Especialidades da medicina: Neurologia

A medicina é o ramo do conhecimento responsável pelo estudo e cuidado com o corpo humano. Uma vez que o corpo humano é uma estrutura complexa, coube à medicina se especializar de acordo com a parte do corpo humano que ela se dedicava a estudar.
Assim, com tantos ramos na medicina, é possível se confundir entre as especialidades. Pensando nisso, o blog d’o Kuadro vai começar uma nova série: Especialidades da Medicina. Em cada post, vamos detalhar um pouco a atuação de cada especialidade das ciências médicas. No primeiro post da série: Neurologia.

O que é a neurologia?

Neurologia é o ramo da medicina que estuda o funcionamento dos sistemas nervoso e neuromuscular, e as doenças que os afligem. O sistema nervoso é compreendido por cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos. Já o sistema neuromuscular é composto por nervos e músculos.
A neurologia se encontra com áreas como a neuropediatria e a neurocirurgia, apesar de as três contarem com formações diferentes. Na neuropediatria, a formação do médico, embora continue dedicada às doenças que compreendem os sistemas nervoso e neuromuscular, é focada nas que afligem crianças. Já na neurocirurgia, o médico atua para tratar as doenças dos sistemas nervoso e neuromuscular por meio de cirurgias, diferente do neurologista.
Assim, enquanto o neurologista se dedica a conhecer as intervenções medicamentosas, o neurocirurgião age com cirurgias.

Que tipos de doenças trata a neurologia?

A neurologia atua no tratamento de uma série de doenças que podem estar direta ou indiretamente ligadas ao funcionamento cerebral. Entre as doenças indiretamente ligadas à saúde neurológica estão dores de cabeça, dificuldades de fala e locomoção e tonturas.
Além disso, a neurologia é o ramo da ciência diretamente responsável pelo tratamento dos males de Alzheimer, Parkinson, problemas de memória e convulsões. Além disso, a neurologia pode se encontrar com a psiquiatria no tratamento de depressão, ansiedade, pânico, etc.

Como é a residência em neurologia?

A especialização em neurologia leva três anos a mais após a formação do curso básico de medicina. Depois de formado no curso superior de medicina, o candidato presta uma nova prova e realiza a preparação por mais três anos. O primeiro ano é básico em clínica médica, enquanto os dois seguintes são dedicados à residência em neurologia.
Durante o período, o médico residente passa por preparação teórica, científica e prática na área.
Esse é um resumo breve do campo de atuação de um médico neurologista. Tem alguma dúvida sobre uma área específica da medicina? Pergunte pra gente nos comentários!
bolsa de estudos graduação e pós quero bolsa

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF