Ler o edital do ENEM é importante

Ler o edital do ENEM é importante?

Para quem vai prestar ENEM, é essencial saber as datas de inscrição e provas, certo? Certo. Mas será que só isso é suficiente? A gente te garante que não! Nesse post você vai saber por que ler o edital do ENEM é importante para a sua aprovação! Veja as principais razões:

Informações oficiais

Como o ENEM é uma prova que muitas pessoas fazem, é fácil encontrar informações sobre ela em jornais, revistas e portais na internet. No entanto, ler o edital do ENEM é importante porque lá estão as informações oficiais. O conteúdo do edital é seu guia sobre a prova. Além disso, o edital contém as informações completas, e lê-lo evita que você fique com dúvidas sobre o ENEM.

Entre as principais informações, estão:

  • Datas importantes (período de inscrição, data das provas, divulgação do gabarito etc);
  • Estrutura, local e horário das provas;
  • Como e quando solicitar atendimento especial e outros direitos;
  • Documentos e informações pessoais exigidos;
  • Como preencher os campos;
  • Quais as orientações para os dias de prova.

 

Precaução 

Ninguém quer perder a chance de entrar na faculdade porque não sabia as informações sobre o ENEM, certo?

Ler o edital é importante para se precaver de eventuais dúvidas e problemas. No edital, por exemplo, há informações sobre o horário de abertura e fechamento dos portões. Não ler o edital pode fazer com que o vestibulando não saiba exatamente a que horas fecha o portão para o exame e chegue atrasado.

Se no documento você vê que o portão fecha em determinado horário e o caminho da sua casa até o exame é comprido, você já se programa para garantir que chegará na hora certa.

Garantia de direitos

Se você faz parte de algum grupo especial, é no edital que você encontra informações sobre a garantia de direitos durante o processo seletivo.

Pessoas com deficiência e gestantes, por exemplo, podem solicitar atendimento especializado ou específico para os momentos de aplicação do ENEM. As informações sobre quem pode pedir e sobre quando e como solicitar estão no edital do exame.

Como ler o edital do ENEM

O documento está disponível em três versões: em um arquivo em PDF, em texto e em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Separe um tempo para leitura e leia com calma. Se tiver dúvidas sobre algum termo, pesquise ou pergunte a algum familiar ou colega. Faça anotações que considerar importantes.

Mais perto da data de aplicação das provas, releia o edital e veja se ainda tem dúvidas.

O que achou deste conteúdo?

Para esse e outros textos sobre o ENEM, continue de olho no Blog do Kuadro!

 

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

Blog Kuadro