o que comer antes do vestibular

Dica: o que comer antes do vestibular?

Você se preparou o ano todo, estudou e agora chegou o grande dia… Você não quer que nada atrapalhe e para o sucesso no vestibular, a alimentação pode ser um fator de grande importância. Uma alimentação saudável e balanceada é importante para que seu cérebro funcione perfeitamente e você consiga realizar sua prova da melhor maneira possível. Aqui vamos dar algumas dicas para evitar que você sinta sono ou fome durante a prova, além de algumas sugestões do que comer antes do vestibular.

Combustível para seu cérebro

Os carboidratos desempenham função energética e são importantes para o funcionamento do nosso corpo em um dia de prova.  Mas seu excesso pode ser prejudicial, causa hiperatividade e pode prejudicar sua concentração.

O ideal é que seja consumido de forma equilibrada.  Assim, para um bom funcionamento cerebral durante a prova, recomenda-se o consumo de carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que sejam absorvidos gradualmente pelo organismo e assim vão te dar energia por mais tempo.  Os principais exemplos são: produtos integrais (pão, macarrão, arroz…), batata doce, aveia entre outros.

Não fique sem comer

Em geral, os exames vestibulares são longos e a falta de comida pode causar uma baixa da glicose no sangue – hipoglicemia – o que pode causar cansaço, sonolência e prejudicar seu desempenho na prova.  Então, não vá para prova sem se alimentar.

Quer arrasar no ENEM? Clique aqui!

Evite comer em locais que não conhece

Evite comer alimentos em locais desconhecidos em que não se tem certeza sobre a procedência dos alimentos. É uma forma de evitar uma intoxicação e não correr o risco de perder a prova para a qual você tanto se preparou.

Beba água durante a prova

Beba água durante a prova, mantenha-se hidratado. Caso goste de suco, dê preferência aos naturais. Evite bebidas energéticas e estimulantes como café e refrigerantes, que podem acelerar seu metabolismo e te deixar ansioso e angustiado durante o vestibular.

O almoço antes da prova

Dê preferência para as saladas – faça um prato bem colorido. É aconselhável deixar a feijoada para outro dia! Evite comidas gordurosas e de difícil digestão. Você pode comer legumes, verduras e proteínas como ovos, carnes magras que são mais fáceis de serem digeridas.

Lanche durante a prova

Durante a prova, faça lanches leves como por exemplo – frutas, castanhas, lanche de pão integral, chocolate 70% cacau – que é um bom estimulante e possui menos gordura e açúcar que o chocolate ao leite tradicional.

Se sua pressão costuma baixar nessas situações de calor – como costuma ser em dias de vestibular –  leve algum biscoito ou castanha salgada, por exemplo. Mantenha-se hidratado, isso também pode ajudar a evitar a indisposição. Muitos alunos também se queixam de dor de barriga antes da prova, nesses casos alguns alimentos podem evitar essa situação, entre os mais indicados estão a maçã, batata, banana, chá-preto e limão.

Esperamos que essas dicas te ajudem durante a prova. Fique positivo e acredite no seu potencial, você vai se dar muito bem nos vestibulares. Estude, tire suas dúvidas na monitoria! Estamos aqui para te ajudar! Conte com a gente!

A Carla é formada em Biologia pela UNICAMP. Ela é professora do Kuadro e pode ser vista em várias das nossas aulas ao vivo. Quer saber mais sobre a matéria? Deixe sua pergunta nos comentários.

Blog Kuadro