6 fatos históricos que fazem aniversário em 2018

Todos os anos comemoramos o aniversário de inúmeros fatos históricos. Esse tipo de acontecimento, também chamado de efeméride, é muito pedido nos vestibulares. Por isso, listamos 6 fatos históricos que fazem aniversário em 2018 para você se preparar!

Nascimento de Karl Marx

Em 1818, nascia o filósofo e sociólogo alemão Karl Marx. A teoria Marxista, uma das mais famosas nos estudos das Ciências Humanas, estabeleceu base para muito do que hoje compreendemos sobre o trabalho e sua relação com o Capital.
Suas principais obras são O Manifesto do Partido Comunista (1848) e O Capital (1894).
Questões sobre Karl Marx podem ser cobradas em questões de História, Geografia, Sociologia e Filosofia.
Assista a uma breve aula sobre Marx no vídeo abaixo:

Dica: se possível, use alguma ideia do sociólogo durante a redação indicando seu nascimento. Assim você mostra que sabe relacionar os acontecimentos e que possui repertório cultural!

Fim da Primeira Guerra Mundial

Este ano são completos 100 anos desde o fim da Primeira Guerra Mundial. A guerra envolveu o Reino Unido, a França e o Império Russo (Aliados) e o Império Alemão e a Áustria-Hungria (Impérios Centrais).
Este conflito durou quatro anos e foi centrado na Europa. Por inúmeros fatores ficou marcado como a abertura para grandes mudanças políticas. Entre essas mudanças destacam-se as revoluções de cunho político e social.

Imagem de soldados alemães durante batalha da Primeira Guerra Mundial, em 1917.
Soldados alemães durante batalha da Primeira Guerra Mundial, em 1917.

O fim da Primeira Guerra foi selado pelo Tratado de Versalhes, assinado em 1919, como continuação do Armistício proposto no ano anterior.
Esse tema pode ser cobrado em questões de História e Geografia!

Nascimento de Nelson Mandela

Em 1918, há 100 anos, nascia Nelson Mandela, ícone na luta contra o racismo na África durante o século XX. Considerado o líder mais expressivo da África Negra, Rolihlahla Madiba Mandela destinou a vida a lutar contra o Apartheid (regime de segregação racial). Em 1993, o líder recebeu o Prêmio Nobel da Paz.

Fotografia de Nelson Mandela
Fotografia de Nelson Mandela

Seu aniversário pode cair em questões de História, Geografia e Interpretação de texto.
Dica: Nelson Mandela tem ótimas citações que podem ser usadas na redação!

Assassinato de Martin Luther King

Também na luta contra o racismo, Martin Luther King foi o maior ativista da causa nos Estados Unidos. Foi assassinado em abril de 1968 e lutava pelo direito dos civis. Também ganhou o Nobel da Paz com seu discurso “I Have a Dream”, feito na Marcha sobre Washington, em 1963.
Fotografia de Martin Luther King
Podem ser cobradas questões sobre sua trajetória em História, Geografia, Interpretação de Texto e Inglês.
Dica: O discurso “I Have a Dream” tem ótimas frases que podem embasar seus argumentos na redação!

Maio de 68

O movimento, que em 2018 completa 50 anos, foi o reflexo da revolta da população jovem quanto aos valores da época. Iniciou-se com a contestação de estudantes da Universidade de Nanterre, sobre valores conservadores da instituição, e espalhou-se por outros centros universitários.

Fatos históricos que fazem aniversário em 2018: Jovens durante o Maio de 68, por Cartier Bresson.
Fotografia de jovens durante o Maio de 68. Retrato do ilustre fotógrafo Cartier Bresson.

Eventos como Guerra do Vietnã, a revolução sexual, a criação do anticoncepcional e os movimentos em busca de direitos civis de minorias criou um clima de questionamento e contestação durante essa época.
Em entrevista à revista Mundo Estranho, o historiador Alberto Aggio, da Unesp, afirma que a movimentação foi tão grande na França que resultou em uma greve de trabalhadores. A greve balançou o governo de Charles De Gaulle, presidente da França na época. O representante renunciou um ano depois.
A repercussão do Maio de 68 alcançou diversos países e teve influência em movimentações do Brasil na época.
As manifestações e 68 e o movimento como um todo podem ser cobrados em questões de História, Geografia e Sociologia.

Ato Institucional Nº 5 (AI-5)

Baixado em 13 de dezembro de 1968, o Ato Institucional Nº 5 completa 50 anos em 2018. A medida, criada sob o comando do governo Costa e Silva, definiu o momento mais rígido do Regime Militar no Brasil.
O ato abriu brecha para punições arbitrárias de pessoas contrárias ao regime. Entre as punições estavam variados tipos de tortura e “desaparecimentos”.
Como resposta ao AI-5, e com influência do Maio de 68, foram organizados diversos movimentos de contestação à política da época. O lema “é proibido proibir” foi um dos motes usados pela população.
Questões sobre o AI-5 podem cair nas provas de História, Geografia e Sociologia! Você pode assistir uma aula sobre esse assunto aqui:
 
 
Que tal complementar esses assuntos com os Resumos Teóricos do Kuadro?
Você pode assistir a aulas de História e outras disciplinas gratuitamente aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *