dicas para a prova de física do enem

Mandando bem na prova de Física do ENEM

Você conhece qual a abordagem da prova de Física do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio tem como característica marcante abordar temas atuais e os aplicar em cada uma das quatro áreas do conhecimento de maneira contextualizada. A prova de física do ENEM requer de você a capacidade de relacionar a física teórica e a realidade, de forma a aplicar o saber intuitivo às disciplinas no Ensino Médio.

Decorar ou compreender a Física?

É de suma importância que você não apenas decore as fórmulas, mas priorize a compreensão conceitual dos fenômenos físicos e relacione-os entre si. Pois ao compreendê-los será muito mais fácil utilizar as equações a seu favor. Então nada de ficar só decorando hein?!

Quer mandar bem na prova de física? Siga estas duas dicas

1ª dica:
Para que você mande bem na prova de física do Enem é MUITO IMPORTANTE ficar atento as unidades fornecidas, bem como as grandezas fornecidas nos gráficos dados e ao realizar suas contas lembre-se que as unidades devem ser coerentes entre si.

2ª dica:
Vá anotando os dados fornecidos num cantinho e fazendo esquemas pra facilitar, e a partir disso pode começar a resolução!

E as questões difíceis o que eu faço?

Lembre-se que quem administra o tempo de prova é você! Alguns minutinhos farão falta no final da prova de Física do ENEM! Portanto, resolva primeiro as questões mais fáceis, siga para as questões de nível médio e depois destas as difíceis.

Você sabe os temas que mais caíram nos últimos anos na Física do ENEM?

Nossos professores do Kuadro separaram os principais temas, confira logo abaixo:

Mecânica

Em questões de cinemática, fique atento aos dados, determine o referencial e tome cuidado com soluções simples. Caso necessário releia o texto pra não cair em possíveis pegadinhas. Já nas questões de Dinâmica lembre-se de desenhar com calma as forças que atuam no sistema e fique atento quanto aos possíveis atritos dinâmicos ou estáticos. Nas questões de energia e quantidade de movimento, faça um esquema passo a passo da situação a fim de facilitar o desenvolvimento e resolução da questão

Gravitação de Newton

Atente para a importância das Leis de Kleper e da formulação da Lei da Gravitação universal. Pois é comum aparecerem questões relacionando campos gravitacionais entre planetas. No aspecto qualitativo é importante saber a relação da gravidade com a latitude e longitude bem como efeitos climáticos gerados por corpos de massa elevada, como ocorre com as marés.

Ondulatória

Dentre os fenômenos ondulatórios mais abordados estão: refração, reflexão, frequência e comprimento de onda, e óptica geométrica. Atente-se aos conceitos básicos de radiação, oscilações e ondas, pois tem-se notado uma tendência nas provas recentes de conceitos que envolvam o conhecimento desses fenômenos.

Elétrica

É essencial compreender os conceitos de corrente elétrica a fim de resolver questões de circuitos. Dentro de uma abordagem mais prática e contextualizada é comum questões que envolvam potência elétrica dissipada, consumo de energia elétrica e medidores elétricos.

Termologia

No que se refere a termologia e os fenômenos térmicos, observa-se questões que cobram os conceitos fundamentais de calor, energia térmica, propagação de calor e calorimetria fenômenos térmicos de uso cotidiano. Em calorimetria são notadas questões que abordam não só os conceitos, mas a aplicação envolvendo cálculos.

Ótica e ondas

As questões sobre ondas na Física do Enem têm por propósito colocar enfoque os fenômenos ondulatórios do nosso dia a dia. Os temas mais recorrentes de fenômenos são: óptica geométrica, formação de imagens, instrumentos ópticos, pulsos e ondas, período frequência, ciclos e propagação. Atente aos conceitos teóricos sobre radiação, oscilação e ondas.

Eletrostática

Lembre-se que os conceitos de energia e trabalho estão intimamente ligados à definição da ideia de potencial elétrico. Uma ferramenta preciosíssima é o teorema da Energia Cinética. Lembre-se de associar a ideia de campo elétrico (que é uma grandeza vetorial) à de potencial elétrico (grandeza escalar).

Magnetismo

É de extrema necessidade que você domine a regra da mão direita. Para a Lei de Indução de Faraday, é mais importante o aspecto qualitativo do que o quantitativo, ou seja, procure entender o surgimento da tensão induzida e da respectiva corrente induzida, com seu sentido determinado pela lei de Lenz.

Estática

Esta lembrado sobre da diferença entre condições de equilíbrio da partícula e do corpo extenso? Pois é, a partir deste conceito você pode entender o conceito de momento de força em relação a um ponto. É valido então revisar soma de vetores por decomposição pra facilitar na hora do cálculo.

Hidrostática

Dê um atendimento especial aos teoremas de Stevin, Pascal e Arquimedes, de modo a deixar seu conhecimento bem sólido, já que estes temas vêm sendo cobrados em questões cujo contexto é referente a situações do dia a dia.

Quer saber mais sobre como mandar bem na prova do Enem? Clique aqui e confira mais dicas de estudo.

O Bruno é formado no ITA, mestrado em Educação em Portugal e é CEO do Kuadro. Além de ser fera nas exatas é um grande empreendedor e vai compartilhar sua experiências por aqui de vez em quando.

Blog Kuadro