Nota do Enem 2018: confira o seu desempenho

O INEP divulgou hoje, 18 de janeiro, as notas do Enem 2018. O resultado desse exame possibilita que os estudantes concorram às vagas do ensino superior, tanto da rede pública quanto privada. Por isso, esse é um dos dias mais aguardados por quem prestou a prova.

Até o momento, o Inep só divulgou o desempenho da prova dos estudantes que concluíram o ensino médio no ano passado. O resultado dos treineiros, que são os estudantes do 1º e do 2º ano, além do espelho das redações, só será publicado em 18 de março.

Como acessar o resultado do Enem 2018

Para acessar o resultado do Enem 2018, o candidato precisa ter em mãos o CPF e a senha de acesso para entrar na Página do Participante. Caso tenha esquecido esse código, basta clicar em “esqueci minha senha” para receber um novo por e-mail.

Se o estudante tiver trocado de e-mail, é necessário escolher a opção “não tenho acesso a este e-mail” para ser direcionado a uma página com o número cadastrado. Nessa situação, a senha é enviada por SMS.

Se, mesmo assim, o estudante não tiver acesso daquele número, então, ele deverá clicar em “não tenho acesso a este telefone celular”. Nesse caso, ele será levado para atualizar os dados de contato, em que poderá criar uma nova senha.

Entenda a nota do Enem

A prova do Enem 2018 foi composta por 180 questões, divididas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, além de Matemática. Porém, a pontuação não vale de 0 a 180, mas de 0 a mil.

A pontuação do exame é calculada a partir da Teoria de Resposta de Item (TRI). Por esse método, cada questão tem um valor diferente, dependendo do nível de dificuldade. Desse modo, as perguntas do tipo “fáceis” valem mais do que as “difíceis”. Isso explica por que estudantes com o mesmo número de acertos têm pontuações diferentes.

No caso da redação, a correção leva em consideração cinco habilidades do estudantes: domínio da língua, compreensão da proposta, organização das informações no texto, capacidade de argumentação e elaboração de uma solução para os problemas abordados, também chamada de proposta de intervenção.

Neste momento, os estudantes só podem visualizar a nota do texto e não o que escreveram. Eles só terão acesso ao conteúdo em março. De qualquer forma, o acesso à redação só tem objetivo pedagógico, pois ela não admite recursos.

Para que serve o Enem 2018

Além de avaliar o ensino das instituições de ensino, o Exame Nacional do Ensino Médio é atualmente a maior porta de entrada para a educação superior. O Enem pode ser utilizado de quatro maneiras. Confira!

  • Ingressar em uma universidade pública: diversas instituições federais adotam o Enem como forma de vestibular. Para isso, o candidato deve acessar o SiSu (Sistema de Seleção Unificada) e escolher até dois cursos. Até o término das inscrições, o ranking das graduações pode mudar, por conta da entrada de novos participantes. Vale notar que não há uma nota de corte previamente estabelecida, pois depende do desempenho de todos os interessados em determinado curso;
  • Obter bolsa em uma universidade privada: para solicitar o ProUni (Programa Universidade para Todos) e obter 50 ou 100% de bolsa em uma graduação particular, o estudante precisa usar a nota do Enem. Nesse caso, também há uma concorrência. Além de ter feito o exame, o interessado não pode ter diploma de ensino superior e ter estudado o ensino médio de maneira gratuita — em escola pública ou com bolsa integral em colégio privado;
  • Fies: para quem não se enquadra nos requisitos do ProUni e deseja estudar em uma instituição privada, é possível solicitar um financiamento. Para isso, é necessário que o interessado se inscreva no portal no Fies dentro do prazo estipulado,
  • Estudar no exterior: o MEC possui convênio com diversas instituições portuguesas de nível superior. Nesses casos, o brasileiro interessado também participa de uma seleção utilizando a nota do Enem. Porém, é válido notar que essa aprovação não inclui bolsas de estudos.

 

De olho no Enem 2019

E aí, como vocês foram no Enem 2018? Se a pontuação não foi como desejada ou o curso escolhido tiver uma nota de corte muito alta, não desanime! Pense nesse exame como um treino e aprendizado para ir melhor no próximo.

A sua nota do Enem 2019 pode ser maior do que a de 2018. Para isso, é importante começar a se preparar o quanto antes. O Kuadro possui diversas opções de cursinhos preparatórios on-line para você se sair bem em qualquer vestibular.

Blog Kuadro