Por que ler mais do que os livros de vestibular?

Muito provavelmente, você deverá estudar os livros de vestibular para alcançar uma vaga em uma boa universidade. Mas será que apenas isso é suficiente? Será que basta ler as obras solicitadas para ter um bom desempenho?
A resposta é não. Para ter um bom resultado nesse tipo de processo seletivo, é preciso ter um grande conhecimento de interpretação de texto. Há diversas questões que exigem, simplesmente, saber lê-la com profundidade. Saiba mais por que você deve ler além dos livros de vestibular!

Fazer uma boa redação

Os livros exigidos pelos vestibulares são os literários, ou seja, são aqueles criados sob a óptica da ficção e de maneira menos literal do que os artigos de jornais. São textos com grande fluidez, com história, cenário e personagens.
Embora eles sejam muito importantes para a formação do indivíduo, vale destacar que, para fazer uma boa redação, o estudante precisa conhecer outros formatos textuais. Em grande parte dos processos seletivos, é necessário desenvolver uma redação dissertativa-argumentativa
Já na Unicamp, o tipo de redação sempre é uma surpresa. O vestibular de Campinas pode cobrar um texto argumentativo, uma exposição de ideia, uma carta, uma resenha, entre outros gêneros.
Diante dessa complexidade de exigências, é importante que o estudante conheça os mais variados tipos de gênero. Esse conhecimento é adquirido durante a preparação e vai muito além das leituras obrigatórias para vestibular.

Ampliar a visão de mundo

Ao ler bastante, o estudante vai juntando uma bagagem que faz toda a diferença na hora do vestibular. Imagine que você se depare com uma questão sobre o Oriente Médio, por exemplo. Você até pode não se lembrar 100% do que viu na aula, mas, certamente, se recordará do que leu em uma reportagem.
Como a leitura é um hábito mais descompromissado e prazeroso do que a pressão dos estudos, ele também garante muitos aprendizados. Afinal, é mais fácil se lembrar de algo que foi citado na aula ou descrito em um texto? Claro que a segunda opção.
O indicado é que, desde o começo do Ensino Médio, o estudante adote o costume de ler. Seja reportagens de revistas, biografias, livros reportagens ou o que mais despertar o interesse. Assim, ele chegará mais preparado para fazer as questões que envolvem atualidades e interpretação de texto.

Diminuir o estresse

Todo mundo sabe que o vestibular é uma época bastante estressante. Nesse sentido, é importante que o aluno mantenha alguns hobbies saudáveis para que possa se distrair um pouco.
Esse é mais um dos benefícios da leitura para o vestibular. No fim do dia, você pode tirar ao menos uma hora para ler as últimas notícias, consultar um livro sobre técnicas de estudo ou, simplesmente, curtir um conteúdo de que goste.
Mesmo que esse momento não esteja totalmente relacionado com as matérias estudadas, ele pode ajudar o estudante a se divertir, se atualizar e descansar um pouco. Para atingir esse objetivo, vale a pena optar por obras e autores que tenham algum conteúdo relevante, como um personagem histórico ou algo relacionado com temas da atualidade.

Como criar o hábito da leitura

Para quem nunca foi muito fã da leitura, é possível aprender a gostar de ler independentemente da idade. Até porque, a leitura permite que você se aproxime dos assuntos que mais tem interesse.
Curte viagens, eventos históricos, personagens fantásticos ou outro tema? Provavelmente, há um excelente livro que corresponde a esse seu gosto.
Comece lendo algo que desperte a sua curiosidade e não se desespere em ler 450 páginas em uma semana. Prefira fazer um pequeno desafios de 10 páginas por dia e veja como, aos poucos, você irá aumentar o ritmo sem se dar conta.
Se escolher um conteúdo e perceber que não curtiu, tudo bem. Ainda assim, existem inúmeros outros textos que você poderá ler do começo ao fim que trarão muitos desafios.
Quem chega ao ano do vestibular já com o hábito da leitura possui mais facilidade para encarar o estudo. Como a preparação exige o foco em diversos tipos de textos, o estudante que é leitor assíduo não se cansa tão rápido e tem grande poder de assimilação do conteúdo.
Prepare-se para o vestibular com o cursinho on-line do Kuadro. Teste a nossa plataforma por 7 dias gratuitos e tenha um excelente resultado no processo seletivo!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF