Veja como Estudar Para o ENEM

Guia Completo — Como Estudar Para o ENEM

O ENEM está entre os exames mais importantes do País e exige um grande preparo por parte dos candidatos. São dois dias de prova, 180 questões objetivas e uma redação. Ele é dividido em cinco pilares principais: Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Redação.  Por ser uma prova repleta de particularidades, nós do Kuadro desenvolvemos um guia para te ajudar a saber a melhor maneira de estudar para o ENEM.

Começando a estudar para o ENEM

Nós já ensinamos aqui no blog a montar um cronograma, que é o primeiro passo antes de começar, de fato, a estudar para o ENEM. Depois disso, é hora de desenvolver as técnicas de estudos para o exame. Anote aí!

 Faça Exercícios específicos

Você provavelmente já sabe que fazer exercícios de provas anteriores é o melhor esquema para estudar para o ENEM, mas resolvemos frisar esse ponto porque ele é parte crucial do seu aprendizado.

O formato das questões das provas do ENEM é considerado um padrão. Assim, se você já tiver bastante intimidade com a forma que o conteúdo cai na prova, as chances de acertar serão muito maiores.

Procure o máximo de resoluções comentadas que conseguir. É bem mais fácil entender o que está sendo cobrado do aluno quando existe alguém explicando a questão.

Dê atenção aos temas recorrentes

Existe uma constância nos conteúdos que são cobrados no ENEM, por isso lembre-se que saber determinados assuntos na ponta da língua já garante a você alguns pontos extras.

As matérias que se repetem são:

  • Interpretação e compreensão de texto em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Geometria em Matemática e suas Tecnologias;
  • Atualidades em Ciências Humanas e suas Tecnologias (mantenha-se sempre informado durante o ano de sua prova);
  • Mecânica em Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Faça um catálogo de resumos

Pode parecer besteira, mas organizar catálogos de pequenos resumos por matéria e assunto pode ser de grande ajuda no final do ano, principalmente na época de revisão. Use um sistema de cores, marcadores coloridos e post-its. Mais do que servir de consulta, esse tipo de técnica ajuda o seu cérebro a fixar o conteúdo!

Treine para o dia do Enem

Sabemos que os dias de prova são longos e cansativos, então é essencial que você se prepare para ter resistência desde o início.

Você vai precisar resolver uma quantidade grande de questões em pouco tempo, por isso uma ótima dica é que faça simulados cronometrando seu desempenho desde o primeiro mês de estudos. Dessa forma você será capaz de enxergar os pontos que precisam ser melhorados e ainda terá tempo de aperfeiçoá-los.

Pronto para estudar para o ENEM? Continue acompanhando o blog do Kuadro e fique sempre por dentro das novidades do mundo dos vestibulares!

Blog Kuadro