Faculdades de Medicina no Brasil

Medicina no Brasil: história, estatísticas e faculdades

Se você está se preparando para prestar o vestibular, já sabe: o curso de medicina é um dos mais concorridos de todo o Brasil. São vários os motivos: a motivação de salvar vidas, o status que a profissão traz, a possibilidade de ter uma grande carreira, etc. Na Universidade de São Paulo, a USP, por exemplo, as duas carreiras mais disputadas do vestibular de final de ano de 2016 eram na área de medicina:

  • No campus de Ribeirão Preto, 75,58 candidatos por vaga

  • No campus de São Paulo, 63,04 candidatos por vaga

Já na UNICAMP, a concorrência era ainda maior. Cada cadeira no curso de medicina no campus de Campinas era disputada por 221 pessoas diferentes.

A história dos cursos de medicina no Brasil

Outro motivo relevante para tamanha procura é a história que a carreira tem aqui no Brasil. Há mais de 200 anos existem faculdades aqui no país. A primeira surgiu em Salvador, Bahia, no dia 18 de fevereiro de 1808. No início era chamada de Escola de Cirurgia da Bahia. Hoje é mais conhecida como Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia, a FAMEB da UFBA.

No mesmo ano surgiu também no Rio Janeiro o primeiro curso da região Sudeste. No dia 5 de novembro surgia a Escola de Anatomia, Medicina e Cirurgia. Mais para frente ela seria renomeada como Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a UFRJ.

A situação atual dos cursos de medicina no Brasil

Ao todo existem 294 faculdades de medicina no Brasil. O levantamento foi feito pelo site Escolas Médicas, projeto criado por Antônio Celso Nunes Nassif, doutor em medicina e livre docente pela UFRJ.

Dessas, 164 são particulares e 130 públicas (78 federais, 36 estaduais e 16 municipais). Elas oferecerem anualmente 28119 vagas para futuros médicos.

No vestibular de fim de ano de 2016, 89 dos cursos utilizaram as notas do ENEM através do Sistema de Seleção Unificada, o SiSU, para o processo seletivo. Entre eles, o com maior nota de corte foi na Universidade Federal do Oeste da Bahia, a UFOB, COM 889.97 pontos. A mais baixa foi na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, a UFERSA, com 760.07 pontos.

Lista das Faculdades de Medicina no Brasil

Quer saber a relação completa de faculdades de medicina no Brasil? A gente do Kuadro preparou uma lista completa com todas as instituições do país. Você pode fazer o download através do link: https://www.kuadro.com.br/posts/wp-content/uploads/2017/09/Faculdades-de-medicina-brasil-Página1.pdf

O Kuadro tem uma turma especial para quem quer passar em medicina. Nós oferecemos: vídeo aulas, listas de exercícios, aulas ao vivo, correção de redações em até 7 dias, simulados e orientação pedagógica especial.

 

Turma Medicina 2018 com preços especiais só nesse mês:

Cursinho online medicina