Chat with us, powered by LiveChat
Os medos de quem vai prestar o ENEM

Os medos de quem vai prestar o ENEM

No final do ano, mais precisamente no mês de Novembro, você vai fazer uma prova que marca uma das etapas mais importantes da sua vida: o início da sua caminhada profissional. Você decidiu que para exercer a profissão dos seus sonhos você precisa fazer uma faculdade e, para se destacar na sua profissão, a qualidade e a reputação da instituição onde vai estudar fazem toda a diferença. Realmente, faz bastante diferença.

Mas uma pergunta paira no ar: Quais são os medos dos candidatos que vão prestar o ENEM?

Qual é o seu principal medo? Tirar uma nota nessa prova que não será suficiente para garantir seu acesso à instituição onde você sonha começar sua carreira profissional.

Mas este é um medo que vai te assombrar por bastante tempo, pois ainda faltam alguns meses até o dia da prova e há outros medos que te assustam no meio do caminho. Quais medos são esses?

O processo

Antes de te dizer quais são esses medos, é importante que você entenda a metodologia utilizada para descobrir esses medos.

Nós fizemos uma pesquisa com mais de 400 estudantes e perguntamos a eles “Qual tema você quer que seja abordado durante a palestra ENEM – Análise quantitativa”. Os participantes, ao abrir a pesquisa, já tinham algumas opções de tema, mas eles também puderam enviar sugestões que não se encontravam nessa lista inicial.

Se você também quiser participar da pesquisa, clique no link abaixo que até o dia do evento você receberá os dados atualizados.

Clique aqui para participar da pesquisa

Os participantes da pesquisa

Quem vai prestar o ENEM e busca uma universidade pública tem consciência do tamanho do desafio a ser superado. Essa consciência se confunde muitas vezes como medo quando se fala dos cursos tradicionalmente mais concorridos. Isso ficou bem claro na pesquisa até aqui.

Candidatos a dezenas de cursos participaram da pesquisa, mas três carreiras se destacaram, sendo elas Medicina com 47,7% dos participantes, Engenharia com 16,7% e Direito com 7,7%. O restante se distribuiu entre os demais cursos.

É importante destacar que todos os estudantes da pesquisa estão se preparando desde o início de 2019, sendo que a grande maioria já prestou o ENEM pelo menos uma vez. Isso mostra a importância dessa prova para a nossa sociedade e reforça o nível elevado dos candidatos aos cursos tradicionalmente mais concorridos.

As grandes preocupações dos candidatos

Agora que você já conhece o perfil dos candidatos e como foi elaborada a pesquisa, é hora de avançar para os resultados da pesquisa.

Os participantes da pesquisa responderam à seguinte pergunta: “Qual é o tema que você mais quer que seja abordado durante a palestra online gratuita ENEM – Análise Quantitativa”. Abaixo, segue um gráfico com os temas e suas respectivas relevâncias para os participantes da pesquisa.

Em primeiro lugar na lista de preocupações vem a Redação, a única das provas que compõem o ENEM onde é possível atingir a NOTA 1000 independente do desempenho de outras pessoas. A TRI não é usada no cálculo da nota da Redação e, por isso, atingir a nota máxima se tornou uma obsessão entre aqueles que buscam uma vaga no ensino superior através do ENEM.

Em segundo lugar aparece o preocupação de Como me preparar até o dia da prova. Isso faz bastante sentido, pois montar um plano de 6, 9 ou 12 meses é algo bastante desafiador e, fica ainda mais complexo se a pessoa nunca fez isso antes.

Em terceiro lugar vem a preocupação com o dia da prova, com o que fazer desde o momento em que o caderno de questões é entregue até o último instante de prova. Por onde começar a resolver a prova? Quanto tempo dedicar a cada área de conhecimento?

Em quarto lugar, os candidatos expressam uma preocupação natural sobre alocação de energia. O ENEM abrange todo o conteúdo dos ensinos fundamental e médio. É um conteúdo muito amplo, tão amplo que não pode ser abordado em sua totalidade nem mesmo no ENEM, que é uma prova longa. Então, quais são os conteúdos mais comuns? Onde o candidato deve concentrar suas energias.

Finalmente vem a preocupação com a prova de Matemática e Suas Tecnologias. Não seria exagero dizer que essa preocupação beira o medo. A prova é extensa, os enunciados das questões são longos e o tempo disponível é curto. Isso tudo é de fato muito assustador.

Perguntas sobre esses temas devem ser respondidas claramente para o candidato no início da preparação. Se isso acontecer, certamente a chance de alcançar o resultado desejado é muito maior. Na verdade, essas perguntas e todas as outras podem ser consolidadas na primeira: Como me preparar até o dia da prova!

Essas perguntas serão respondidas no dia 24/05/2019, às 19h00 (horário de Brasília) na palestra online gratuita ENEM – Uma Análise Quantitativa.

Nesta palestra, vamos muito além de dicas e macetes. Você vai entender os pormenores necessários para aproveitar o máximo do seu potencial e atingir a melhor nota que você é capaz de conseguir no ENEM.

Faça agora mesmo a sua inscrição na palestra online e gratuita ENEM – Análise Quantitativa clicando no link abaixo.

Clique aqui e se inscreva na palestra online e gratuita ENEM – Análise Quantitativa.

O Bruno é formado no ITA, mestrado em Educação em Portugal e é CEO do Kuadro. Além de ser fera nas exatas é um grande empreendedor e vai compartilhar sua experiências por aqui de vez em quando.

Blog Kuadro