Chat with us, powered by LiveChat
Fazer simulado para vestibular vale a pena?

Fazer simulado para vestibular vale a pena?

Sim, fazer simulado para vestibular é muito importante para a sua preparação. Esse tipo de exercício te ajuda a se imaginar no dia do grande teste e a chegar mais tranquilo.

Quando o aluno não faz simulado, apenas exercícios individuais de cada matéria, ele não tem a noção completa do que o exame cobra. Além disso, responder questões sem compromisso não garante a preparação adequada. Confira como e por que fazer simulado para o vestibular!

Vestibular é estratégia

Mais do que memorizar e saber os conteúdos, no vestibular, o estudante precisa ter estratégia. Esse processo seletivo exige que o candidato domine a ansiedade, o nervosismo e consiga controlar o tempo.

Há situações em que o candidato domina grande parte das disciplinas, porém, ele perde muito tempo em detalhes. No fim, ele deixou de fazer algumas questões que poderia ter acertado, pois não soube dividir os minutos.

Quem faz simulado, raramente, tem problemas com isso. Durante esse tipo de teste, o aluno deve resolver as questões em um limite de tempo, da mesma forma que ocorrerá no dia do vestibular. Assim, ele saberá resolver a prova mais rapidamente e não enfrentará dificuldades no dia.

Vantagens do simulado

Existem inúmeras vantagens de fazer simulado — e não apenas um — durante a sua preparação para o vestibular. São elas:

  • acostumar-se com a forma que a banca cobra os conteúdos. Afinal, a Fuvest é diferente do Enem e da Unicamp. Cada processo seletivo tem suas particularidades e o estudante precisa chegar ao vestibular sabendo disso;
  • serve para direcionar os estudos. Às vezes, o aluno pode não estar aproveitando uma matéria como deveria, mas nem se deu conta disso. Lembrando que as questões de vestibulares costumam ser mais difíceis do que os exercícios comuns sobre as matérias;
  • aprender a lidar com o tempo,
    garantir mais autoconfiança e menos ansiedade. Mesmo que o estudante se depare com algo de que desconhece ou não se lembra, é fundamental saber manter a calma para não comprometer toda a prova.

Dicas para fazer simulado

Decidiu que vai fazer simulado para treinar o que aprendeu? Então, se organize, pois o ideal é que esse momento seja o mais fiel ao vestibular.

Portanto, prefira fazer as questões em um ambiente calmo, sem interferências externas e sentado em uma cadeira. Resolver o simulado de maneira totalmente relaxada, deitado na cama, não representa o que você encontrará no futuro.

Para esse momento, separe apenas o material que poderá usar no dia da prova, como caneta e régua. Além disso, deixe um pequeno lanche e garrafa d’água ao seu lado. Quanto mais semelhante forem as condições ao dia do exame, melhor será para a sua preparação.

Quando fazer simulado

Não existe um período específico ideal para você fazer o simulado. Mesmo que tenha começado agora os estudos, você já pode começar a fazer algumas provas. O resultado inicial não importa muito, pois, conforme você for estudando, os acertos irão aumentar.

Se possível, realize um simulado por semana ou quinzenalmente. Assim, você sairá daquele estudo mais cansativo focado apenas nos livros e cadernos, desafiando a sua mente.

No Kuadro, você encontra os melhores simulados para vestibular. Aqui, os testes acontecem aos sábados e são disponibilizados para todos ao mesmo tempo. Ao final, nós disponibilizamos um ranking com a pontuação dos participantes.

Essa é uma excelente forma dos nossos estudantes se desafiarem e verem como estão diante da concorrência. Se for necessário, eles podem reforçar o estudo de alguma matéria e tirar as dúvidas com professores.

O importante é que o simulado para vestibular alcance o objetivo, que é ser outra estratégia para estudar e chegar mais preparado. Faça o máximo de simulados que puder e garanta um excelente resultado no processo seletivo. Conte com o Kuadro para realizar o seu sonho!

Blog Kuadro