Chat with us, powered by LiveChat

O que é uma função de segundo grau?

A função de segundo grau,  também chamada de função quadrática, é um assunto obrigatório na prova de matemática do ENEM e na prova de matemática de qualquer outro vestibular.

Assim, não deixe de ler esse resumão do assunto que eu preparei para te deixar bem no assunto e ir muito bem na prova!

Definição de função de segundo grau

São chamadas de funções de segundo grau, ou funções quadráticas, todas as funções matemáticas que podem ser escritas como algo do tipo:

função de segundo grau

tendo a, um valor não nulo.

O estudo das funções de segundo grau teve como grande colaborador o matemático indiano Bháskara(1114-1185), que elaborou as fórmulas para as raízes (ou zeros) de funções desse tipo.

Descriminante (delta)

 Considerando a fórmula geral para funções de segundo grau apresentada, pode-se dizer que o descriminante de uma função quadrática, mais conhecido pela letra grega que o representa, (pronuncia-se “delta”), é dado pela seguinte fórmula:

função de segundo grau

Raízes

São chamadas de raízes ou zeros de uma função, os valores de x, pertencentes ao domínio de f, tais que satisfazem a equação abaixo:

função de segundo grau

 Desse modo, para achar o valor exato das raízes de uma função de segundo grau, Bháskara desenvolveu a seguinte fórmula que leva seu nome e que ainda hoje é usada:

função de segundo grau

Observe que a fórmula de Bháskara dá informações importantes sobre a função, pois se o valor de delta é negativo, então não existe número real que seja raiz quadrada de delta, logo não há um número x real que seja raiz de f; já se o valor de delta for nulo, então raiz quadrada de delta será igual a 0, uma vez que somar ou subtrair zero de um número não altera seu valor, nesse caso, f(x) possui uma única raiz, uma raiz dupla; por outro lado, no caso de delta ser positivo, temos que, existe um número real que é raiz quadrada desse valor, e esse número é positivo, logo somar ele a um valor produzirá um resultado diferente daquele que obtemos ao subtraí-lo desse mesmo valor, portanto, nesse caso,  f(x), possui duas raízes reais diferentes uma da outra.

Tudo isso podemos resumir com a tabela abaixo:

função de segundo grau : A função não possui raízes reais

função de segundo grau : A função possui apenas uma raiz        

função de segundo grau : A função possui duas raízes reais

Gráfico

 O gráfico de uma função de segundo grau é dado por uma parábola.

 Se o valor de a é positivo, então a concavidade dessa parábola é para cima. Já, no caso de o valor de a ser negativo, temos que a concavidade dessa parábola é para baixo.

função de segundo grau

Gráfico de: função de segundo grau

função de segundo grau

Gráfico de: função de segundo grau

Repare que, uma vez que o gráfico da função é formado por pontos de coordenadas

função de segundo grau

  e os pontos que cortam o eixo das abcissas, possuem coordenadas:

função de segundo grau

Temos que os pontos o gráfico corta o eixo das abcissas nos valores das raízes de f(x).

Assim podemos também dizer:

função de segundo grau : O gráfico de f(x) corta o eixo das abcissas em nenhum ponto

função de segundo grau : O gráfico de f(x) corta o eixo das abcissas em um único ponto

função de segundo grau : O gráfico de f(x) corta o eixo das abcissas em dois pontos distintos

Agora que você já viu um pouco sobre funções quadráticas, não perca a chance de fixar melhor o assunto: assista nossas vídeo aulas

 E não deixe de treinar o conteúdo aprendido com questões antigas do ENEM!

O João é ITEANO. Passou em um dos vestibulares mais difíceis do Brasil e é monitor de exatas do Kuadro. Manja muito de Física, Química e Matemática e vai compartilhar algumas experiências com você.

Blog Kuadro