Conheça as mudanças no Vestibular 2019 do ITA e veja datas

Conheça as mudanças no Vestibular 2019 do ITA e veja datas

Na última sexta-feira (27), foram divulgadas mudanças no Vestibular 2019 do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), localizado em São José dos Campos. Segundo confirmação por telefone da Comissão de Vestibulares do Instituto, a partir deste ano o processo seletivo será dividido em duas fases, e não mais em uma única etapa.

Como fica o modelo do vestibular

O Exame de Escolaridade agora terá provas objetivas, discursivas e de redação. A primeira fase terá 60 questões objetivas entre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, sendo 12 questões de cada. A prova da primeira fase terá quatro horas de duração.

A segunda fase, dividida em dois dias, também terá quatro horas de duração por dia. Para a segunda fase, o conteúdo será cobrado no formato de questões discursivas e uma redação.

No 1º dia da segunda fase, serão 10 questões discursivas de Matemática e 10 questões discursivas de Química;

No 2º dia da segunda fase, serão 10 questões discursivas de Física e uma Redação.

Política de Cotas

A partir deste ano, o vestibular do ITA adota a política de cotas raciais. Segundo informações do jornal O Vale, da cidade de São José dos Campos, 20% das vagas disponíveis (22 das 110) serão destinadas a estudantes que se autodeclararem negros no momento da inscrição.

A autodeclaração feita deverá ser comprovada na 3ª fase no vestibular, quando será feita a inspeção de saúde.

Este será o primeiro vestibular da instituição com cotas para negros. A mudança reflete a  decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre cota racional em concursos militares.

Em entrevista ao G1, a professora de Física Experimental da instituição, Sônia Guimarães, diz ser a favor a das cotas:

“Não vejo a hora dos cotistas chegarem. Na sala de aula é muito difícil vermos negros. Essa medida vai mudar a vida de muita gente”, afimou.

Veja o calendário do Vestibular 2019 do ITA

O período de inscrições para o Vestibular 2019 do ITA será de 1º de agosto a 15 de setembro.

A prova da primeira fase do Exame de Escolaridade será realizada no dia 23 de novembro (sexta-feira);

A segunda fase será nos dias 10 e 11 de dezembro (segunda e terça-feira).

O resultado do vestibular será divulgado no dia 21 de dezembro. Em 2019, os aprovados terão ainda de passar pela Inspeção de Saúde, na sede do ITA em São José dos Campos (SP).

Prepare-se para as mudanças no vestibular 2019 do ITA

As mudanças no vestibular 2019 podem abalar muitos vestibulandos que sonham com uma vaga na instituição. Você pode se preparar para elas com a turma ITA-IME do Kuadro, que te deixará pronto para encarar a concorrência e mandar bem nas provas.

Para mais conteúdos sobre o ITA, continue acompanhando o Blog do Kuadro!

Jornalista formada pela UNESP e analista de mídias sociais do Kuadro. É responsável por administrar as postagens do Blog, do Facebook, do Instagram e do Twitter. Se tiver sugestões de conteúdo deixe nos comentários!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro