O apoio que Neil Armstrong teve para chegar à Lua, e você não sabia

Em julho de 2019 fez 50 anos que Neil Armstrong pisou na lua. Ele foi o primeiro homem a realizar essa empreitada. Isso você deve saber. Talvez o que ainda não saiba é que o astronauta somente alcançou esse feito histórico em razão de duas situações muito curiosas. 

A primeira é que sua família se mudou de cidade 16 vezes em apenas 14 anos, quando ele ainda era um menino. A segunda está no final deste texto.

Contaremos a você um pouquinho da história de Armstrong, para entender como pode ajudar a entrar na faculdade. Sim, tem tudo a ver com sua vida. 

Neil Alden Armstrong nasceu em 1930, em uma fazenda em Ohio, nos Estados Unidos. Seu pai trabalhava como auditor para o governo estadual. Por causa das constantes viagens de sua família, voou de avião pela primeira vez em uma feira de aviação, quando tinha menos de seis anos, e se apaixonou pela aviação.

Durante toda a sua vida, Armstrong estudou, dedicou-se e manteve uma grande disciplina e foco no seu objetivo: ser piloto de avião. Mesmo as mudanças constantes de sua família não abalavam seu desejo. 

Você pode imaginar a dificuldade escolar que teve, em virtude de tantas mudanças. A maioria de nós é resistente a mudanças. Preferimos o conforto e a estabilidade. Isso é da natureza humana. 

Porém, muitas vezes, as mudanças nos desafiam, criando em nós uma força e um incentivo à superação.

Quando você decidiu entrar em uma faculdade tão concorrida, como Medicina, Direito, ou Engenharia, fez o mesmo que Neil Armstrong: está desafiando o modelo tradicional. Afinal, assim como ele, você quer voar bem alto, alcançar o que muitos definem como impossível.

QUAL A SEGUNDA SITUAÇÃO?

O apoio e incentivo do pai e familiares de Armstrong em ajudá-lo a realizar o sonho de voar, o que foi decisivo para que superasse todas as dificuldades e limitações.

Como funcionário público, o pai não tinha recursos para pagar uma faculdade. Armstrong precisava estudar muito para conseguir uma bolsa de estudos. Nos Estados Unidos, isso é muito normal. Para ser piloto, entrar na faculdade era essencial e permitiria que conseguisse dar um enorme salto em sua vida.

O apoio do pai e da família foi fundamental para que pudesse, aos 17 anos, começar a estudar engenharia aeroespacial na Universidade Purdue. Neil foi a segunda pessoa de sua família a estudar em uma universidade.

Você sabia que a maioria das pessoas desiste de realizar o sonho por falta de apoio e incentivo? Desistem antes mesmo de iniciar a luta. Desistem por medo de fracassar, ou das comparações.

Aqui, no Kuadro Spaces, já recebemos muitas pessoas que, como você, desejam passar em um vestibular altamente concorrido. Muitas relatam, ao seu mentor, que têm medo do fracasso.

Sabe o que o mentor fala? “Meu amigo, isso é normal. Na sua idade, eu também tive medo de fracassar. Porém, o medo não pode te impedir de caminhar e lutar. Nós vamos juntos”. 

Afinal, ter medo faz parte da natureza humana. Ter medo nos faz alertas e atentos aos perigos da jornada.

Talvez um fato que você não saiba é que Neil Armstrong foi piloto de caça na Guerra da Coreia, com apenas 20 anos. Seu avião foi abatido e ele teve de ejetar. Você acha que ele não sentiu medo? 

Mas esse mesmo homem não desistiu e continuou se dedicando, lutando e estudando. Após a guerra, voltou para a faculdade e se formou. Entrou para a aviação como piloto de testes de voos de alta velocidade e se tornou um dos melhores pilotos, até ser convidado, em 1958, para o programa Man in Space Soonest, da Força Aérea americana.

Depois disso, você já sabe. Tornou-se o primeiro homem a pisar na Lua. Foi “um pequeno passo para [um] homem, um salto gigante para a humanidade”.

Não desista de você. Venha conhecer o Kuadro Spaces. Nós ajudaremos você a “chegar à Lua”.

Blog Kuadro