FAQ: o que mudou no vestibular do ITA?

Em maio de 2018, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou mudanças para o vestibular. A prova do ITA do ano passado já contou com as novas regras — que ainda têm gerado dúvidas nos estudantes.

Quer passar nesse instituto, mas não entendeu o que mudou? Fique tranquilo! Fizemos uma espécie de FAQ com as principais informações sobre esse novo vestibular. Confira!

1 – É verdade que o vestibular do ITA agora terá três fases?

Sim, é verdade! A 1ª etapa será composta por questões objetivas; a 2ª etapa terá questões discursivas e uma redação. Já a 3ª etapa será a inspeção de saúde.

2 – Como será a divisão de disciplinas por etapa?

A 1ª etapa terá 60 questões objetivas entre as disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, sendo 12 questões de cada. As questões de todas as disciplinas têm o mesmo peso e a 1ª fase vale 20% da nota total do candidato.
A única particularidade é com inglês, que é uma matéria eliminatória. Na prova do ITA, o estudante deve acertar ao menos 5 de 12 para ser aprovado para a próxima fase.
A 2ª etapa será dividida em dois dias. O primeiro dia terá 10 questões discursivas de Matemática e 10 questões discursivas de Química. O segundo dia terá 10 questões discursivas de Física e uma Redação.

3 – Qual o tempo de prova para as etapas do vestibular?

A duração da prova será de quatro horas (4h) em cada um dos três dias de exame.

4 – A 1ª etapa é somente eliminatória ou tem peso para a 2ª etapa?

A 1ª etapa terá, sim, peso para a segunda etapa. A 1ª fase terá 20% do peso da nota total. Os outros 80% serão divididos entre as quatro frentes da prova da 2ª fase (Matemática, Química, Física e Redação).

5 – Já estão definidas as notas de corte geral e por curso?

Não. A comissão ainda não calculou exatamente a nota de corte geral nem a nota de corte de cada curso. No entanto, a quantidade de vagas se mantém em 110 e a nota de corte será calculada com base nesse número.

6 – Qual o número de vagas para a 2ª etapa?

O cálculo para convocação para a 2ª etapa é chamar aproximadamente o quíntuplo do número de vagas.
Então, sendo 110 vagas, serão convocados para a 2ª etapa mais ou menos 550 alunos. No entanto, o número deve ser um pouco maior por conta dos vestibulandos que prestam o vestibular na modalidade treineiro.

7 – É verdade que o ITA vai adotar cotas raciais?

Sim, é verdade. A partir do vestibular 2019, 20% das vagas disponíveis (22 das 110) serão destinadas a estudantes que se autodeclararem negros no momento da inscrição.

8 – Quais livros estão na lista de obras obrigatórias?

As leituras obrigatórias começaram a ser cobradas no vestibular 2018. Tanto na prova do ITA de 2017 quanto no ano passado, o instituto cobrou as seguintes obras:

  • Senhora – de José de Alencar;
  • Quincas Borba – de Machado de Assis,
  • São Bernardo – de Graciliano Ramos.

9 – Quando sai o edital deste ano?

O edital deve ser divulgado no mês de julho, antes da abertura do período de inscrições.

10 – Quando começa o período de inscrições para o vestibular do ITA?

As inscrições do ITA costumam começar em agosto e ir até novembro. No ano passado, os estudantes puderam se inscrever do dia 1º de agosto a 15 de novembro.

11 – Quando serão as provas do vestibular do ITA?

A prova da primeira etapa costuma ser realizada no fim de novembro. Em 2018, o exame ocorreu no dia 23 de novembro (sexta-feira).
A segunda fase foi nos dias 10 e 11 de dezembro (segunda e terça-feira).

12 – Quando será divulgado o resultado do vestibular?

O resultado do vestibular do ITA é divulgado em dezembro, de acordo com a data previamente estabelecida no edital.

13 – A divisão de ativo e reserva se manterá?

Sim. Não haverá alteração no modelo de ativo e reserva do ITA.

Conclusão

O ITA costuma fazer mudanças ao longo do tempo, no intuito de aperfeiçoar o processo seletivo. Em 2017, por exemplo, o instituto começou a cobrar a leitura de algumas obras literárias, já no ano passado, a prova objetiva passou a ser feita em apenas um dia.

Apesar dessas alterações, o alto nível de complexidade da prova do ITA se mantém. Por isso, é importante que os interessados se dediquem bastante para conseguir a vaga que tanto almejam. Conte com o cursinho para o ITA do Kuadro e saia na frente da concorrência!

O que você achou?