Os principais erros na inscrição do SISU

Os principais erros na inscrição do SISU

Dos dias 21 a 24/janeiro acontece a inscrição do SISU. Nessa semana, milhões de estudantes estarão de olho no sistema do SISU em busca de uma das 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.

O sistema do SISU é conhecido por ser complexo e a inscrição pode ser um pouco confusa para um estudante sem familiaridade com o processo. Pela falta de conhecimento, muitos estudantes acabam perdendo boas oportunidades de vagas em instituições públicas. Por isso, todo início de ano, o time de Ensino do Kuadro auxilia os nossos alunos a tirar o máximo do sistema do SISU para garantir a melhor vaga.

Sabendo dessa dificuldade, eu pedi para eles reunirem os principais erros (e como evitá-los) para poder compartilhar com você. Afinal, você já passou um ano (ou mais) inteiro estudando e não quer perder a sua vaga na faculdade por besteira, correto?

Então, confere só:

Erro #1: Não acompanhar as notas de corte todos os dias

O processo de inscrição do SISU dura 4 dias e, durante esse período, todos os estudantes podem mudar tanto a sua 1ª como a sua 2ª opção de curso e Instituição de Ensino. Com isso, as notas de cortes mudam diariamente, tanto para cima como para baixo.

Por isso, uma vaga para a qual você não tinha a nota de corte em um dia pode estar disponível para você no dia seguinte. Por outro lado, uma vaga para a qual você tinha nota pode não estar mais lá para você no dia seguinte.

Então, é muito importante entrar no Sistema do SISU e conferir as notas de corte diariamente para ver se você precisa ou tem a oportunidade de mudar as suas opções.

Erro #2: Considerar a Classificação Parcial como sendo a Classificação Final

Durante o período de inscrição do SISU, o candidato pode consultar a sua Classificação Parcial nas opções de cursos escolhidas. Porém, bastante cuidado nisso! A sua Classificação Parcial pode mudar ao longo dos dias e também pode ser diferente da sua Classificação Final!

Como falei no item anterior, os candidatos alteram as opções de curso diariamente, então a Classificação Parcial é apenas um indicativo de como você está se saindo nas suas opções de curso. O que vale mesmo é a Classificação Final, que será divulgada no dia 28 de Janeiro.

Erro #3: Dar bobeira na escolha da sua 2ª opção

Em caso de você não conseguir a aprovação na sua 1ª opção e, caso ela não abra uma lista de espera, a sua única escolha pode ser a sua 2ª opção. Então, a sua 2ª opção é tão importante quanto a sua 1ª opção de curso.

Reflita bastante sobre a sua 2ª opção de curso, em questão de tanto de curso, Instituição e localização. Existe um curso que você estaria disposto ou disposta a fazer caso você não consiga a sua 1ª opção? Você aceitaria estudar em outra Instituição de ensino? Converse com a sua família e avalie o lado financeiro de morar em uma outra cidade e pesquise sobre os programas de permanência das faculdades.

Erro #4: Não observar se a nota sofreu alguma alteração ao se inscrever em uma opção

No SISU, diferentes cursos e Instituições de Ensino podem dar diferentes pesos para as provas do ENEM. Por exemplo, um curso de Física pode dar um peso maior para Ciências da Natureza do que para Linguagens. Por isso, a sua nota do ENEM pode diferir de uma opção para a outra.

Além disso, o curso pode exigir uma média e/ou nota mínima no ENEM. Por exemplo, Um curso de Medicina pode exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos.

Fique atento a isso quando for escolher a sua opção!

Erro #5: Não participar do Por Dentro do SISU, evento 100% online e gratuito, e perder todas as dicas para conquistar a melhor vaga para o seu resultado no ENEM

Dos dias 20 a 28/Janeiro, a equipe do Kuadro fará uma série de lives para explicar tudo sobre o processo do SISU para você não cair nesses e em outros erros. Com essas lives, você conseguirá potencializar o seu resultado do ENEM para conquistar a melhor vaga no SISU.

Além disso, temos uma comunidade no Facebook para que os participantes enviem suas dúvidas e troquem ideias e dicas sobre como dominar a inscrição do SISU.

Para participar das lives e da comunidade, basta se inscrever em https://bit.ly/3akH7Bs. É 100% online e gratuito!

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog Kuadro