Como parar de procrastinar nos estudos

A procrastinação é um dos maiores inimigos dos estudantes. Você já deve ter passado por essa situação, né? Por isso, separamos algumas dicas de como parar de procrastinar nos estudos e, assim, absorver melhor o aprendizado.
Não se preocupe: se distrair e atrasar o conteúdo é algo comum. Quando menos se espera, você já pode estar olhando o celular ou pensando no que irá fazer no fim de semana. Apesar de ser normal, esse comportamento deve ser evitado, já que promove uma quebra do aprendizado, prejudicando-o.

Divida a matéria

Muitas vezes, a procrastinação nos estudos surge do desejo inconsciente que as pessoas têm de evitar problemas e tarefas grandes. Por isso, ao estudar por horas seguidas é normal que haja maior chance de distração.
Para evitar esse tipo de comportamento, é preferível estudar a matéria por partes. Por exemplo: se você quer estudar Genética, vale a pena estudar um assunto por vez. Em um dia, você dá prioridade para o que fenótipos e genótipos, em outro estuda as Leis de Mendel e por aí vai.

Mude de ambiente

Se você estuda em um cômodo por onde pessoas passam com frequência, isso pode estar prejudicando o seu estudo. Prefira ficar em um local silencioso, com uma iluminação não muito forte e que seja agradável de estar.
É importante que você se sinta confortável para estudar. Caso contrário, qualquer detalhe poderá te incomodar e fazer com que queira deixar para lá a matéria. Portanto, fique atento a isso. Você pode estudar no quarto, na sala, no jardim ou até em uma biblioteca, desde que se sinta bem e motivado para aprender.

Elimine as pausas

Você pode até se preparar para estudar durante oito horas seguidas. Mas, se ficar a cada quinze minutos vendo o celular, o seu estudo poderá ir por água abaixo. Talvez até seja imperceptível a diferença, porém, parar com frequência para fazer outra atividade pode “cansar” a sua mente. No curto prazo, pode prejudicar a memorização do conteúdo.
Em função disso, prepare-se para fazer apenas pausas necessárias e sem estímulos externos. Ou seja, pare para se alimentar, ir ao banheiro ou simplesmente descansar. Mas não pare para entrar nas redes sociais ou assistir à televisão.

Tenha metas reais

Outro aspecto importante para melhorar a produtividade nos estudos é traçar metas reais de aprendizado. É óbvio que você precisa aprender e absorver todo o conteúdo de Genética. Porém, fazer tudo isso em apenas uma semana é impossível.
Portanto, na hora de montar o seu cronograma de estudos, trace metas menores que podem ser alcançadas. Assim, além de não se desesperar, você se manterá mais motivado e não se deixará levar pela procrastinação.
Manter metas reais é a melhor maneira de se preparar de maneira efetiva para o vestibular. Dessa forma, você pode absorver os conteúdos e progredir aos poucos, fazendo revisões e evitando esquecimentos.

Inspire-se em quem chegou lá

Milhares de pessoas já passaram por isso que você está passando — e conseguiram ser aprovados onde queriam. Como será que elas fizeram isso? Obviamente não foi deixando a matéria se acumular.
Caso precise de um gás para começar ou continuar os estudos, busque esses relatos. Lembre-se de que para chegar longe, é preciso abrir mão de pequenas vontades — como acessar a internet para ler amenidades — e arregaçar as mangas.

Lembre-se do seu objetivo

Como já dissemos, se você deseja ter a sua aprovação, é preciso manter o foco e não se distrair. Sempre que quiser fazer alguma atividade aleatória, pense na importância de estudar e o que isso pode proporcionar para você.
O seu sonho é entrar para Medicina? Então, não se esqueça de que essa carreira é bastante concorrida e cada detalhe da sua preparação faz a diferença. Quando estiver desmotivado, pensando em entrar no seu Instagram só para dar uma olhadinha, se pergunte: o que isso agregará para a minha vida agora?
É claro que as redes sociais têm a sua importância, para os relacionamentos, o lazer e a diversão. Porém, elas devem ter um tempo só para elas, e não serem usadas durante o estudo.
Depois que ver o seu nome na lista de aprovação, você vai ver como valeu a pena abrir mão de outras atividades para se dedicar aos estudos. Não é isso que você mais quer no momento?
No Kuadro, você conta com o melhor cursinho on-line para a sua preparação. Agora que você já sabe como parar de procrastinar nos estudos, que tal começar a sua preparação para o vestibular? Inscreva-se já!

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF