História no ENEM: Saiba mais sobre a prova

Estudar para o ENEM se torna um desafio para muitos, pois, existem muitas matérias a serem estudas, e muito se perguntam: O que estudar para o ENEM?
História é principalmente uma das matérias que mais deixam os candidatos com dúvidas, na hora de estudar. Por isso, para te ajudar nessa etapa, nós aqui do Kuadro, preparamos os principais pontos que você deve estudar sobre a História no ENEM.
Acompanhe! 

Como é a prova de História no ENEM? 

Antes de mais nada, você vestibulando deve se lembrar que o ENEM buscou nos últimos anos, elaborar uma prova com caráter interdisciplinar e com temas próximos ao cotidiano dos alunos. Sendo assim, a disciplina de História no ENEM, fundamental para a compreensão do mundo em que vivemos, foca nos temas que impactam diretamente a nossa sociedade.
Logo, a prova do ENEM abrange muito sobre a História do Brasil, principalmente quando relacionado a luta por direitos através dos movimentos sociais. Esse tipo de conflito não é novidade na história do nosso país e do mundo, estando presente desde a formação dos Grandes Impérios, como a Grécia e Roma.
Vamos então aos pontos que você precisa saber para se dar bem na prova de História no ENEM:

O que cai na prova de História no ENEM? 

Os principais assuntos que podem ser abordados na prova de História no ENEM, são:

Brasil Colônia

Esse período entre 1500 e 1822, é marcado pelo encontro entre europeus e indígenas. Para não ter surpresas na prova, entenda a dinâmica entre a metrópole Portugal e a colônia Brasil, através do Pacto Colonial. Outro ponto importantíssimo, por deixar consequências até os dias de hoje, é a escravidão de negros e índios, esse é outro assunto bem cobrado em História no ENEM. 
O fim desse período está relacionado com a vinda da família real portuguesa para o Rio de Janeiro, que fugia das invasões napoleônicas. Alguns anos mais tarde, a corte retorna a Portugal deixando a administração da colônia nas mãos de D. Pedro I, que proclamou a Independência em 7 de Setembro de 1822.

Brasil Império

Após a Independência, o Brasil viveu seu período monárquico entre 1822 até 1889. É importante saber as características do Primeiro e Segundo Reinado, e principalmente a outorga da Primeira Constituição Brasileira de 1824, que definia além dos 3 poderes do Estado, o Poder Moderador que estava acima dos demais.
Com o avanço de ideias liberais, esse momento histórico é marcado por inúmeras revoltas que culminaram em grandes mudanças, como a abolição da escravidão em 1888. Estude bem esse ponto pois, ele é cobrado na prova de História no ENEM. 

Brasil República

Com certeza um dos temas mais cobrado na prova de História no ENEM! Inicialmente, o governo ficou na mão dos militares para assegurar que a monarquia não tentasse voltar ao poder. Esse período é conhecido como República da Espada, que deu sequência à República Oligárquica, na qual pequenos e seletos grupos de cafeicultores passaram a ter grande influência no Estado.
A política do café-com-leite traduzia esses interesses, já que apenas governantes de São Paulo ou Minas Gerais poderiam assumir o Governo Federal.A partir dessa organização, que os coronéis, grandes proprietários de terras, ganharam força política, econômica e social. Assim, estude os diversos movimentos que surgiram contra essa ordem como a Revolta da Chibata, a Revolta da Vacina, o Tenentismo e a Coluna Prestes.
Em 1930, porém, a República Velha chegou ao fim com um golpe de Estado que colocou Getúlio Vargas no poder por 15 anos. Esse foi um período de renovação na política brasileira marcado entre outras coisas pelo avanço das leis trabalhistas.
Com o fim da Era Vargas, surgiu a República Populista marcada pelos governos Dutra, Kubitschek, Quadros e Jango. Veio então o Golpe Militar que estabeleceu uma ditadura até 1985. Não deixe de estudar as características dessas transições e as consequências para a população. Não deixe de dar atenção a esse período. 

História Antiga

Na prova de História no ENEM, a história antiga também é citada e cobrada dos candidatos, não com muita frequência, mas podem pedir. Trata-se de um período compreendido desde o surgimento da escrita até o fim do Império Romano.
Apesar de não ser o tema preferido do ENEM, é muito importante que você conheça sobre as Civilizações Gregas e Romanas, afinal, conceitos como democracia e república, alicerces até hoje da nossa sociedade, surgiram nessa época. Não deixe de entender um pouco mais sobre os Incas, Maias e Aztecas.

Idade Moderna 

Sobre o período entre os séculos XV e XVIII, no Ocidente, é fundamental que o vestibulando conheça o que aconteceu no Velho Continente. A estrutura do Feudalismo, as Monarquias Absolutistas e as Grandes Navegações são pontos que devem ser estudados.
Vale lembrar, que a Idade Moderna terminou com o fim da Revolução Francesa, movimento que estabeleceu a transição do poder dos nobres para a burguesia.

Idade Contemporânea 

Com a ascensão da burguesia, esse período do fim da Revolução Francesa até os dias de hoje, tem por grande característica as ideias Iluministas e Capitalistas. Outro marco desse momento histórico é o desenvolvimento industrial, que trouxe consigo uma nova realidade para a sociedade e que acabou desencadeando outros diversos movimentos sociais e de independência das colônias no mundo todo.

Como se dar bem em História no ENEM? 

As dicas aqui da Kuadro, são para ajudar todos os candidatos ao ENEM, a se preparem de forma adequada e se saírem bem no exame. 

Por isso, nossa dica para você se sair bem em História no ENEM, é ter uma boa preparação. Isso mesmo, a preparação é fundamental. Não deixe os estudos para a última hora. 
Estude com atenção os principais pontos abordados nas provas anteriores. E na prova atenção ao que lhe é pedido é essencial. 
Desejamos a todos uma boa prova! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF