Militar dos Agulhas Negras tem duração de quatro anos. A grade curricular contempla matérias ligadas às ciências humanas, exatas e militares. O aluno formado nessa instituição recebe o diploma de Bacharel em Ciências Militares e é considerado Aspirante a Oficial.

Como se preparar para a prova da EsPCEx

O concurso EsPCEx é muito disputado e, por isso, merece uma preparação acima da média para garantir uma classificação. Em 2018, a prova contou com a participação de mais de 40 mil candidatos para concorrer às 445 vagas ofertadas.
Por abrir as portas para uma área de estabilidade, muitos veem na EsPCEx uma chance de fazer carreira e trilhar um futuro brilhante. Porém, o caminho a percorrer não é tão simples.
Vale lembrar que esse concurso conta com 100 questões e uma redação para serem resolvidos em dois dias consecutivos. Portanto, além de saber o conteúdo, o candidato deve manter a calma e conseguir administrar bem o tempo.
Resolver as provas anteriores da EsPCEx ajuda nesse aspecto. Para quem está começando os estudos ou deseja revisar o que já viu, vale a pena também fazer um cursinho on-line. No Kuadro, você estuda quando e quanto puder, e tem à disposição excelentes professores e um ótimo material pedagógico. Aproveite!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF