O que preciso saber sobre Mitose?

Mitose

O que você lembra sobre mitose? Está recordando das fases desse processo de divisão celular?

Então, nós aqui do Kuadro vamos te dar uma forcinha para guardar com mais facilidade esse importante tema da Biologia. Vamos lá?

A palavra mitose tem sua origem no grego e significa “tecer com fios”, essa denominação é uma referência aos cromossomos, que durante o processo de divisão celular se tornam mais condensados e como consequência, mais visíveis ao serem observados através do microscópio.

Você já parou para pensar que o tempo todo existem células se dividindo dentro de você? Pois é, esse processo ocorre em nosso corpo diariamente e a duração do ciclo celular varia de acordo com o tipo de célula em divisão.  As células epiteliais apresentam vida muito curta, por exemplo o revestimento intestinal apresenta uma renovação celular a cada 2 a 5 dias, ou seja, a mitose é um processo frequente nesse órgão.

A mitose é um processo equacional – a partir de uma célula são produzidas duas células-filhas com a mesma quantidade de cromossomos. Para seres unicelulares, é responsável pela reprodução assexuada.  Em pluricelulares, a mitose está envolvida na produção e regeneração de tecidos, além disso está relacionada com multiplicação celular e crescimento de organismos, entre outras funções.  A figura abaixo mostra de uma maneira simplificada a mitose:

Processo de mitose
Reprodução: Racha Cuca

Fases da Mitose

Agora, vamos detalhar um pouco cada fase e entender os principais pontos que podem ser cobrados em sua prova de Biologia. A divisão mitótica ocorre em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

Prófase 

Nessa fase, ocorre a condensação dos cromossomos, que se tornam inativos – ou seja – a partir desse momento a molécula de DNA não poderá produzir um RNA. Além disso, há desaparecimento do nucléolo, migração dos centríolos para os polos celulares e a formação do fuso mitótico. Lembrando que nos animais há a formação do áster em torno do centrossomo. Observe a figura a seguir:

Processo de prófase
Reprodução: Toda Matéria

Metáfase

Essa fase costuma aparecer muito nas provas de Biologia e sua característica marcante é o posicionamento dos cromossomos na região equatorial, isto é, os cromossomos presos às fibras do fuso se organizam no meio da célula e formam a placa equatorial, também conhecida como placa metafásica.

Um dica que pode ajudar a caracterizar a metáfase da mitose é o posicionamento dos cromossomos um sobre o outro. Observe a figura abaixo:

Processo de metáfase
Reprodução: Ponto Biologia

Anáfase

Nessa fase, ocorre a separação das cromátides-irmãs que serão direcionadas para os polos opostos da célula, esse processo é resultado do encurtamento dos microtúbulos do fuso. Após a separação, cada cromátide dará origem a um cromossomo. A figura abaixo mostra um pouco sobre essa etapa:

Processo de anáfase
Reprodução: Ponto Biologia

Telófase

Essa é a última fase da mitose, nesse momento ocorre uma reorganização celular e a separação em duas células-filhas idênticas à célula original. Há descondensação dos cromossomos, reorganização da carioteca nos novos núcleos. Observe a representação da telófase em seguida:

Processo de telófase
Reprodução: Ponto Biologia

Após a reorganização dos núcleos-filhos, ocorre a citocinese, que é caracterizada pela divisão do citoplasma no fim da mitose. Nos animais, a divisão do citoplasma ocorre da periferia da célula para o centro e por isso é chamada de centrípeta, nos vegetais ocorre do centro para a periferia e é chamada de centrífuga. Observe a figura abaixo:

Ilustração de citocinese centrípeta e centrífuga
Reprodução: Blog do Prof. Djalma Santos

Agora que você revisou um pouco sobre o tema, reveja suas aulas teóricas, refaça os exercícios e tire suas dúvidas, estamos esperando vocês na monitoria!
Quer saber mais? Veja nossa aula, podemos te ajudar!!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF