Eu tiro notas ótimas em Redação, não preciso treinar tanto  –  Será?

Eu tiro notas ótimas em Redação, não preciso treinar tanto – Será?

É muito comum estudantes que tiram notas acima de 800 em Redação, durante o processo de estudo,  se sintam extremamentes confiantes com essas notas ótimas. E, é claro, devem se sentir exatamente assim. No entanto, alguns optam por negligenciar a disciplina por acharem que já estão com tudo encaixado na produção textual, e isso pode ser extremamente prejudicial.
 

Antes de mais nada, primeiro é preciso diferenciar o que é, de fato, negligenciar do ato de tirar o foco de uma disciplina que pode ser a sua facilidade, no caso a Redação. Alunos que mantêm uma média interessante nas redações precisam continuar com uma produção textual feita por semana, pelo menos.

Imagine-se um atleta, mesmo correndo uma maratona, o atleta precisa criar uma resistência, precisa treinar em ambientes parecidos com o que enfrentará, precisa simular e manter o seu desempenho constantemente, senão o que acontecerá com ele?

QUER APRENDER MAIS SOBRE REDAÇÃO? BAIXE GRATUITAMENTE O E-BOOK TIRE MIL NA REDAÇÃO

Da mesma forma é a escrita textual, se você já tira uma nota boa, deve continuar assim até o vestibular. O que acontece, em alguns casos, é que o aluno deixa de fazer a redação toda semana e passa a fazê-la de 15 em 15 dias, às vezes até menos que isso. Isso é negligenciar. Tirar o foco é priorizar as disciplinas de dificuldade, mas, ao mesmo tempo, manter um bom ritmo nas disciplinas de facilidade! 

Claro, a capacidade, por exemplo, de mandar bem na Norma Padrão é mais estática (o que dá ao aluno uma confiança perigosa). Quando o aluno alcança a excelência nas normas gramaticais, isso tende a se manter constante até o vestibular, pois, ainda que não fazendo redação, o aluno continua lendo muito. 

No entanto, essa é apenas uma das várias competências que são consideradas na avaliação. E se o aluno se deparar com um tema que não possui repertório? E se o aluno se deparar com uma defasagem na relação dos argumentos para um progressão textual fluida e eficaz? Por isso, é importante continuar treinando em diversos temas, para ir testando a bagagem cultural, para ir aprimorando seu tempo, para ir adiante, sempre! 

Quando se pensa em cursos concorridos, temos que lembrar que a média das notas de Redação sempre fica acima de 880, sabendo, é claro, que a produção textual vale, em média, 20% da nota total! Ninguém pode correr o risco de perder uma vaga em uma boa universidade, pois não treinou, suficientemente, para manter uma bagagem cultural que o auxilie em qualquer tema. Portanto, mesmo com uma extrema facilidade, continue treinando, atleta. 

Baltazar Ferreira (@Balt.Educa
Coordenador de Redação, Português e Inglês, Baltazar é licenciado em Letras pela UFMG e certificado pela English Studio em Londres em fluência da língua inglesa. Ainda durante a faculdade, criou um núcleo de redação e começou sua carreira como educador. Seu foco é trabalhar com os alunos uma abordagem moderna em relação à escrita, ajudando-os a desenvolver o amor pela redação. Já ajudou mais de 43 alunos a tirarem mais de 900 na Redação do ENEM, apenas em 2019.

 

 

Blog Kuadro