Matemática no ENEM: Como aprender de verdade

Matemática no ENEM: Como aprender de verdade

Recentemente, tivemos um workshop aqui no Kuadro Spaces onde participaram ex-alunos do Kuadro aprovados em Medicina e Engenharia, alunos matriculados, mentores pedagógicos e psicólogos.
O objetivo do workshop era promover a troca de experiências entre ex-alunos do Kuadro aprovados em vestibulares concorridos e alunos atuais, que buscam aprovações nesses vestibulares. A equipe de ensino e de apoio psicopedagógico participou na mediação e, quando necessário, contribuiu com embasamento técnico.

No grupo de ex-alunos aprovados estavam o Felipe, aprovado em Engenharia Elétrica na UFMG, a Andressa, aprovada em Medicina na FASEH e o Gabriel, aprovado em 1o Lugar em Medicina na UFMG pelo SISU 2019/1.
Diversos assuntos foram tratados nesse workshop e certamente resultariam em muitos posts como este. Nós falamos sobre Redação, Matemática no ENEM, principais desafios na preparação, experiência de se preparar em casa, medos relacionados aos vestibulares, gestão de pressão interna e externa entre outros. Mas hoje eu quero falar com vocês sobre Matemática.

Ao longo deste texto, vou compartilhar com vocês as principais lições aprendidas com os participantes do Workshop, mas antes quero responder uma pergunta que ouço sempre que converso com vestibulandos.

Por que Matemática é tão importante no ENEM?

Em termos quantitativos, a confirmação da importância da Matemática no ENEM é direta. São 45 questões objetivas num concurso que possui 180 questões objetivas e uma redação. Portanto, no ENEM, a Matemática representa um quarto das questões objetivas e 20% da média final.

Qualitativamente, a importância da Matemática no ENEM fica ainda mais evidente.

Se você considerar que as provas de Física, Química, Geografia e Biologia sempre trazem questões onde o conhecimento de Matemática é necessário, você vai chegar à conclusão de que há bem mais que 45 questões de Matemática no ENEM.

Além disso, você deve atentar para o fato de que, no ENEM, prepondera a Matemática ensinada durante o segundo ciclo do Ensino Fundamental, ou seja, aquilo que você estuda entre o 6o e o 9o anos. Quando os organizadores do ENEM optam por dar foco a esse conteúdo eles estão dizendo que querem uma prova mais democrática, uma vez que a Matemática presente no Fundamental II (que por hora vou chamar de Matemática Básica) é ensinada para mais estudantes durante mais tempo. Isso é bem diferente daquilo que acontece com a Matemática do Ensino Médio, que é bem trabalhada em poucas escolas particulares.

Uma prova carregada em conteúdos de Matemática Básica é uma prova que privilegia o raciocínio lógico em detrimento do excesso de conteúdo. Então, alunos com menos conteúdo, porém com maior capacidade de raciocínio terão uma chance maior de alcançar um bom desempenho.

Espero que esse trecho tenha deixado claro o quanto Matemática, especialmente a básica, é importante no ENEM.

O que diz um primeiro lugar de Medicina na UFMG sobre a Matemática no ENEM?

Agora, voltemos ao nosso workshop!

Durante uma das sessões de perguntas, um dos alunos do Kuadro compartilhou sua dificuldade em Matemática e deu especial destaque à prova do ENEM, que ele considera longa e cansativa. Nesse ponto, eu assino embaixo. O ENEM, de forma geral, é uma prova que exige muita energia dos candidatos.

Essa confissão veio seguida de uma pergunta, direcionada especialmente ao Gabriel, aluno do Kuadro aprovado em 1o Lugar em Medicina na UFMG pelo SISU 2019/1.

“Pra falar a verdade, eu nunca fui muito bom em Matemática num nível mais avançado…”

Quando o Gabriel falou essa frase, todo mundo se contorceu na cadeira. Como é possível que alguém que passou em Medicina na UFMG, em primeiro lugar, na primeira tentativa, diga que não é bom em Matemática?

“…o que me ajudou muito é que minha base de Matemática é muito boa. E o ENEM foca muito na Matemática do Fundamental” – completou Gabriel.

Agora sim tudo faz sentido!

O Gabriel confirmou aquilo que sempre falamos aqui no Kuadro sobre o ENEM e que vamos trabalhar amplamente no Kuadro Spaces.

Se você dominar a Matemática ensinada no Fundamental, ou seja, aquela Matemática que você aprende até o 9o ano, a chance de se dar muito bem no ENEM é grande. Se você tiver resolvido diversas edições do ENEM, num ritmo de treinamento focado, dificilmente você vai ter um desempenho abaixo do excelente na prova de Matemática do ENEM.

De fato, se você quer passar em Medicina numa Federal concorrida, você vai precisar acertar mais de 41 questões na prova de Matemática do ENEM, o que significa um desempenho acima de 90%.

Como aprender a Matemática que cai no ENEM?

Se você chegou até aqui você já deve ter uma ideia do que você precisa aprender. Pelo que disse o Gabriel e pela abordagem do ENEM, o seu foco deve ser na Matemática Básica (aquela que você estuda no Ensino Fundamental), que é a Matemática que cai no ENEM. Então, a pergunta que precisamos responder é a seguinte: como aprender Matemática Básica?

Em 1999, quando eu ainda estava me preparando para o vestibular do ITA, o que me atrapalhava a entender os tópicos mais avançados de Matemática era a falta de traquejo nas operações mais básicas. Meus professores usavam uma série de “macetes” para fazer contas muito rápido e aquilo me deixa com a pulga atrás da orelha.

Um dia, numa loja de livros usados de Belo Horizonte – MG, descobri um livro de Matemática antigo e encontrei nesse livro alguns daqueles “macetes” que os professores usavam. Era um livro de Ensino Fundamental, mas da década de 1970.

Comentei sobre isso com um professor e ele me indicou uma série de 4 livros do Ensino Fundamental. Procurei os livros na biblioteca da escola onde minha mãe trabalhava e eram livros de 5a a 8a série, o equivalente ao Fund II, ou 6o ao 9o ano de hoje! Bingo!

A Matemática daqueles livros abriu meus olhos e meu desempenho na Matemática do ITA melhorou espantosamente.

Mas como isso tudo responde a pergunta inicial?

Simples! Se você quer aprender Matemática Básica, que é a Matemática que cai no ENEM, você precisa pegar uma coleção de Matemática do Fund II (6o ao 9o ano) e fazer do início ao fim. Vou te dar 3 motivos que vão deixar tudo mais claro para você!

  1. Revisão madura e detalhada
    Em primeiro lugar, você vai fazer uma revisão detalhada de todos os assuntos que já viu no futuro, mas não tem mais tanto traquejo. Porém agora, você tem mais maturidade intelectual do que tinha quando viu o conteúdo pela primeira vez, então você vai entender com muito mais profundidade e vai fixar muito melhor na sua cabeça.
  2. Empoderamento matemático
    Em segundo lugar, você vai passar por esse conteúdo bem mais rápido do que quando estava vendo pela primeira vez. Em 3 ou 4 meses você deixará de ser uma pessoa que tem dificuldade em Matemática e vai passar a ser uma pessoa que domina Matemática Básica, a ponto de poder dar aulas particulares e ainda fazer uma graninha!
  3. Construção da confiança
    Em terceiro lugar, você vai ganhar confiança e base para aprender conteúdos mais complexos, inclusive de Física e Química. Se você pensa em prestar um concurso diferente do ENEM, o impacto no seu resultado será ainda maior.

Dominei Matemática Básica! Como eu ganho velocidade?

Uma vez que você dominou todo o conteúdo de Matemática Básica, o que você precisa fazer para aumentar suas chances de dominar a prova de Matemática do ENEM é treinar, treinar e treinar. Você precisa fazer várias provas antigas.

Abuse de tudo que encontrar disponível: provas regulares, provas em substituição a exames anulados, provas PPL (para pessoas privadas de liberdade) e simulados disponibilizados por instituições de ensino. O importante é você praticar a prova a ponto de reconhecer uma questão do ENEM a quilômetros de distância à noite no meio da fumaça. E pode apostar que isso vai acontecer.

Depois de fazer 10 anos de provas do ENEM – não falo apenas de Matemática –  você será capaz de identificar padrões, questões que mais aparecem, estratégias de resolução rápida…enfim, você terá um domínio total sobre a prova de Matemática do ENEM. A partir desse ponto, a Matemática que hoje assusta muito estudantes passará a ser sua amiga, sua cúmplice nessa jornada linda e maravilhosa pela sua aprovação.

Se você quiser saber um mais sobre os workshops que fazemos com nossos alunos aqui no Kuadro Spaces, clique aqui que te avisaremos de todos os eventos que realizamos semanalmente para te ajudar na sua aprovação.

Blog Kuadro