Chat with us, powered by LiveChat
Entenda a importância da vacina

Imunização: A importância da vacina

De acordo com a OMS, a aplicação de vacinas em crianças é uma medida barata e eficaz no combate à mortalidade infantil, o que mostra a importância da vacina.  Porém, o que temos visto nos jornais é o ressurgimento de muitas doenças até então consideradas controladas pelas autoridades de saúde.  

Além da imunização falha, uma das causas apontadas para esse problema é o movimento antivacina. Muitas pessoas são contra a imunização artificial e não vacinam seus filhos. Contudo, sem a vacinação a imunização na população fica reduzida, o que permite a disseminação de doenças.

Segundo informações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), muitos responsáveis optam por não imunizar as crianças porque acreditam que o sistema de defesa dos bebês ainda seja prematuro para receber as vacinas e seus antígenos. No entanto, esse pensamento não é correto, pois as crianças apresentam condições de produzir adequadamente os anticorpos.  

Além desse argumento, o medo de reações às vacinas, fatores religiosos, entre outros são defendidos pelo movimento antivacinas, o qual tem causado grande preocupação para as autoridades de saúde mundiais.

Qual a importância da vacina? Como ela funciona?

Quando pensamos nas vacinas, o ditado “melhor prevenir do que remediar” é uma verdade. As vacinas são essenciais para a prevenção de doença! Elas são responsáveis pela produção de anticorpos, que são proteínas muito importantes para a defesa do nosso organismo.

Vírus e bactérias, ao invadir o organismo, realizam o ataque às células e se multiplicam no interior das mesmas. O processo descrito é chamado de infecção e causa a doença no ser vivo. As vacinas atuam estimulando o sistema imune. Elas levam o organismo a produzir anticorpos, os quais atuam contra os invasores.

A figura abaixo mostra um esquema a atuação da vacina no organismo:

Ilustração de funcionamento da vacina no organismo.

Fonte: Centro de Estudos em Farmacovigilância da UNIFAL.

Imunização Ativa

As vacinas são produzidas a partir de seres vivos (atenuados) ou seres completos mortos (inativados). Também são usados na produção componentes microbianos ou toxinas secretadas que tenham sido neutralizadas.

Essas substâncias atuam como antígenos (substâncias estranhas ao corpo), estimulando o organismo do ser imunizado a produzir anticorpos para defendê-lo. Por isso é um tipo de imunização ativa. As vacinas são importantes para a prevenção de doenças, visto que em geral são aplicadas antes do contato com o patógeno, o causador da doença.

A figura abaixo mostra as principais vacinas produzidas com antígenos atenuados e inativados:

Principais vacinas produzidas com antígenos atenuados e inativados

Fonte: Centro de Estudos em Farmacovigilância da UNIFAL.

Quando a imunização é passiva, o organismo recebe os anticorpos prontos, o que torna a resposta imunológica rápida. Porém não há a formação de células de memória, as quais são muito importantes para evitar que o organismo seja infectado em um novo contato com o antígeno.   

Memória Imunológica:

Quando em contato com o agente infeccioso, nosso organismo é capaz de produzir células especiais que impedem que em um novo contato com esse antígeno o organismo fique doente.

Nosso sistema imunitário apresenta a capacidade de memorizar antígenos já combatidos. Dessa forma em um novo contato com um determinado vírus, por exemplo, o processo de proteção do organismo é ativado novamente.

Em algumas situações, a memória imunológica impede que uma doença ocorra mais de uma vez no mesmo organismo. Isso ocorre com o sarampo, por exemplo. Porém, há casos em que são necessárias doses de reforço de uma vacina para que o corpo consiga produzir uma boa memória imunológica.

É importante estar atento às novidades na área da saúde e notícias da atualidade, que são muito cobradas nas provas! Bons estudos e conte com a gente!

Referências:

FIOCRUZ: Vacinação é essencial para erradicação do sarampo. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/vacinacao-e-essencial-para-erradicacao-do-sarampo Acesso em: 25/07/2018

MINISTÉRIO DA SAÚDE: Importância da vacinação. Entenda a importância da vacinação. Acesso em 25/07/2018.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA: SBP e CFM alertam a população e os médicos para a necessidade da estar com o calendário de vacinação em dia. Disponível em: http://www.sbp.com.br/imprensa/detalhe/nid/sbp-e-cfm-alertam-a-populacao-e-os-medicos-para-a-necessidade-da-estar-com-o-calendario-de-vacinacao-em-dia/ Acesso em: 24/07/2018.

UNIFAL: Como funcionam as vacinas? Disponível em: http://cefal-unifal.blogspot.com/2015/03/como-funcionam-asvacinas-as-vacinas.html Acesso em: 24/07/2018

Gostou deste resumo? Continue acompanhando o Blog do Kuadro para mais artigos sobre vestibular!

Estude como as Aulas Grátis do Kuadro transmitidas ao vivo de segunda a sexta!

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro