Chat with us, powered by LiveChat
Por que você deve ter uma boa graduação?

Por que você deve ter uma boa graduação?

Desde pequenos somos ensinados, tanto em casa quanto na escola, que temos de fazer uma boa graduação. É uma espécie de rito de passagem. Antes da faculdade somos crianças e adolescentes e quando saímos dela estamos preparados para a vida adulta – e todas as responsabilidades que vem junto com ela. Isso pelo menos na teoria.

Entretanto já passou pela sua cabeça se tudo isso realmente vale a pena? Afinal, após pelo menos 12 anos seguidos na escola, você vai ter de ficar no mínimo mais 4 anos. Além disso, você vai gastar muito dinheiro com cursinho, xerox e moradia (se você estuda em outra cidade).

Bom, aqui vai um segredinho: vale muito a pena. Vamos tentar nesta postagem demonstrar motivos que vão tirar a dúvida da sua cabeça e te convencer disso.

Pessoas com graduação tem menor índice de desemprego

Quanto maior o tempo passado dentro de uma instituição de ensino superior maior a chance de estar empregado. É isso que comprovou os dados da pesquisa realizada pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em 2016.

O relatório da instituição revelou que 72% das pessoas com a escolaridade até o segundo grau está empregada no Brasil. Quando o corpus muda para pessoas com algum tipo de graduação, esse número sobe para 88%.

Quanto maior o seu nível de estudo, mais você recebe

A mesma pesquisa do OCDE de 2016 também constatou a diferença salarial conforme o seu nível de instrução.

Segundo o estudo, uma pessoa com algum tipo de graduação recebe em média um salário 2 vezes maior que alguém que concluiu no máximo o ensino médio. Se for levar em conta a pós graduação, os ganhos aumentam consideravelmente. O salário de um pós graduado é 4 vezes maior do que um trabalhador que concluiu a educação básica.

Na graduação, você estuda o que você mais gosta

O ensino médio é muito mais generalista do que especialista aqui no Brasil. Isso faz com que você tenha disciplina em todos os âmbitos do saber. Por isso a graduação pode ser uma oportunidade de você focar naquilo que realmente te interessa.

Se você gosta mais de matemática e física, pode cursar exatas e diminuir o seu contato com ciências humanas. O mesmo vale para o outro lado. Tudo bem que um bom curso vai ter pelo menos uma matéria do outro lado, mas o foco no assunto de interesse vai ser bem maior.

Você fará contatos que vão mudar sua vida tanto profissional quanto pessoal

Antes de dinheiro, estudos e conhecimento, cursos da graduação são feitos de pessoas. Vai ser lá que você vai encontrar muitos dos seus companheiros de trabalho e vai fazer contatos que vão te proporcionar excelentes oportunidades na vida profissional.

Mas não pense somente em negócios. Na faculdade você vai fazer amigos que irão te acompanhar até a sua velhice e com quem compartilhará excelentes experiências juntos. Na mesma toada que você vai crescer, eles vão crescer também.

A faculdade te ensina a ser mais independente

Um dos principais ensinamentos da faculdade é que você tem de aprender a se virar e correr atrás do que você quer. Diferente do ensino médio, no ensino superior o professor não vai guiá-lo em toda a sua trajetória de estudos. Você precisa ser pró-ativo e correr atrás do conteúdo.

Na vida pessoal isso será necessário, afinal você terá de ter iniciativa para a sua resolução de problemas. Além disso, o pensamento independente que você cria vai ser extremamente útil na sua vida pessoal. Ser pró-ativo resolve e facilita diversos aspectos da sua vida.

bolsa de estudos graduação e pós quero bolsa

Percebeu a importância de uma boa graduação? Nós do Kuadro podemos ajudar você conseguir alcançá-la. Venha conhecer algumas de nossas turmas.

Também continue acompanhando o nosso blog para descobrir cada vez mais sobre esse universo. Qualquer dúvida que você tiver, deixa aí nos comentários que teremos o prazer em respondê-la.

O Heitor é Jornalista e redator especialista em web. Escreve sobre curiosidades e assuntos gerais para tirar dúvidas dos nossos alunos e leitores. Se tiver aluma sugestão de tema, ou dúvida, é só deixar nos comentários!

Blog Kuadro