Chat with us, powered by LiveChat
Estatísticas dos aprovados no vestibular do ITA

Estatísticas dos aprovados no vestibular do ITA

Se você pretende entrar em escolas como ITA, IME, AFA, Escola Naval, Fuvest e Unicamp, prepare-se para estudar muito, desenvolver uma boa base e cair pelo menos uma vez pelo caminho antes de alcançar sua redenção. 

É preciso conhecer o desafio para vencê-lo

Antes de você prestar vestibulares concorridos como ITA, IME, Escola Naval, AFA, Fuvest e Unicamp é preciso conhecer o tamanho do desafio. Só assim você poderá vencê-lo. Para te ajudar nessa trajetória, preparei este estudo sobre algumas estatísticas dos aprovados no ITA. Não é uma análise exaustiva, mas é bastante aprofundada e vai te dar uma boa visão sobre o que esperar na caminhada até sua aprovação.

Nota de corte e média dos aprovados

Nos últimos 5 anos, a nota de corte do ITA ficou entre 61 e 71, em um máximo de 100 pontos.

Evolução de notas no vestibular do ITA

Fonte: vestibular.ita.br

Uma conclusão importante é que a concorrência não é entre os alunos como num vestibular para medicina, onde a nota de corte beira os 100%. Mas o desafio é realmente a prova.

Para conquistar a aprovação, você pode deixar algumas questões em branco. Isso facilita a vida de quem desenvolve uma boa estratégia de prova. Ao invés de resolver todas as questões, inclusive aquelas que tomam bastante tempo, você deve deixar essas questões maiores para o final e só resolver se houver tempo sobrando mesmo, o que é muito difícil de acontecer no vestibular do ITA. Portanto, comece pelas questões fáceis e vá resolvendo tudo até alcançar seus 70-75%.

Estatística de aprovações do ITA

Fonte: vestibular.ita.br

O histórico da prova de Português mostra, nessa disciplina, a média dos aprovados está entre 60% e 65%, ou seja, em geral os aprovados no ITA não são bons de Português. Enquanto isso, Matemática e Química têm médias acima dos 70% e matemática, pasmem, já chegou a quase 90%. Física vinha pelo mesmo caminho, mas nos últimos anos a banca que elabora a prova tomou alguma providência e a média está parada abaixo dos 60% faz dois anos. Isso mostra que é muito difícil subir sua nota pelas exatas, mas quem é muito bom em Português realmente tem um diferencial. Enfim, se for pra você apostar numa disciplina pra te diferenciar dos outros candidatos, aposte em Português.

Origem dos aprovados: tempo de preparação, escola, cursinho…

 

Tempo de preparação dos aprovados do ITA

Fonte: pesquisa com alunos do ITA

Em uma pesquisa feita com os alunos aprovados no vestibular do ITA de 2015, foi constatado que 92% dos candidatos aprovados fez cursinho específico para o ITA, 99% estudaram em escolas particulares, técnicas federais ou militares e o tempo médio de preparação dos alunos aprovados é de 1 ano e 8 meses.

Isso mostra que para conquistar a aprovação é importante ter uma boa base, que geralmente você adquire em escolas de ponta, e a perseverança é requisito obrigatório para passar em vestibulares como ITA, IME, Escola Naval, AFA etc.

Portanto, se você quer estudar em uma dessas escolas, prepare-se para mais de um ano de muita dedicação, disciplina e estudo.

Uma estratégia que se mostrou comum entre os alunos que fizeram 2 ou mais anos de cursinho foi conseguir bolsa em cursinho depois de quase passar em um desses vestibulares super concorridos.

Se você pretende entrar em escolas como ITA, IME, AFA, Escola Naval, Fuvest e Unicamp, prepare-se para estudar muito, desenvolver uma boa base e cair pelo menos uma vez pelo caminho antes de alcançar sua redenção.

Saiba o que há por trá de algumas das estatísticas do vestibular do ITA:

Quer se preparar para ITA, IME, Escola Naval e AFA estudando sem sair da sua casa? 

Conheça a Turma ITA do kuadro!

O Bruno é formado no ITA, mestrado em Educação em Portugal e é CEO do Kuadro. Além de ser fera nas exatas é um grande empreendedor e vai compartilhar sua experiências por aqui de vez em quando.

Blog Kuadro