Guia completo Fuvest 2019: tudo que você precisa saber

A Universidade de São Paulo (USP) é uma das mais importantes universidades do Brasil, além de ser a mais bem avaliada segundo o QS Ranking (Quacquarelli Symonds), uma consultoria britânica especializada em ensino superior. Por esse motivo, a prova da Fuvest é uma das mais concorridas e mais difíceis do país.  

Se você está entre a parcela de estudantes que deseja estudar lá, leia este artigo e saiba tudo sobre a Fuvest 2019!

O que é a USP e como eu faço para estudar lá?

Criada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma universidade pública, mantida pelo governo do estado de São Paulo por meio do repasse do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços). Ela é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI).

A sede da universidade e seu maior campus estão localizados na capital paulista. Outros oito estão espalhados pelo interior do estado, presentes nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. A USP também conta com Unidades de Ensino, Museus e Centros de Pesquisa.

No total, a USP conta com 229 cursos e mais de 8 mil vagas. Para estudar na universidade você pode prestar o vestibular tradicional (Fuvest), o ENEM/SiSU, ou tentar transferência externa – ou seja, vir de outra universidade.

Como é o processo seletivo da FUVEST?

O vestibular da USP é feito pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest). Ela foi criada em 1976 e, desde então, é responsável pela realização da prova e seleção de alunos.

O processo seletivo hoje tem quase 140 mil inscritos e só fica atrás do Enem, que serve como forma de ingresso para universidades em todo o Brasil e em Portugal. A seleção é feita exclusivamente pela aplicação de provas.

Formato

Tradicionalmente, a prova da Fuvest é dividida em duas fases. A primeira é composta por 90 questões objetivas sobre Português, Matemática, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Física, Química, Biologia e Inglês. Há também questões interdisciplinares.

Uma das grandes novidades para o vestibular da USP 2019 é que a segunda fase da Fuvest vai acontecer em apenas dois dias. No dia 6 de janeiro, um domingo (data escolhida para a aplicação da segunda fase em 2019), os alunos convocados enfrentarão 10 questões de Português e uma redação – como a maioria dos vestibulares, a redação da Fuvest segue o modelo dissertativo-argumentativo.

Já no dia 7 de janeiro, segunda-feira, os candidatos respondem a 12 questões específicas, que variam de acordo com o curso escolhido.

Se você está entre a parcela de estudantes que deseja estudar na USP, leia este artigo e saiba tudo sobre a Fuvest 2019!

Assuntos que mais caem

A Fuvest costuma cobrar quase todos os assuntos do Ensino Médio em suas provas. De acordo com um levantamento feito pelo Guia do Estudante, os assuntos mais recorrentes por disciplina são os que vamos demonstrar a seguir.

Matemática

Funções, probabilidade, análise combinatória, geometria (espacial eanalítica) e trigonometria estão entre os tópicos mais recorrentes na área de Matemática da prova da Fuvest.

Além desses assuntos, também costumam cair questões sobre juros, matrizes, porcentagem, determinantes, números complexos, logaritmos, polinômios e progressões (aritmética e geométrica).

Português

Uma boa análise e interpretação de texto é fundamental para o estudante que vai prestar o vestibular da USP. Compreensão argumentativa, características do modernismo, análise sintática, conjugações verbais, figuras de linguagem e elementos de coesão, também são alguns dos pontos mais presentes na prova de Português da Fuvest.

Algumas obras são obrigatórias. Por isso fique atento aos livros da Fuvest. A relação inclui Iracema, do escritor José de Alencar; Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; A relíquia, de Eça de Queirós; O cortiço, romance naturalista do escritor Aluísio Azevedo; Vidas secas, de Graciliano Ramos.

Outras obras foram recentemente incluídas na lista de livros da Fuvest, entre elas estão  Minha vida de menina, de Helena Morley; Claro enigma, de Carlos Drummond de Andrade; Sagarana, de João Guimarães Rosa, e Mayombe, do escritor angolano Pepetela.

História

Entre os tópicos a serem estudados na disciplina de História, destacam-se: a história da Grécia e Roma antiga; Feudalismo e crises da Idade Média; Iluminismo e Absolutismo; Revoluções Burguesas; Imperialismo; Primeira e Segunda Guerras Mundiais; Revolução Russa; funcionamento do Brasil Colônia; Repúblicas da Espada e Oligárquica; Era Vargas e Ditadura Militar no Brasil.

Guia Completo FUVEST 2019 Tudo Que Você Precisa Saber
A prova da Fuvest é uma das mais concorridas e mais difíceis do país.

Geografia

Na Geografia, os assuntos políticos e físicos se alternam entre os que são mais recorrentes no vestibular da USP. Alguns deles são: problemas ambientais urbanos; processos de urbanização no brasil e no mundo; domínios morfoclimáticos do Brasil; estrutura agrária brasileira; protocolos e conferências mundiais para preservação do meio ambiente; globalização e movimentos migratórios.

Biologia

Em Biologia, a prova da Fuvest costuma exigir do aluno conhecimentos em evolução; mitose e meiose; genética; fisiologia humana; botânica; fisiologia celular e ecologia.

Física

As questões de Física abrangem os assuntos relacionados à trabalho e conservação de energia; Leis de Newton; dinâmica do movimento curvilíneo; princípios de óptica; princípios de eletrodinâmica e quantidade de movimento.

Química

Em Química, entalpia; equilíbrio químico; mol e cálculo estequiométrico; funções orgânicas; soluções e propriedade e classificação das substâncias estão entre os conteúdos mais recorrentes.

Inglês (temas dos textos-base)

A prova de Inglês conta com textos-base que exigem do aluno interpretação e contexto. Assuntos como meio ambiente, tecnologia, saúde e economia são alguns dos temas mais exigidos do vestibulando.

O que mudou na Fuvest 2019

Em 2018, a prova da Fuvest conta com algumas mudanças específicas. Entre elas, Políticas de Ação Afirmativa e número de dias. Confira mais a fundo o que isso significa na prática.

Dias de prova

A segunda fase da Fuvest, durante anos, teve três dias de duração. A redução para dois dias ocorreu este ano, em 2018, e será aplicada pela primeira vez na Fuvest 2019. O primeiro dia permanece igual, com questões de Português e uma Redação, e agora o segundo dia será o de disciplinas específicas da carreira.

Houve também um aumento no número máximo de disciplinas específicas: antes eram de duas a três, agora serão de duas a quatro.

A primeira fase do vestibular será mantida no modelo tradicional e o valor da inscrição da Fuvest também permanece o mesmo do ano passado, em R$ 170.

Ações afirmativas

Outra mudança no vestibular 2019 foi o aumento na reserva de vagas para ingresso na USP. A reserva este ano será de 40% das vagas. Os candidatos deverão optar pela modalidade de concorrência no ato da inscrição. Serão três opções:

  • Ampla Concorrência (AC): para candidatos sem exigência de pré-requisitos;
  • Ação Afirmativa Escola Pública (EP): para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, independentemente da renda;
  • Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI): para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, independentemente da renda.

O total de vagas da USP é de 11.147, número que será preenchido pelo vestibular Fuvest (8.402 vagas) e pelo SiSU (2.745 vagas). Com a medida de Ação Afirmativa, a divisão de vagas da Fuvest será de 6.569 vagas para candidatos da modalidade AC; 1088 vagas para candidatos da modalidade EP; e 745 vagas para candidatos da modalidade PPI.

Processo de reescolha

O vestibular Fuvest também deixará de adotar o Processo de Reescolha. A reescolha era oferecida a candidatos não matriculados e não eliminados até a sexta chamada. Se sobrarem vagas não preenchidas, elas poderão ser ocupadas com processos de transferência interna (para alunos da USP) e externa (alunos de outras universidades).

Número de chamadas

Esta foi mais uma mudança na FUVEST 2019. A quantidade de chamadas de aprovados diminuirá de seis para cinco em 2019. Em contrapartida, mais candidatos serão chamados na segunda fase.

Veja as datas do vestibular 2019 da USP.

Fique ligado nas datas das provas da Fuvest!



Prepare-se para a prova da Fuvest com os cursinhos do Kuadro e garanta sua vaga no curso que deseja!

O que você achou?