Lista de Filmes: História dos EUA – Parte 2

Fala pessoal, tudo tranquilo?
Hoje voltamos com a segunda parte da lista de filmes que a professora Ana Carolina separou para entendermos ainda melhor a história dos Estados Unidos.

O Resgate do Soldado Ryan

1998 Drama/Ação Steven Spielberg

Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, o Capitão Miller recebe a missão de comandar um grupo do Segundo Batalhão para o resgate do soldado James Ryan, o caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.

 

Os doze condenados

1967 Thriller/Drama Robert Aldrich

O dia D se aproxima e o coronel Breed dá ao major Reisman a importante tarefa de treinar uma equipe de soldados paraquedas para atravessar as linhas inimigas e assassinar os alemães em um castelo francês. Os soldados são recrutados de um grupo de assassinos, estupradores e criminosos no corredor da morte, a quem são prometidas sentenças menores. Apesar de sua história, os 12 homens provam ser uma unidade espirituosa e corajosa.

 

Cartas de Iwo Jima

2006 Drama/Ficção histórica Clint Eastwood

Cartas há muito tempo enterradas em uma ilha revelam as histórias dos soldados japoneses que lutaram e morreram durante a Segunda Guerra Mundial. Entre eles estão Saigo, Baron Nishi e Shimizu. Embora o tenente-general Tadamichi Kuribayashi sabe que ele e seus homens têm virtualmente nenhuma chance de sobrevivência, ele usa suas extraordinárias habilidades militares para deter as tropas americanas pelo maior tempo possível.

 

Boa Noite, e Boa Sorte

2005 Docudrama/Ficção histórica George Clooney

Nos anos 1950, o âncora de televisão Edward R. Morrow entra em rota de colisão com o reacionário senador Joseph McCarthy, criticando métodos e estratégias que ele usa em sua caça aos supostos comunistas em atividade nos Estados Unidos.

 

JFK – A Pergunta que Não Quer Calar

1991 Thriller/Drama Oliver Stone

A investigação do assassinato do presidente John F. Kennedy liderada pelo promotor público de Nova Orleans, Jim Garrison (Kevin Costner). Quando Garrison começa a duvidar da conjectura sobre o crime, ele se depara com a resistência do governo. Após o suspeito do assassinato de Kennedy, Lee Harvey Oswald (Gary Oldman), ser morto, o caso é encerrado. Mais tarde, porém, Garrison reabre a investigação e encontra provas de uma grande conspiração por trás da morte do presidente.

 

Malcolm X

1992 Drama/Romance Spike Lee

O líder afro-americano Malcolm X tem o pai assassinado pela Klu Klux Klan e sua mãe internada por insanidade. Preso aos 20 anos de idade, Malcolm se converte ao islamismo e passa a pregar seus ideais.

 

Selma: Uma Luta pela Igualdade

2014 Drama/Ficção histórica Ava DuVernay

A história da luta de Martin Luther King Jr. para garantir o direito de voto dos afrodescendentes – uma campanha perigosa e aterrorizante que culminou na marcha épica de Selma a Montgomery, Alabama, e que estimulou a opinião pública norte-americana e convenceu o presidente Johnson a implementar a Lei dos Direitos de Voto em 1965. Em 2015 é comemorado o 50o. aniversário deste momento crucial no Movimento dos Direitos Civis.

 

Apocalypse Now

1979 Drama/Aventura Francis Ford Coppola

No Vietnã, em 1970, o capitão Willard faz uma viagem perigosa e cada vez mais alucinante rio acima para encontrar e matar o coronel Kurtz, um antigo oficial promissor que ficou louco. Em um barco patrulha da Marinha cheio de inteligentes jovens de rua, um oficial da força aérea obcecado por surf e um fotógrafo maluco, Willard viaja cada vez mais para o coração das trevas.

 

Nascido para Matar

1987 Drama/Ação Stanley Kubrick

O soldado Davis, batizado de “Joker” pelo sargento linha-dura Hartman, suporta os rigores do treinamento básico e tenta ajudar o ridicularizado colega Lawrence. Na preparação, Hartman emprega métodos abusivos para transformar seus recrutas em verdadeiras máquinas de guerra. Lawrence não aguenta a pressão, mas Joker se forma no Corpo de Fuzileiros Navais e é enviado para o Vietnã como jornalista, cobrindo e, eventualmente, participando da sangrenta Batalha de Hué.

 

Dr. Fantástico

1964 Fantasia/Comédia Stanley Kubrick

Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

 

Argo

2012 Thriller/Drama Ben Affleck

Durante a crise do Irã em 1980, seis americanos ficaram refugiados na embaixada canadense em Teerã. Para tirá-los de lá, um agente da CIA decide fazer um filme fictício como estratégia para resgatá-los.

 

Taxi Driver

1976 Filme policial/Drama Martin Scorsese

O motorista de táxi de Nova York Travis Bickle reflete constantemente sobre a corrupção da vida ao seu redor e sente-se cada vez mais perturbado com a própria solidão e alienação. Em praticamente todas as fases de sua vida, Bickle permanece isolado e não consegue fazer contato emocional com ninguém. Incapaz de dormir noite após noite, o motorista frequenta os estabelecimentos de pornografia locais em busca de diversão.

 

Frost/Nixon

2008 Drama/Ficção histórica Ron Howard

Três anos depois do escândalo político de Watergate, o que o levou à renúncia, Richard Nixon seleciona o jornalista britânico David Frost para conduzir uma entrevista exclusiva. Apesar de o ex-presidente acreditar que será fácil despistar o jornalista, a conversa acaba tornando-se uma entrevista franca e reveladora.

 

Apollo 13 – Do Desastre ao Triunfo

1995 Drama/Ficção histórica Ron Howard

Em 1970, a NASA envia à Lua um novo grupo de astronautas na missão Apollo 13. Porém, já no espaço, um tanque de oxigênio explode. Com o acidente, os astronautas Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise não conseguem seguir sua rota, correndo o risco de ficar sem oxigênio e energia suficientes para voltarem à Terra. Agora, a equipe a bordo e a equipe em terra firme correm contra o tempo para consertar a nave.

 

Soldado Anônimo

2005 Drama/Filme biográfico Sam Mendes

Anthony Swofford passa por um intenso treinamento e se torna um fuzileiro naval. Ele e sua unidade são enviados à Arábia Saudita, mas precisam enfrentar 175 dias de calor, tédio, tensão e preocupações com namoradas antes de entrar em ação.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF