Os artrópodes dominaram a Terra?

Os artrópodes dominaram o planeta Terra? Essa é uma pergunta interessante… Se pensarmos que existem mais de 1 milhão de espécies descritas e que são encontrados nos mais variados habitats – podemos dizer que esses animais dominaram nosso planeta. Estima-se que 80% dos membros do reino animal pertençam ao filo dos artrópodes. Assim, podemos considerar que esse seja o grupo de animais mais eficientes e bem-sucedidos do nosso planeta.

Você deve estar se perguntando:   O que pode justificar todo esse sucesso evolutivo? Na verdade, existem vários fatores que podem ajudar nessa explicação. Vamos falar um pouco sobre eles, mas iremos começar contando um pouco da origem desses animais.

Origem dos artrópodes

Acredita-se que os primeiros artrópodes tiveram sua origem nos oceanos, há mais de 500 milhões de anos e que tenham um ancestral comum com os anelídeos, o que justifica por exemplo o corpo metamerizado – ou seja, segmentado. Além disso, os artrópodes e os anelídeos apresentam desenvolvimento embrionário e estrutura geral do sistema nervoso semelhantes. As diferenças entre os dois filos aparecem com o surgimento do exoesqueleto dos artrópodes.

Banner geral

Estrutura

O exoesqueleto  foi um dos importantes fatores para o sucesso evolutivo desse grupo. Essa estrutura, conhecida popularmente como carapaça,  é fundamental para esses animais, uma vez que o exoesqueleto é composto de um polissacarídeo denominado quitina, que é resistente e confere proteção aos ataques de predadores.  Outro fator que determinante para o sucesso evolutivo, foi a passagem de seres desse filo para o ambiente terrestre. A independência da água fez com que os artrópodes ocupassem outros nichos que ainda não tinham sido explorados.

O desenvolvimento de apêndices articulados também foi importante para o sucesso evolutivo desses animais. Essas estruturas especializaram-se não apenas na movimentação do corpo mas também no desempenho de muitas outras funções tais como alimentação (auxílio na captura e trituração dos alimentos), reprodução e na percepção de estímulos. Dessa forma, os artrópodes poderiam se locomover melhor e alcançar diferentes ambientes. A  foi presença das asas foi muito importante nesse processo.

Quantos artrópodes há no planeta?

Embora esse grupo de animais seja muito numeroso, acredita-se que existam muito mais espécies, pois muitas vivem em ambientes de difícil acesso e por isso milhares de animais podem não ter sido descobertos ainda.  Dentro dos artrópodes, a classe que apresenta maior número são os insetos. Há estimativa de que o número de espécies de insetos chegue a 30 milhões, a grande maioria delas ainda desconhecida.  Uma explicação para o sucesso dessa classe está na presença de algumas características como olhos compostos – que garantem a formação de uma imagem mais completa, assim como a presença de asas que permitiram a colonização de diversos ambientes e também a metamorfose, uma transformação que permitiu a adaptação máxima ao ambiente.

Agora que você sabe um pouco mais sobre esse assunto tão importante, reveja um pouco mais sobre as características dos artrópodes e suas classes. Faça os exercícios e se tiver dúvidas nos escreva na monitoria! Conte com a gente e bons estudos!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF