O que mais cai na Unicamp? – Parte 3

Chegamos a terceira parte das nossas dicas, sobre o que mais cai nas provas da Unicamp. Aqui, vamos abordar talvez a matéria mais importante das provas que é o português. Também vamos dar algumas dicas sobre como fazer uma boa redação.
Muitos alunos, que detestam português, ficam aterrorizados quando pensam na prova que estão prestes a realizar. Aqui na Kuadro, trabalhamos para que o aluno se sai bem em todas as matérias, incluindo o português. Por isso, fique calmo, e aproveite a matéria a seguir, que vai te ajudar a estudar português.
Veja a seguir o que mais cai nas provas da Unicamp em Português:

O Kuadro já teve mais de 700 aprovações nos vestibulares em 2018 e 2019. Conheça nossos cursos!

O que mais cai nas provas da Unicamp em Português e Literatura?

O que mais vai cair na prova de português é a interpretação de texto. Além de você ter que prestar muita atenção no enunciado das questões, você precisa saber interpretar os textos.
Para você ter uma ideia de quanto a interpretação de textos é importante, veja a relação dos assuntos que cai em português e as suas porcentagens. 

  • Interpretação de textos: 50% das questões;
  • Literatura: 28%;
  • Gramática: 9%;
  • Redação: 7%;
  • Estilística: 6%;
  • Outros: 1%.

Essa análise foi elaborada com base nos últimos 5 anos de provas anteriores da Unicamp. Em 50% da prova você vai precisar ter conhecimento em interpretação de textos, por isso fique muito atento.
Outro item que pode cair que faz parte da literatura e que já caiu em exames anteriores, é um assunto polêmico, o disco dos Racionais. É preciso ouvir o disco e ficar bem antenado sobre os assuntos que ele aborda.
Esse assunto foi bastante debatido e comentado, pois, muitos acreditam que esse disco não pertence à literatura. Mas, no vestibular da Unicamp, o disco dos Racionais cai, como parte da literatura. Escute o disco inteiro, para que você consiga responder as questões.
Vamos explicar agora com mais detalhes sobre a prova de redação, veja a seguir: 

O que mais cai nas provas da Unicamp em Redação

Embora a redação caia apenas na segunda parte da prova, comece desde já a treinar. Prepare-se para a redação.
A prova da Unicamp traz 2 propostas para os alunos, ou seja, 2 redações, mas, atenção: Você só vai fazer uma redação! Você vai poder escolher qual o tema da sua redação.
Isso faz parte das mudanças que a Unicamp trouxe esse ano. Nas provas anteriores, os alunos tinham que fazer 2 temas, 2 redações. Para facilitar, isso foi alterado, e agora apenas um tema é exigido.
Não faça os 2 temas, pensando talvez que vai ganhar mais pontos, isso não vai acontecer. Faça apenas 1 tema bem feito. 
O que mais cai nas provas da Unicamp em Redação:
Conhecimento de gênero: a quem você se refere, qual o gênero, entre outros;
Foque os seus estudos, a maneira como você deve se dirigir a alguém. Por exemplo, estou escrevendo para o Presidente? Então, preciso escrever de forma formal. Estou escrevendo para um amigo? Então, posso utilizar uma escrita mais leve.
Esse é o segredo para fazer uma boa redação. 

Dica extra: Estratégias de Prova 

O nosso principal objetivo aqui na Kuadro, é que nossos alunos consigam passar nos vestibulares, seja ele, qual for. Pensando nisso vamos te dar agora, algumas dicas de como você pode ter uma boa estratégia de prova.
Confira, 10 estratégias de prova:
1 –  Estude bastante e tenha conteúdo em mente;
2 – Comece pela prova mais fácil, responda as questões que você sabe. Depois vá para as questões médias e por último vá para as difíceis;
3 – Nas provas da segunda fase, não tenha medo. Interprete corretamente os enunciados, e responda as questões com cuidado;
4 – Você tem 15 minutos para responder as questões, seja objetivo e direto;
5 – Responda apenas o que for pedido. Não coloque informações demais, coloque apenas o necessário;
6 – Escreva com letras legíveis e escreva apenas no espaço disponível pela Unicamp;
7 – A letra A é mais fácil do que a B. Primeiro faça todas as letras A. Depois volte para a B;
8 –  Se não souber uma resposta, pule e vá para a próxima;
9 – Não aproxime valores;
10 – Fique atento com a qualidade da sua resposta. Responda as questões com palavras simples e claras. 
Aproveite nossa dica extra com essas nossas estratégias de prova. Você vai chegar na prova, com um diferencial a mais.
No Kuadro estamos à disposição para ajudar você a conseguir passar no vestibular, não só no vestibular da Unicamp, mas em qualquer vestibular. Por isso, sempre damos essas dicas certas de que elas funcionam.
Isso acontece porque, temos anos de experiência, anos levando os alunos nessa caminhada a universidade. Não tenha medo de entrar em contato com nossa equipe, pedindo ajuda. Vamos te ajudar, montando estratégias de estudos personalizadas. 
Conte com o Kuadro e rumo a universidade dos sonhos! Bons estudos e boa prova para todos vocês! 

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF