esteto

Esteto, esfigmo, jaleco… são realmente necessários?

Olá pessoas, tudo bem? Hoje eu vim falar sobre algo que me intrigava muito quando era vestibulanda: quais materiais eu precisava ter logo de cara na faculdade de medicina. Eu já sabia que ter um esteto, um esfigmo e um jaleco seriam muito importantes ao longo do curso, mas quando comprar? Qual é o melhor? O famoso e sonhado Littmann é realmente necessário? Para sanar essas dúvidas, farei um joguinho de Mitos e Verdades, belezinha?

PRECISO COMPRAR UM ESTETO O QUANTO ANTES

Mito. Dependendo da grade curricular da faculdade de medicina, você irá usá-lo em momentos diferentes. No meu caso, por exemplo, só vou aprender sobre sistema circulatório e como manusear o esteto e o esfigmo, além de aprender a puncionar veias, no próximo semestre. Então não há necessidade de comprar agora caso não queira.

SE PUDER, COMPRE DOIS JALECOS

Verdade. Isso porque normalmente você usará um jaleco para as aulas de morfologia/laboratório e outro nas UBS. Já que nas aulas de morfo normalmente você irá mexer com peças cadavéricas ou com substâncias fáceis de se sujar, não seria agradável e muito menos higiênico se apresentar para pacientes com o jaleco todo sujo.

A maioria dos alunos compra um jaleco com um tecido melhor para ser utilizado em ambulatório e um mais baratinho de tecido mais grosso para ser usado nos laboratórios.

Além disso, é muito difícil arrumar tempo para lavar os jalecos duas vezes na semana.

O LITTMANN É O MAIS INDICADO PARA ALUNOS DE MEDICINA

Mito. Não vou dizer que ele é ruim, pois para mim é o melhor que existe, ele é e sempre será meu sonho de consumo. Então porque disse que é mito?

  1. O preço dele não é dos melhores. Se você não tem muita condição financeira, não se mate para comprar ele agora, invista seu dinheiro em outros materiais ou em outras prioridades.
  2. Vou dizer uma frase que minha coordenadora do PISCO nos fala: “ O Littmann seria um MP3 com aquele fone de ouvido da melhor qualidade, mas, um dia você é colocado em um local onde só tem radio de pilha e um fone está com mal contato. Você seria capaz de ouvir?”.Logo, é mais aconselhável nos acostumarmos na faculdade com os estetos simples – que serão encontrados em toda a rede do SUS- e, lá na frente, teremos nosso tão sonhado instrumento conversível, tendo o dinamismo de usar ambos os aparelhos.
  3. É muito fácil roubarem já que vamos andar com eles por todo o campus da faculdade, pelos ambulatórios, o trajeto até a faculdade ou mesmo em qualquer ambiente mais perigoso. Infelizmente, você fazer medicina já gera um status de rico automaticamente e muita gente de má índole fica de olho nisso.
  4. Somos desajeitados, vai ser muito difícil um brinquedinho desses não cair no chão e, aos poucos, vai perdendo a qualidade de MP3.

Como dizia meu desenho favorito: “Isso é tudo pessoal”, espero que vocês tenham gostado e sempre que precisarem tirar dúvidas, é só me chamar.

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro