Por que você deve ter uma boa graduação?

Desde pequenos somos ensinados, tanto em casa quanto na escola, que temos de fazer uma boa graduação. É uma espécie de rito de passagem. Antes da faculdade somos crianças e adolescentes e quando saímos dela estamos preparados para a vida adulta – e todas as responsabilidades que vem junto com ela. Isso pelo menos na teoria.

Entretanto já passou pela sua cabeça se tudo isso realmente vale a pena? Afinal, após pelo menos 12 anos seguidos na escola, você vai ter de ficar no mínimo mais 4 anos. Além disso, você vai gastar muito dinheiro com cursinho, xerox e moradia (se você estuda em outra cidade).

Bom, aqui vai um segredinho: vale muito a pena. Vamos tentar nesta postagem demonstrar motivos que vão tirar a dúvida da sua cabeça e te convencer disso.

Pessoas com graduação tem menor índice de desemprego

Quanto maior o tempo passado dentro de uma instituição de ensino superior maior a chance de estar empregado. É isso que comprovou os dados da pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2016.

O relatório da instituição revelou que 72% das pessoas com a escolaridade até o segundo grau está empregada no Brasil. Quando o corpus muda para pessoas com algum tipo de graduação, esse número sobe para 88%.

Quanto maior o seu nível de estudo, mais você recebe

A mesma pesquisa do OCDE de 2016 também constatou a diferença salarial conforme o seu nível de instrução.

Segundo o estudo, uma pessoa com algum tipo de graduação recebe em média um salário 2 vezes maior que alguém que concluiu no máximo o ensino médio. Se for levar em conta a pós graduação, os ganhos aumentam consideravelmente. O salário de um pós graduado é 4 vezes maior do que um trabalhador que concluiu a educação básica.

Na graduação, você estuda o que você mais gosta

O ensino médio é muito mais generalista do que especialista aqui no Brasil. Isso faz com que você tenha disciplina em todos os âmbitos do saber. Por isso a graduação pode ser uma oportunidade de você focar naquilo que realmente te interessa.

Se você gosta mais de matemática e física, pode cursar exatas e diminuir o seu contato com ciências humanas. O mesmo vale para o outro lado. Tudo bem que um bom curso vai ter pelo menos uma matéria do outro lado, mas o foco no assunto de interesse vai ser bem maior.

Você fará contatos que vão mudar sua vida tanto profissional quanto pessoal

Antes de dinheiro, estudos e conhecimento, cursos da graduação são feitos de pessoas. Vai ser lá que você vai encontrar muitos dos seus companheiros de trabalho e vai fazer contatos que vão te proporcionar excelentes oportunidades na vida profissional.

Mas não pense somente em negócios. Na faculdade você vai fazer amigos que irão te acompanhar até a sua velhice e com quem compartilhará excelentes experiências juntos. Na mesma toada que você vai crescer, eles vão crescer também.

A faculdade te ensina a ser mais independente

Um dos principais ensinamentos da faculdade é que você tem de aprender a se virar e correr atrás do que você quer. Diferente do ensino médio, no ensino superior o professor não vai guiá-lo em toda a sua trajetória de estudos. Você precisa ser pró-ativo e correr atrás do conteúdo.

Na vida pessoal isso será necessário, afinal você terá de ter iniciativa para a sua resolução de problemas. Além disso, o pensamento independente que você cria vai ser extremamente útil na sua vida pessoal. Ser pró-ativo resolve e facilita diversos aspectos da sua vida.

bolsa de estudos graduação e pós quero bolsa

Percebeu a importância de uma boa graduação? Nós do Kuadro podemos ajudar você conseguir alcançá-la. Venha conhecer algumas de nossas turmas.

Também continue acompanhando o nosso blog para descobrir cada vez mais sobre esse universo. Qualquer dúvida que você tiver, deixa aí nos comentários que teremos o prazer em respondê-la.

LOGO-KUADRO-branco

PDF – MÉTODO KUADRO DE APROVAÇÃO

Preencha o formulário e receba o seu PDF