Movimento Uniforme

Para ir bem na prova de Ciências da Natureza do ENEM, um conteúdo indispensável é Movimento Uniforme. Por isso, chegar na prova sem estar bem nesse assunto não é de longe uma boa ideia!

Assim, para entender melhor como esse assunto cai no ENEM e evitar más surpresas na hora de resolver as questões de Física da prova não deixe de ler esse material que eu preparei para você!

Definição

Classifica-se como movimento uniforme todo tipo de movimento no qual a velocidade escalar do corpo permanece constante, não importando se o vetor velocidade muda ou não de direção.

Uma característica importante dos movimentos uniformes é que, como a velocidade escalar é constante, então ela é igual a velocidade média.

Tipos notáveis de Movimento Uniforme

Os dois principais tipos de movimento uniforme são o Movimento Circular Uniforme (MCU) e o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).

MCU

No primeiro tipo, a partícula se move com velocidade de módulo constante, percorrendo um círculo. Repare que, nesse caso, o vetor velocidade não permanece constante, pois está mudando de direção.

MRU

No segundo tipo, a partícula se move com velocidade de módulo e direção constante, assim o vetor velocidade é constante.

Função horária do movimento

Considere um corpo que se move com velocidade de módulo v, constante. Seja S a posição do corpo num instante qualquer e seja So a posição dele no instante inicial. É possível dizer que:

Movimento Uniforme

Onde t é o tempo decorrido desde o início do movimento.

Velocidade Relativa

Considere dois corpos, A e B, se movendo uniformemente numa mesma direção. Seja VA o módulo da velocidade do primeiro e seja VB o módulo da velocidade do segundo corpo. Considerando ambas no mesmo sentido e chamando de Vrel a velocidade de A em relação a B:

Movimento Uniforme

É de extrema importância lembrar que no momento de calcular a velocidade relativa é preciso lembrar que no caso no qual as velocidades de A e B possuem sentidos opostos uma delas terá sinal negativo, portanto a expressão fica:

Movimento Uniforme

Uma boa dica para evitar confusões na hora de inverte ou não o sinal, é tomar um sentido como positivo, assim, portanto, o outro será negativo. Desse modo, se tomarmos o sentido para a direita como positiva, todas as partículas que se moverem para a direita terão velocidade positiva, enquanto que as que se movem para a esquerda terão velocidade negativa.

Agora que você já viu um pouco sobre Movimentos Uniformes, não vá perder essa chance de fixar melhor o assunto e evitar correr riscos na hora da prova:

Assista nossa vídeo aula abaixo!

E não deixe de treinar o conteúdo aprendido com questões antigas do ENEM!

O João é ITEANO. Passou em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e é monitor de exatas do Kuadro. Manja muito de Física, Química e Matemática e vai compartilhar algumas experiências com você.

Blog Kuadro