COMO PASSAR NO ENEM SEM DINHEIRO?

Passar no ENEM, nos cursos mais concorridos, não é tarefa fácil. Porém, não é uma tarefa impossível. Você vai perceber que existem formas mais fáceis de alcançar isso. Porém, não são todos os estudantes que, por n motivos, aproveitam dessa ajuda.

Como é o caso do Juraci, que é o aluno que você vai conhecer hoje. Juraci, mesmo sem dinheiro, conseguiu passar no ENEM em direito e em medicina.

Se liga na linda história do Juraci abaixo!

Opa, pera aí! Antes de começar o artigo, que tal dar uma olhadinha na página de aprovados do Kuadro? Só clicar aqui, escolher seu depoimento favorito e dar o play na história de um aluno que, como você, é comum e conquistou sua aprovação!

História de aprovação Juraci Sales, aprovado na UFG e na UFBA

Juraci Sales nasceu em uma cidade do interior da Bahia. Apesar da condição de sua família ser muito humilde, ele nunca desistiu do sonho de superar todas essas adversidades através da educação e passar em medicina!

Esse sonho era movido por uma inspiração muito grande, que era sua mãe. Juraci é o 13º filho de uma família bem humilde. Ainda novo, ficou órfão do pai. Então, sua mãe o criou junto com seus doze irmãos sozinha. 

A família já chegou a passar por dificuldades alimentares, porém tiveram ajuda da comunidade e da Igreja na época. Juraci conta que sua mãe trabalhava de diversas formas para conseguir criar seus filhos, e que sempre depositou confiança e os incentivou para conseguirem ter uma boa educação.

“Ela sempre nos ensinou a estudar e a superar aquelas adversidades através dos estudos. A minha mãe sempre foi e até hoje é a maior inspiradora e motivadora nesse percurso até a minha aprovação”

Como começou o sonho de passar em um curso concorrido no ENEM?

Juraci sempre estudou em escola pública e já sabia que esse estudo não era suficiente para passar em vestibulares concorridos, como o ENEM.

E mesmo apesar das dificuldades financeiras, Juraci, apenas com o acesso à internet, buscou aulas e exercícios por fora para treinar para o vestibular.

“Eu sempre percebi isso e busquei minimizar essa dificuldade. Eu sempre fui muito bem determinado e focado nos estudos e me tornei na verdade um autodidata.”

Então, desde cedo no Ensino Médio, Juraci iniciou sua preparação para tentar passar em medicina.

Ele contou com a ajuda de alguns professores da sua escola, que o apresentaram vídeoaulas para o ajudar na preparação.

Dentre essas aulas, Juraci conheceu o Kuadro. Existem diversas aulas gratuitas na internet, e o curso Kuadro disponibiliza várias diferentes para ajudar alunos que não possuem condições de assinar um cursinho.

“Eu aprendi matemática sozinho. Calculando, errando, fazendo exercícios, tirando dúvidas com o professor ou com alguém que sabia”

E assim, Juraci ia seguindo sua preparação para passar no ENEM. Ele disse que cada superação o motivava mais ainda a estudar. Ele sabia que estava no caminho certo e só precisava continuar estudando, focado.

Está se identificando com a história do Juraci? Bom, se você quiser passar em um curso concorrido pelo ENEM, temos uma ótima notícia para você! Nossa Turma Medicina é focada no ENEM e já ajudou milhares de alunos a conquistarem suas aprovações nos cursos mais concorridos do país!

Quais foram as maiores dificuldades enfrentadas durante a preparação para passar no ENEM?

No início, não é fácil. O começo da preparação pode ser bastante traiçoeiro, e não foi diferente para Juraci.

Assim, ele teve que lidar com todas suas dificuldades, desde interpretação de texto até os cálculos mais avançados em matemática.

Então, quando começou de fato a preparação, Juraci resolveu consolidar os pontos que eram mais fortes no seu conhecimento. Por exemplo, leitura.

Logo, ele já foi melhorando em matérias que necessitam de uma leitura, como história, português, interpretação…

E depois, Juraci começou a focar nas disciplinas que tinha mais dificuldade, como exatas. Ele começou a estudar matemática do 0 e percebeu que o aprendizado tem que ser de forma gradativa.

Ele começou da base e, aos poucos, viu que estava realizando cálculos mais complexos.

“Eu tinha uma fome insaciável por aprender, e isso me ajudou muito.”

Quando Juraci percebeu que matemática não era um problema

Desde sempre, Juraci tinha muita dificuldade em matemática. Porém, quando ele começou a estudar de verdade, com foco para o vestibular e correndo atrás de conteúdos por fora, ele via seu conhecimento aumentando.

Como já dissemos, ele começou do 0 e foi consolidando seu aprendizado. Até que chegou um momento que foi uma virada de chave. Juraci estava conseguindo fazer exercícios mais difíceis, atividades que antes ele não conseguia.

E o que aconteceu foi que com muito treino, Juraci passou a aprender como funcionava a linguagem matemática. Então, ele passou a ter expertise nos conteúdos mais básicos.

E assim ele percebeu que conseguiria superar qualquer dificuldade em matemática, resolver qualquer questão de matemática, bastava continuar treinando e estudando.

“O que me ajudou realmente foi ter um conhecimento sobre a parte mais básica em matemática e poder aplicar essa base dentro dos conceitos mais complexos.”

Como acelerar o processo de preparação para o vestibular?

Juraci demorou 3 anos desde que começou sua preparação até conquistar suas aprovações na UFG e UFBA. Quando conversamos com ele, tivemos que perguntar: você acha que teria alguma forma de acelerar esse processo?

Ele estava sozinho durante a preparação, estudou sozinho. Então, naturalmente, Juraci disse que se tivesse um acompanhamento personalizado, acreditava que seria aprovado em menos tempo.

“Se eu tivesse acesso a pessoas, professores qualificados, que pudessem me dar essa atenção, com certeza eu teria passado já de primeira no ENEM”

A sua motivação maior em todo esse tempo foi o desejo e a vontade de vencer, de superar, de alcançar o seu objetivo e de mudar a sua realidade.

Sozinho, ele conquistou isso tudo em 3 anos. Naturalmente, se tivesse um acompanhamento qualificado, seria aprovado antes.

A vida depois de passar no ENEM

Juraci foi aprovado em Medicina e Direito, e escolheu se tornar um advogado. Hoje, ele está no meio do seu curso, e super feliz com isso.

Infelizmente, ao entrar na faculdade, ele pode perceber que as desigualdades não param na infância, elas seguem para toda a vida.

“98% da minha turma teve preparação específica para vestibular, fizeram cursinho, tiveram acesso aos melhores meios para estudar. Eu levei sozinho por volta de 3, 4 anos para ter sucesso na prova, no ENEM. E acredito que as pessoas que têm acesso à uma boa plataforma, à cursinhos qualificados, têm esse resultado em um tempo muito menor”

Ter uma boa preparação é indispensável. Para que você possa obter um bom resultado no menor tempo possível. A preparação é realmente essencial para que o aluno possa alcançar o sucesso do vestibular em um tempo menor.

A grande transformação dos estudos

Juraci considera que a grande transformação que toda essa luta, todos esses estudos trouxeram para ele, foi o desejo de ser um exemplo para outras pessoas.

Agora, Juraci sabe que é possível e se sente honrado em poder mostrar para outros estudantes que dá pra passar.

Com muita determinação, disciplina, foco e vontade de vencer. Essa foi a grande lição que Juraci tirou com esse momento na sua vida. A mensagem que Juraci deixa é:

“Que outros jovens, outras pessoas se espelham em mim. […] Eu sou a prova de que as coisas podem realmente dar certo, quando realmente se deseja, quando se quer”

Gostou da história do Juraci? Aproveita para ver a história de aprovação dele que rolou no canal do Kuadro no youtube, se liga:

História de aprovação Juraci Sales, aprovado na UFG e UFBA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *