Os medos de quem vai prestar o ENEM

No início do ano, mais precisamente nos dias 17 e 24 de janeiro, você vai fazer uma prova que marca uma das etapas mais importantes da sua vida: o início da sua caminhada profissional. Você decidiu que para exercer a profissão dos seus sonhos você precisa fazer uma faculdade e, para se destacar na sua profissão, a qualidade e a reputação da instituição onde vai estudar fazem toda a diferença. Realmente, faz bastante diferença. Mas uma pergunta paira no ar: Quais são os medos dos candidatos que vão prestar o ENEM? Qual é o seu principal medo? Tirar uma nota nessa prova que não será suficiente para garantir seu acesso à instituição onde você sonha começar sua carreira profissional. Mas este é um medo que vai te assombrar por bastante tempo, pois ainda faltam alguns meses até o dia da prova e há outros medos que te assustam no meio do caminho. Quais medos são esses?

O processo

Antes de te dizer quais são esses medos dos candidatos que vão prestar o ENEM, é importante que você entenda a metodologia utilizada para descobrir esses medos. No ano passado, nós fizemos uma pesquisa com mais de 400 estudantes e perguntamos a eles quais os maiores medos na hora de prestar o ENEM.

Os participantes da pesquisa

Quem vai prestar o ENEM e busca uma universidade pública tem consciência do tamanho do desafio a ser superado. Essa consciência se confunde muitas vezes com medo quando se fala dos cursos tradicionalmente mais concorridos. Isso ficou bem claro na pesquisa. Candidatos a dezenas de cursos participaram da pesquisa, mas três carreiras se destacaram, sendo elas Medicina com 47,7% dos participantes, Engenharia com 16,7% e Direito com 7,7%. O restante se distribuiu entre os demais cursos.

As grandes preocupações dos candidatos

Os participantes da pesquisa responderam à seguinte pergunta: “Qual é o tema que você mais quer que seja abordado durante a palestra online gratuita ENEM – Análise Quantitativa”. Abaixo, segue um gráfico com os temas e suas respectivas relevâncias para os participantes da pesquisa.

 

 

Em primeiro lugar na lista de preocupações vem a Redação, a única das provas que compõem o ENEM onde é possível atingir a nota 1000, independente do desempenho de outras pessoas. A TRI não é usada no cálculo da nota da Redação e, por isso, atingir a nota máxima se tornou uma obsessão entre aqueles que buscam uma vaga no ensino superior através do ENEM. Em segundo lugar aparece o preocupação de Como me preparar até o dia da prova. Isso faz bastante sentido, pois montar um plano de 6, 9 ou 12 meses é algo bastante desafiador e, fica ainda mais complexo se a pessoa nunca fez isso antes. Em terceiro lugar vem a preocupação com o dia da prova, com o que fazer desde o momento em que o caderno de questões é entregue até o último instante de provaPor onde começar a resolver a prova? Quanto tempo dedicar a cada área de conhecimento? Em quarto lugar, os candidatos expressam uma preocupação natural sobre alocação de energia. O ENEM abrange todo o conteúdo dos ensinos fundamental e médio. É um conteúdo muito amplo, tão amplo que não pode ser abordado em sua totalidade nem mesmo no ENEM, que é uma prova longa. Então, quais são os conteúdos mais comuns? Onde o candidato deve concentrar suas energias. Finalmente vem a preocupação com a prova de Matemática e Suas Tecnologias. Não seria exagero dizer que essa preocupação beira o medo. A prova é extensa, os enunciados das questões são longos e o tempo disponível é curto. Isso tudo é de fato muito assustador. Perguntas sobre esses temas devem ser respondidas claramente para o candidato no início da preparação. Se isso acontecer, certamente a chance de alcançar o resultado desejado é muito maior. Na verdade, essas perguntas e todas as outras podem ser consolidadas na primeira: Como me preparar até o dia da prova!

E como superar os medos do ENEM? Muito fácil. Aqui no Kuadro te ajudamos com isso e te damos o direcionamento necessário para chegar na prova tranquilo e com todo o conteúdo fresco!

Para se matricular: https://www.kuadro.com.br

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF